sexta-feira, 18 de abril de 2014

Fé, penitencia e tradição marcaram a Procissão do Fogaréu 2014

Foto: Erika Luz

Aproximadamente 15 mil pessoas participaram da Procissão do Fogaréu em Serrinha, Bahia, localizada a cerca de 170 Km de Salvador. A Polícia Militar do Estado da Bahia, que na tarde da quinta-feira, 17 de abril, decretou o fim da greve que durou cerca de dois dias, deslocou grande parte do efetivo para reforçar ainda mais a segurança do evento.

Trata-se um ato de fé, penitência e tradição. Fé porque os cristãos acreditam que Jesus foi preso, torturado, e pregado numa cruz para salvar a humanidade do pecado e das trevas eternas. Penitência por se tratar de um momento propício para muitos fiéis católicos cumprem promessas e tradição por se tratar de uma evento religioso e católico que este ano completa 84 anos de tradição e recebe a visita de técnicos do Governo do Estado para estudar a candidatura ao registro de patrimônio histórico e imaterial da Bahia a ser apreciado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia - IPAC.

A procissão do Fogaréu foi criada no ano de 1930 pelo Padre espanhol Carlos Olímpio com o objetivo de contemplar a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Inicialmente somente homens participavam dessa celebração cabendo as mulheres apenas admirar a passagem da procissão. Apenas na década de 1980 que os párocos da época permitiram que mulheres e crianças participassem do evento.

O evento possui uma forte singularidade por ser uma das poucas cidades do Território do Sisal a realizar a procissão e apresentar a peça teatral "A Paixão de Cristo", constituída por jovens do município, que este ano completa 50 anos de encenação.

A Procissão percorreu as principais ruas do Centro da cidade seguindo pela Rodovia a BA 411 que liga Serrinha a Barrocas, com destino ao mirante da Colina de Senhora Santana, imagem doada por Samuel Rodrigues Nogueira e Carolina Muller Nogueira, construída pelo arquiteto e autor do projeto João Bunge, num terreno que pertencia a Antonio Rodrigues Nogueira e Miquelina Ribeiro Nogueira, e foi doada a igreja em 26 de setembro de 1955.

Com tochas doadas pela Prefeitura Municipal de Serrinha, os fieis ilumiaram as ruas da cidade formando um belíssimo tapete emitido pela chama das velas nas tochas. E no encerramento da procissão, o público assistiu ao espetáculo "A paixão de Cristo" que emocionou a todos.

Foto: Mércia Silva


Foto: Mércia Silva


Foto: Mércia Silva



Foto: Mércia Silva
Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário