quarta-feira, 16 de abril de 2014

Missa dos Santos Óleos em Serrinha, Bahia

Erika Luz
Na noite desta terça-feira (15) às 19h, o Bispo Diocesano Dom Ottorino Assolari presidiu a Missa dos Santos Óleos na Catedral de Senhora Santana, dando continuidade à programação da Tradicional Semana Santa em Serrinha.

A Missa dos Santos Óleos reuniu todo o Clero (padres e diáconos) e comunidades paroquiais. Os padres presentes na celebração renovaram as promessas sacerdotais e os óleos foram consagrados pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

Erika Luz
A Liturgia da Igreja destacou três óleos: Óleo dos Enfermos usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Óleo dos Catecúmenos, estes são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. E Óleo da Crisma, usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus.
Erika Luz

Em sua homilia, o Bispo Diocesano enfatizou que a Celebração da Missa dos Santos Óleos nos ajuda a compreender a dimensão sacerdotal do povo de Deus. A vocação é a missão dos leigos e tão importante para nossas comunidades. Disse ainda que aos sacerdotes e ministros ordenados caibe estimular e apoiar esta riqueza e pluralidade apostólica dos fiéis. Afirmou que os fiéis precisam necessariamente da presença dos ministros ordenados porque pelo sacramento da ordem eles encarnam a pessoa e a missão de Jesus cristo.
Erika Luz

Ressaltou a importância do compromisso com as Pastorais Sacerdotais que é de 
suma importância para a vida da Igreja e do mundo, lamentando ainda a escassez das vocações sacerdotais na Diocese “não porque Deus não nos chama, mas porque nós não rezamos insistentemente ao Senhor da messe, porque não trabalhamos com entusiasmo neste campo tão delicado, porque não testemunhamos a alegria de ser sacerdote, porque não dirigimos o convívio com nossos jovens e porque estes também (os jovens) se fazem de surdos aos apelos de Deus”.

Lembra ainda que nesta celebração possamos entender, pela consagração dos Santos Óleos, a abundância sacramental da Igreja pela ação dos ministros ordenados. Explica que esta missa, é chamada de “Missa da Unidade” porque reúne os presbíteros ao redor do Bispo, mostra a riqueza sacramental que é principalmente Dom de Deus e ao mesmo tempo compromisso nosso a partir da comunhão de amor.

O Bispo ainda disse que esta celebração é marcada por uma forte espiritualidade sacerdotal porque foi na primeira Páscoa que Jesus Cristo exerceu o seu mundo sacerdotal, ele se ofereceu como o verdadeiro “Cordeiro que tira o pecado do mundo”.

Ottorino confessou, “a preparação desta homilia me causou muito sofrimento, com sentimentos de frustração, de derrota, de culpa, me perguntava onde está a comunhão do meu presbitério? Onde está o mal que impede a comunhão? Levantei os olhos ao crucificado, refleti sobre o lema do meu brasão ‘A cruz de Cristo em nossos corações’ e entendi, é pela paixão e morte que se chega à ressurreição e estou disposto a sofrer e a morrer para resgatar estas maravilhas do sacerdócio (...)”. E pede a todos “Rezai por nós”.

Por fim, os padres renovam as promessas sacerdotais e, em seguida, o Bispo abençoa os óleos e os entrega aos representantes de cada paróquia. Após a celebração, na frente da Catedral, o músico Vinicius Marques, da Escola música Mozart, promoveu uma belíssima apresentação cultural com músicas clássicas e repertório variado no piano.


Por Mércia Silva e Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário