sábado, 19 de abril de 2014

Dom Ottorino Assolari preside celebração da Paixão na Catedral

Foto: Erika Luz
Foto: Erika Luz
Na tarde desta sexta-feira (18), os fiéis católicos celebram a Paixão do Senhor na Catedral de Senhora Santana em Serrinha.

O Bispo diocesano, Dom Ottorino Assolari, presidiu a celebração juntamente com o Padre Evandro Andrade, Padre Ruthberg (Gugu), Monsenhor Enrico Rosa e Padre Rómulo - Consagrado à Comunidade Católica Shalon e natural de Serrinha.

Após o rito de entrada da celebração na Catedral, Dom Ottorino deitou-se no chão, em silêncio, sob o olhar atendo da assembléia e fez uma breve oração. 

A primeira leitura, retirada do Livro do Profeta Isaías, o Salmo 100, a segunda leitura do Livro dos Hebreus e o Evangelho de São João, conforme liturgia do dia, convidou a assembléia a metidar sobre a Paixão e Morte do Mestre Jesus.

Na homilia, o bispo diocesano afirmou "que o momento litúrgico é de silêncio  e tristeza em sabermos que, por causa de nossos pecados, humilharam e mataram Jesus nosso Salvador".

"Jesus o grande sacrifício de morrer na cruz para nos salvarmos do pecado. Seu coração duramente ferido e o sangue derramado na cruz representa o batismo no amor de Deus", destacou Dom Ottorino.

Nesta celebração, os fiéis fizeram um momento de adoração a Cruz, simbolo de fé cristã e reflexão sobre os pecados cometidos a fim de alcançar o perdão. O momento da comunhão representa um pedido de Jesus em transformar a hóstia consagrada no seu corpo e sangue. 

Ainda sobre os ritos da celebração, orações universais foram feitas pela Igreja, pelo Papa Francisco, o Bispo e todo o clero, os leigos e religiosos e religiosas para que a unidade e paz seja a nossa fortaleza. 

E por fim, como gesto de solidariedade e fraternidade, os fiéis foram motivados a serem generosos no ofertório a fim de destinar todo o dinheiro arrecadado para a Terra Santa, conhecida como a coleta do Óbulo de São Pedro.

Foto: Erika Luz

Foto: Erika Luz

Foto: Erika Luz
Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário