quarta-feira, 16 de abril de 2014

Bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari, concede entrevista para o Programa Igreja Viva

O programa Igreja Viva, transmitido pela rádio Continental AM de Serrinha, exibido semanalmente das 18:00 às 19:00, recebeu na segunda-feira, 14 de abril, o Bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari, para uma entrevista sobre diversos temas.

Everaldo Gois, Diácono e apresentador do programa nas segundas-feiras, perguntou ao bispo sobre o Sínodo Diocesano informando que, no atual momento, as paróquias estão avaliando a carta pastoral e as estatísticas divulgadas após a coleta de dados nas comunidades: “É importante ouvir o que o povo quer e qualquer pessoa pode sugerir mudanças na Diocese por meio de envio de carta à Cúria Diocesana”.

O bispo diocesano respondeu as perguntas dos ouvintes sobre a reforma da Igreja: “Ficamos maravilhados com a retirada do forro e pudemos contemplar a nave da igreja. Mas a retirada do forro foi necessária devido ao risco de queda. Por isso, nós diocesanos de Serrinha, devemos trabalhar para a reforma da Igreja. Precisamos ampliar a presbitério da Catedral, construção de uma nova capela para as confissões, cripta para enterrar os futuros bispos e peço ao povo católico para contribuir com a reforma da igreja”.

Perguntado sobre o Centro Juvenil, Dom Ottrorino revelou que a obra foi financiada pela Diocese de Bergamo, sua terra natal, que teve como um dos seus pastores o Papa João XXIII e, após a conclusão da obra, convidará os jovens de diversos carismas a auxiliar na administração do centro.

O bispo lamentou a impossibilidade de trazer uma filial do Hospital São Rafael em Serrinha por motivo de força maior, entretanto, anunciou que pretende criar um centro para atender os idosos no município.

Respondendo a pergunta do ouvinte sobre o verdadeiro sentido da chamada “Semana Maior”, foi enfático ao declarar que: “A Semana Santa é um convite para reviver e entender os passos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Dentro deste movimento, desejo que o coração das pessoas sejam tocadas e sensibilizadas  pela Palavra de Deus, e uma liturgia bem preparada, contribui para tudo isso”.

A pedido do âncora do programa, o Diácono Everaldo Gois, Ottorino fez uma breve reflexão sobre a grave situação em que os cristãos, de modo especial, os católicos, vivem na Terra Santa e pediu aos fiéis e ouvintes que sejam generosos na Coleta da Solidariedade e no Óbulo de São Pedro.

Sobre o Santuário de Santana, localizada no alto da Colina de Santana, alvo de muita polêmica por parte de alguns membros da imprensa local, Dom Ottorino rebateu as críticas chamando-as de difamatórias e ressaltou que “a capela foi construída em parceria com a Prefeitura Municipal de Serrinha e a Paróquia quanto esta foi administrada pelo Padre Nicássio Fernandes Ponsuelo, entretanto, não há nenhum documento que ateste que a construção pertença ou tenha sido doada para a Igreja, portanto, não compete a Diocese e a Paróquia da Catedral, até a presenta data, administrá-la.

Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário