terça-feira, 29 de abril de 2014

Na educação, pais e escolas devem agir juntos

No processo de educação, com o grande número de informações de hoje, os pais ficam inseguros em como atuar e lidar com os filhos

Com os meios de comunicação atuais, divulgam-se muitos dados e subsídios sobre a educação das crianças e jovens, Debora Dantas, assessora pedagógica, explica: “Com o bombardeio de informações sobre psicologia, educação e comportamento humano, várias teorias são apresentadas, a informação corre num ritmo muito acelerado, o que é certo hoje será contestado amanhã e é natural que as famílias sintam-se inseguras e percam a referencia de como educar suas crianças e jovens”.

Karina Aparecida Lopes, mãe de Isabella (10), conta que, com o mundo de hoje, sente medo do que pode acontecer e se sente insegura em relação a isso. Ela acredita que existem muitas informações na internet e na TV, mas que a educação básica deve vir de casa.

Debora explica que os pais têm a função de orientar a criança para desenvolver valores básicos, como respeito, gratidão e autoestima. E a escola é responsável pela educação “formal”, ou seja, conceitos e conteúdos necessários de várias áreas do conhecimento.

É comum que com insegurança e falta de referência, a família espere que a escola atue na formação básica e humana de seu filho. Luis Carlos Rodrigues, coordenador pedagógico, conta que é corriqueiro pais transferirem a responsabilidade e exigirem que a escola passe para as crianças valores e virtudes.

Nesses casos, a escola deve agir em parceria com os pais, os trazendo para dentro do ambiente escolar. Promovendo eventos e encontros, não só para apresentar as notas dos alunos, mas para compartilhar os sentimentos e conceitos para a educação do jovem. O que acontece na escola de sua filha, diz Karina. Há diálogo aberto entre ela e a diretoria da escola, o que proporciona uma boa parceria no processo de educação. Karina sempre sabe o que acontece no ambiente escolar, não apenas o rendimento de Isabella.

Luis Carlos diz que é necessária a participação da família em quase todos os momentos escolares do indivíduo, é preciso compreender as inseguranças dos pais ou responsáveis e debater os papeis de cada um no processo de formação.

Débora também aponta para casos mais graves, em que a escola deve encaminhar a família para grupos de apoio que os orientem na educação de seus filhos.

O Dia Mundial da Educação é comemorado dia 28 de Abril, pois nesta data, no ano de 2000, houve o Fórum Mundial da Educação, em que foi assinado um documento por 180 países, que se comprometeram a não poupar esforços para que a educação chegue a todas as pessoas até 2015.

Por Século 21 Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário