sexta-feira, 18 de abril de 2014

Os principais veículos de comunicação da Bahia anunciam a procissão do Fogaréu em Serrinha

Fonte: Diário do Sisal
A Procissão do Fogaréu repercute nos principais veículos de comunicação da Bahia.

O site do Jornal Tribuna da Bahia, um dos mais destacados do estado, destacou no dia 10 de abril a a sua realização desde 1930, feita apenas por homens quando surgiu e a peça teatral realizada a cerca de 50 anos "Realizada há mais de 80 anos, a Procissão do Fogaréu – na Quinta-feira Santa - é o ponto alto da Semana Santa em Serrinha, município localizado a 182 km de Salvador. Durante a procissão, no dia 17, as ruas da cidade ficarão iluminadas por luzes de velas, carregadas pelos fiéis. De 13 a 20 de abril, moradores e turistas celebram a Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo com atos religiosos, que, este ano, têm como tema Os Passos da Paixão. Para abrir a programação, no domingo (13), às 8h, haverá a bênção dos fiéis, na Praça Luiz Nogueira, seguida da Missa de Ramos, às 9h, na Catedral da Senhora Santana".

O mesmo site do jornal e o site do Diário do Sisal em 17 de abril abordou a flexibilização na participação das mulheres a partir da década de 1980: "Uma das mais antigas e tradicionais do país, a Procissão do Fogaréu de Serrinha está programada para hoje à noite, como sempre ocorre na véspera da Sexta- Feira Santa. Essa antiga demonstração de fé católica, que representa a entrada dos soldados romanos no Horto das Oliveiras para capturar Jesus Cristo, tem características próprias, como os fiéis andando rapidamente, quase em ritmo de marcha militar, e no início só podiam ter a participação masculina, não sendo permitida a presença de mulheres nem mesmo para observar a certa distância. Com o passar do tempo essa posição da Igreja foi flexibilizada, podendo se observar nos últimos anos a presença feminina na Procissão do Fogaréu. Em Serrinha evento religioso costuma atrair milhares de fiéis de várias partes da Bahia que todos os anos participam do ato religioso".

O site do G1 Bahia inseriu o município de Serrinha, como um dos principais roteiros do turismo religioso da Bahia, a exemplo do que já ocorre em Bom Jesus da Lapa, Cachoeira e Monte Santo no dia 08 de abril "Situada no nordeste da Bahia, a cerca de 180 quilômetros de Salvador, Serrinha possui uma das tradições religiosas mais fortes da região. Entre os dias 13 e 20 de abril, a Paróquia da Catedral Diocese e a prefeitura da cidade promovem diversos eventos voltados para a Semana Santa. A programação conta com missas, caminhadas, vias-sacras com a subida aos Montes Guarani, Colina de Santana e o Monte de Bela Vista, procissões, além da encenação da Paixão de Cristo, e shows gratuitos.

No domingo (13), às 8h, acontece a Benção de Ramos na Praça Luiz Nogueira, na qual os fiéis tem os ramos de palmeira abençoados pelo Bispo Dom Ottorino Assolari. Em seguida, às 9h, haverá missa na Catedral de Santana. Na terça-feira (15), também na catedral, acontece às 19h a "Missa dos Santos Óleos" e o show do músico Vinicius Marques.

Já na quarta-feira (16), às 19h, os fiéis farão a Caminhada Penitencial pelas ruas da cidade. Durante o percurso, que sai da Catedral de Santana, haverá paradas em comunidades do município. Na quinta-feira (17), às 19h, acontece a tradicional Missa do Lava-Pés, na Catedral Nossa Senhora Santana, com participação do bispo Diocesano Dom Ottorino Assolari.

Encenação da peça A Paixão de Cristo em Serrinha
(Foto: Kaio Macedo / Ascom Prefeitura de Serrinha)

Neste dia, às 20h, também acontece a Procissão de Fogaréu, na qual milhares de pessoas percorrem as ruas da cidade e seguem para a subida da Colina de Santana, ao som de cânticos e iluminados por velas. O dia será encerrado com a encenação da peça Paixão do Senhor, realizada no alto da Colina de Santana, às 22h. O espetáculo é realizado por artistas locais.

As celebrações na sexta-feira (18) começam às 6h, quando os fiéis percorrem o Monte do Guarani, a Colina de Santana e o Monte de Bela Vista em via-sacra. Às 15h30 é realizada a Celebração da Paixão, na catedral da cidade. Às 19h, acontece a Procissão do Senhor Morto que segue pelas ruas da cidade até a Praça Luis Nogueira, onde terá a encenação da Paixão de Cristo.

Já o sábado (19) é marcado pela Missa da Vigília Pascal, realizada às 20h, na catedral do município. Em seguida, às 22h, acontece, na Praça Luis Nogueira, o show com a banda Dominus. O domingo (20), último dia de celebrações, terá a Procissão do Encontro, na qual as imagens de Nossa Senhora, carregada em procissão pelas mulheres, e de Jesus Cristo, carregado em outra procissão pelos homens, se encontrarão na Catedral de Santana para a celebração da Missa Pontifical, que acontece às 10h. Às 17h, jovens sairão em caminhada ao som de Trio com a banda Manto Azul, comemorando a ressurreição de Cristo. O dia será encerrado às 19h com a Missa de Páscoa, celebrada na catedral da cidade.

Hospedagem: fiéis e turistas que pretendem participar das celebrações irão encontrar diversas vagas em hotéis e pousadas da cidade. Segundo o gerente Zé Carlos Alves, do Hotel Santo Antônio, na Avenida Lomanto Júnior, não há lotação no período. A diária para quarto individual custa entre R$ 35 a R$ 70".



Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário