terça-feira, 29 de abril de 2014

A Igreja católica domina amplamente a paisagem midiática do cristianismo

A Igreja católica domina amplamente os espaços televisivos consagrados ao cristianismo. De acordo com um estudo do instituto de pesquisas suíço Media Tenor, publicado no dia 16 de abril de 2014, considerando os anos 2012 a 2014, 90% das notícias sobre temas cristãos se referem à Igreja católica, um terço delas especificamente ao Papa Francisco. As Igrejas protestantes contam com 9% das notícias e as muçulmanas e judaicas praticamente não aparecem.
A reportagem é da suíça Agence de Presse Internationale Catholique (Apic), 17-04-2014. A tradução é de André Langer.
Mesmo em países de tradição majoritariamente reformada, como a Grã-Bretanha e os Estados Unidos, o destaque vai para as notícias católicas. O Papa Francisco desfruta no mundo inteiro de uma imagem positiva praticamente sem exceção, diz o estudo.
A análise considerou 24 canais de televisão da AlemanhaFrançaGrã-BretanhaItáliaÁustriaSuíçaÁfrica do SulEstados Unidos. 547.341 matérias de ao menos cinco segundos foram veiculadas. A eleição do Papa Francisco e o começo do seu Pontificado não foram incluídos no período de análise.
Instituto Media Tenor é uma empresa privada que realizou esta análise a pedido do seu próprio chefe sem mandato institucional das Igrejas, precisou Christian Kolmer, coordenador de estudos políticos.
Fonte: Instituto Humanitas Unisinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário