quinta-feira, 17 de abril de 2014

Apesar da greve da Polícia Militar, a Procissão do Fogaréu está mantida

Foto: Fernando Nunes
Foto: Fernando Nunes
Na manhã de quinta-feira, 17 de abril, representantes da Diocese de Serrinha, Paróquia da Catedral de Senhora Santana, Prefeitura Municipal de Serrinha e Polícia Civil, reuniram-se no Salão da Cúria Diocesana, Papa João XXIII para tratar da segurança na Semana Santa devido a greve dos Policiais Militares da Bahia, deflagrada pela Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia - ASPRA, na noite de terça-feira, 15 de abril, e as declarações dadas pelo representante da ASPRA em Serrinha, Rubem Cardoso, na entrevista concedida para a Rádio Continental AM de Serrinha, de que todas as atividades da polícia foram paralisadas  e que na Procissão do Fogaréu não haverá efetivo trabalhando

Estiveram presentes: Padre Evandro Andrade - Administrador da Paróquia da Catedral de Senhora Santana de Serrinha. Representando a Prefeitura Municipal de Serrinha: José Willian Carvalho - Diretor de Turismo e Eventos, Edvaldo Teixeira - Secretário de Governo e Relações Institucionais, Rubnaldo Sena Coordenador de Transito, Idenal Gonçalves - Secretário de Administração, Tenente Carneiro - Comandante da Guarda Municipal. Também Participaramx Mozart Cavalcanti - Delegado Regional da Polícia Civil, Idelbrando Alves da Silva - Delegado Titular da Polícia Civil e os vereadores Cássio Ramon Oliveira e Jorge Gonçalves.


Foto: Fernando Nunes
 Os representantes discutiram medidas a serem adotadas para garantir a segurança na Semana Santa, principalmente na Procissão do Fogaréu, a exemplo do cumprimento do Decreto Municipal que veta a venda de bebida alcoólica, uso de som automotivo e eventos nos locais onde as caminhadas e procissões percorrerão. 

Os representantes avaliaram a sensação de temor, pânico e insegurança gerado na população devido a postura sensacionalista de alguns veículos de comunicação local.


Foto: Fernando Nunes
Mesmo que a greve dos Policiais Militares não se encerre nesta quinta-feira, o grupo discutiu a possibilidade da Prefeitura Municipal solicitar ao Governo do Estado a presença do grupo de operações Caatinga (que foi descartada devido a greve) e a presença do exército Brasileiro e Força Nacional de Segurança Pública. 

Os membros da Prefeitura Municipal de Serrinha garantiram a segurança do evento disponibilizando todo o efetivo da Guarda Civil Municipal e os delegados da Polícia Civil também garantiram o apoio ao evento.

Diante desses encaminhamentos, os membros da Diocese de Serrinha e da Paróquia da Catedral de Senhora Santana decidiram manter a realização da Procissão do Fogaréu que este ano completa 84 anos de tradição no município e criticaram a propaganda feita por alguns veículos de comunicação para que a população não participe da procissão e de cancelamento do evento: " Para hoje está tudo confirmado como foi planejado", ponderou o Padre Evandro Andrade.

Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário