segunda-feira, 29 de julho de 2013

Para matar a saudade da Festa de Santana




7º ENCONTRO DO NOVENÁRIO DE SANTANA: “CREIO NA COMUNHÃO DOS SANTOS”!

Na noite de 23 de julho, realizou-se o sétimo encontro da Novena com o título “Eu creio na comunhão dos Santos” em preparação a grande festa de Senhora Santana, Padroeira da Paróquia da Catedral e do município de Serrinha.
O Padre Evandro acolheu os fieis, os homenageados da noite (comunidade da Bomba, Recreio, Treze e Vila de Fátima, Catequistas, Infância Missionária, Pastoral do Batismo, Sindicatos e Associações), o Padre Adelcio, Paróquia de Santa Luz, que presidiu a celebração acompanhado do Padre Alexandre Aquino e do Padre Ruthemberg.
As leituras seguiram ao estabelecido no dia pelo Ano Litúrgico cuja primeira leitura (Êxodo 14, 21-15,1) relata a fuga do povo Hebreu pelo Mar Vermelho após anos de escravidão pelos faraós do Egito. O Salmo (Responsório Êxodo 15) contagiou a todos com sua principal mensagem: “Ao Senhor quero cantar, pois fez brilhar a sua glória”.
O Evangelho (Mateus 12, 46-50) proclamado pelo Padre Evandro, relata que a família de Jesus tentou falar com Ele num momento em que ensinava ao seu povo e sua resposta foi enfática: “Quem é a minha mãe e os meus irmãos? São aqueles que me seguem”!
Na homilia, o Padre Adelcio enfatizou o quanto é bonito encontrar católicos(as) que professam a sua fé na comunhão dos Santos. “Por isso que toda festa de padroeira é uma oportunidade de deixar-se preencher pela ação do Espírito Santo reavivando a nossa fé”! Afirmou o presidente da celebração.
Em outro momento reconheceu que é muito fácil dizer que é católico(a), tem fé e crê em Deus, mas não pratica o que diz, não segue a doutrina católica. E chama a atenção: “Se não nos abrirmos para ação do espírito Santo em nosso cotidiano, não mudaremos de vida”!
Para tanto, fazendo alusão ao tema do dia, o Padre Adelcio afirmou que: “crer na comunhão dos Santos significa estar em ação, missão e evangelização, pois, cada um deve fazer a experiência de buscar a sintonia entre o Céu e a vida sendo necessário alimentar a nossa fé para alcançarmos a graça de Deus na Terra”!
Refletiu sobre a leitura do dia e no Evangelho, justificou a reação de Jesus ao ser procurado pela sua família cujos membros devem também assumiu a sua missão de continuar o Reino de Deus. “Por isso não é tempo de olhar apenas uns para os outros, ou, distante do próximo, e sim, é tempo de acolher, orar, ir ao encontro do próximo, transmitir força, ânimo, fé e no final dizer valeu a pena, vencemos juntos!”, pontuou o sacerdote. E finalizou a homilia recitando um belíssimo poema intitulado “Se quisesse”.
Em seguida a Assembleia, com grande entusiasmo, professou o creio, entoou a ladainha em louvor a Senhora Santana e ofereceu material e espiritualmente os dons e os frutos do seu trabalho e das graças dadas por Deus.
O momento de maior expressão de fé do povo de Deus foi elevar as preces e orações a Jesus sacramentado na Eucaristia, assim como, a oração do Pai-Nosso desejando a paz ao próximo e comungando a hóstia consagrada e consubstanciada no Corpo de Cristo.
No final da celebração, o Padre Ruthemberg agradeceu aos homenageados pela presença, anunciou as atividades do dia seguinte, agradeceu ao Padre Adelcio e Alexandre pela presença desejando a proteção de Senhora Santana. A quermesse ficou por conta do grupo Pavão Dourado que animou o público com músicas folclóricas e regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário