terça-feira, 15 de abril de 2014

A cidade de João XXIII se prepara para sua canonização junto com Papa João Paulo II

No dia 27 de abril, pela primeira vez na história, dois Papas são canonizados juntos

Aos pés dos Alpes italianos, a cidade natal do Papa se prepara para o dia.

Apesar de ser menos conhecido do que João Paulo II, João XXIII tem um papel fundamental no catolicismo ao modernizar a Igreja nos anos 60.

Nenhum lugar lembra mais do homem chamado de o ‘Papa Bom’ do que Sotto Il Monte. A cidade chegou a adicionar João XXIII, em italiano, ao seu nome oficial.

Monsignor Claudio Dolcini, páraco de Sotto Il Monte Giovanni XXIII diz: “Ele lançou uma revolução, no bom sentido da palavra. O Concílio Vaticano Segundo foi uma revolução. As mudanças realmente tinham de vir de uma pessoa que visitou e conhecia o diferente como a Bulgária, o mundo ortodoxo, a Turquia ou o islamismo”.

Benigna, peregrina, e seus amigos foram honrar o santo padre na casa onde ele nasceu em 1881.

Um lar simples, no qual Angelo Roncalli cresceu com 12 irmãos antes de mudar de nome e se tornar o chefe da Igreja em 1958 – posto que ocupou até a morte em 1961.

O papa Francisco agilizou a canonização aceitando apenas um milagre atribuído a João XXIII em vez dos dois requeridos no processo para a santidade.

Benigna diz”: “Ele tinha a mesma humildade do papa Francisco. Aquele jeito amoroso de falar. São parecidos”.

Gimmy Schiavi, diretor da Casa dos Peregrinos completa: “A figura do papa João tem de ser descoberta e redescoberta. Preparamos visitas para crianças, para jovens que desejam aprender sobre paz, tolerância e unidade a partir da perspectiva de João XXIII”.

O tour João XXIII tem 12 paradas através da cidade, incluindo a capela onde Angelo Roncalli diz ter recebido o chamado divino para se tornar padre.

Pina, zeladora da capela conta: “A mãe sempre trazia ele aqui. Ele rezava para Nossa Senhora. Era o lugar favorito do menino. Uma pequena capela sem quase nada dentro”.

Multidões de peregrinos são esperadas na aclamação do novo santo e o sobrinho-neto dele torce para que o momento ajude as pessoas a compreender a complexidade de João XXIII.

Marco Roncalli, sobrinho-neto de João XXIII diz: “Ele foi mal interpretado às vezes. Eu diria que a figura de João XXIII é ampla. Ele não era apenas um bom pregador, mas também um chefe de Estado real”.

A cidade está ficando pronta para a festa, que deve receber 25 mil pessoas. Um momento único de glória para o papa revolucionário e para Sotto Il Monte Giovanni XXIII.

Por Rede Século XI Notícias
Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário