quinta-feira, 25 de julho de 2013

8° noite do Novenário de Senhora Santana



Na noite desta Quarta-Feira (24/07) aconteceu na Catedral mais uma missa da festa da Padroeira Senhora Santana. Padre Marcio, Paróco de Barrocas presidiu a celebração do XIX domingo do tempo comum, ele falou sobre a Remissão dos pecados que foi tema da noite. E esclareceu com muita propriedade sobre a palavra Remissão. A palavra Remissão talvez não seja tão comum na nossa língua e está relacionada a palavra de Deus, e falou que quando nós pecamos não ofendemos somente a Deus, mas ofendemos também o nosso próximo, aqueles e aquelas que fazem parte da comunidade cristã. Ressaltou também sobre o Sacramento da nossa igreja e disse que o Sacramento é sinal sensível e eficaz da presença de Deus na nossa vida. E de forma mais clara, Padre Marcio fortalece falando do Catecismo e continua dizendo que o 1° Sacramento é a porta ou a janela do céu. E faz a seguinte pergunta sobre o que é o Batismo? Para que serve? Serve para nos perdoar de todos os nossos pecados. O Batismo nos dá a remissão dos pecados e na Cruz nos faz herdeiros e herdeiras do céu a salvação que Jesus Cristo veio trazer com sua morte na Cruz. Com propriedade fala da Penitência e da Confissão dizendo: “As pessoas tem um certo preconceito com a Confissão” relatou que muitos dizem “pra que irei me confessar com uma Padre se é igualzinho a mim”. E de forma clara ele fala que para ouvir uma confissão de um pecador não poderia descer do céu um anjo que não entende de pecado. Pra ouvir uma confissão do pecador tem que ser outro pecador que entenda do pecado para poder entender e aconselhar e acrescenta que a confissão é a MATEMÁTICA do pecado. Eu fiz isso, eu fiz aquilo, não gente a confissão é a manifestação do amor e da Misericórdia de Deus, palavras de Santo Agostinho. E quando nos confessamos saímos mais leve mais tranqüilo e sai com ar de alegria. E fala também do Nosso Papa Francisco que veio do céu, e ressalta um de seus conselhos quando diz: Deus nunca cansa de perdoar os nossos pecados, nós é que cansamos de pedir perdão. No final de sua homília Padre Marcio reforça com suas sábias palavras porém aqui resumidas, que estamos no ano da fé e é o momento de nos renovarmos e nos transformarmos. A fé Católica que tanto se reflete nesses dias, é melhor lembrarmos de uma coisa como Padre a gente ouvi dizer assim: Eu vou para missa, eu vou para igreja, mas uma pessoa de uma igreja próxima a minha casa , me deu uma revista pra ler e eu fiquei toda assim, eu não fico assim não, você tem que acreditar na sua igreja e acreditar no que a nossa igreja ensina, eu não tenho nada a ver com o que o Pastor fala na televisão ou em outro lugar, eu tenho a ver com aquilo que o nosso papa Francisco diz, o que Dom Ottorino diz, nós temos que ouvir a nossa igreja. E reforça terminando a sua reflexão dizendo que a igreja dos outros ficam para os outros, a minha igreja fica pra mim. Amém!!! No final da Celebração Padre Evandro Agradeceu a presença do Padre Marcio, do Padre Rutberg, de Todas as comunidades homenageadas, Escolas, Pastoral Familiar, professores e a todos os féis ali presente.  E cantou para todos os homenageados uma bela música de agradecimento por todos que celebraram juntos a Festa da Nossa Padroeira Senhora Santana.









Nenhum comentário:

Postar um comentário