sábado, 19 de abril de 2014

Nove anos atrás, a eleição de Bento XVI

Cidade do Vaticano (RV) – Na tarde de 19 de abril de 2005, a fumaça branca que saia da Capela Sistina anunciava a eleição de Bento XVI, o 265º Pontífice da Igreja.

A breve saudação com a qual se apresentou à multidão na Praça S. Pedro e ao mundo deu logo a ideia do perfil do novo Papa.

Amados Irmãos e Irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os Senhores Cardeais elegeram-me, simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor. 
Eram quase 26 anos que essa cena não se repetia, desde a eleição, em 1978, de João Paulo II. De fato, entre a comoção e a dor pela morte do Papa polonês, que será declarado santo daqui a poucos dias, coube a um “insigne mestre de teologia” – como o definiu Paulo VI ao criá-lo cardeal – suceder ao amigo de longa data.

Mais habituado a lidar com cátedras e livros do que com microfones, assim expressou a responsabilidade que o aguardava:

Consola-me saber que o Senhor sabe trabalhar e agir também com instrumentos insuficientes. E, sobretudo, recomendo-me às vossas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiantes na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á. Maria, sua Mãe Santíssima, está conosco. Obrigado!
(BF) Por Rádio Vaticano 

Nenhum comentário:

Postar um comentário