quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projeto para tornar a Procissão do Fogaréu Patrimônio imaterial da Bahia é apresentado em Serrinha

Padre Evandro Andrade
Foto: Fernando Nunes
Foi apresentado na manhã do dia 17 de abril, no Salão da Cúria Diocesana, Papa João XXIII, o Plano de Salvaguarda para Estudo de Registro da Procissão do Fogaréu de Serrinha como Patrimônio histórico e cultural da Bahia.
Foto: Fernando Nunes

Antonio Roberto Pellegrino, Gerente do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC, apresentou os critérios para a concessão e explicou detalhadamente os procedimentos e medidas necessárias para registrar a Procissão do Fogaréu, um dos eventos católicos de maior destaque no município, na região e nacional, Patrimônio Imaterial da Bahia.

 Roberto Pellegrino salientou que o objetivo da política cultural do Governo do Estado é territorializar a cultura na Bahia. E continuou o seu pronunciamento informando que essa política de salvaguardar manifestações está de acordo com os Artigos 215 e 216 da Constituição Federal de 1988, Decreto 3.551/2000 e Decreto estadual.


José Willian Carvalho - Diretor de Turismo e Eventos
Foto: Fernando Nunes
Salientou que compete ao Governador do Estado, Membro do Conselho Municipal de Cultura, Secretarias Estaduais e Municipais e também Prefeitos solicitar ao IPAC que determinado evento seja registrado como patrimônio histórico e cultural em um livro do Registro Especial em Eventos e Celebrações.

Os critérios para o registro são: a referência cultural, a historicidade, a relevância do evento para a comunidade, a continuidade histórica e singularidade.
Roberto Pellegrino - IPAC
Foto: Fernando Nunes

Questionado sobre se o patrimônio a ser registrado é a Procissão do Fogaréu ou a Semana Santa de um modo geral, Roberto Pellegrino respondeu que fará essa ressalva de que a Procissão do Fogaréu é o ápice da Semana Santa em Serrinha e será tratado como eventos agregados a procissão.

 Ressaltou ainda que após o registro e cerimônia, o IPAC irá instituir um Conselho Gestor para monitorar e discutir a realização do Fogaréu em conformidade com as exigências para manter o evento registrado como Patrimônio Imaterial.

Ele explicou ainda que pequenas mudanças podem ocorrer no evento para planejar o evento para os próximos anos, porém, o Conselho Gestor irá avaliar as propostas.


Foto: Fernando Nunes
Roberto Pellegrino concordou com a questão levantada por uma das participantes do encontro de que a comunidade deve está inserida na organização, recepção aos turistas, criação de um museu da Semana Santa em Serrinha e melhorar a sonorização e deslocamento da população ao evento.

Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário