terça-feira, 29 de julho de 2014

Quarta noite do novenário de Santana é celebrada com Missa de Cura e Libertação

Foto: Thiago Rodrigues

No último domingo, 20 de julho, a quarta noite do novenário de Santana, que teve como tema: “Pelos sacramentos edificamos a Igreja viva que somos nós”, e homenageados o Núcleo I – Urbano, Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Poderes executivos, Legislativo e Judiciário, foi marcada por um momento especial para os fiéis paroquianos. 

Este ano, a novidade foi a celebração da Missa de Cura e Libertação presidida pelo Bispo da Diocese de Serrinha Dom Ottorino Assolari que iniciou a homilia fazendo o seguinte questionamento: “como fazer para expulsar o mal? Como fazer para extirpar algo que está em nós?”

Ottorino apontou como solução para enfrentar estes e outros problemas os sacramentos da fé cristã, tema da quarta noite do novenário, e convidou os fiéis a serem verdadeiras igreja viva: “Nós somos à Igreja viva! É bonito quanto a Igreja é lotada, quando a pessoa vem rezar, esta é a igreja verdadeira. Mas para vivermos como uma igreja viva, pessoas que vivem a graça batismal, precisa de algo concreto. E nós sabemos que é a vida sacramental!” 

Sobre o batismo, lamentou que os pais deixem seus filhos sem serem batizados nos primeiros anos de vida e convidou os fiéis a entenderem o sentido do Batismo para a vida cristã. E para confirmar o batismo, exortou a Crisma como possibilidade de entender, confirmar e assumir a maturidade da fé e apontou os dados coletados nas primeiras etapas do Sínodo Diocesano que mostra o crescimento positivo da procura por esse sacramento.

Outro sacramento da iniciação cristã é a Eucaristia “que nos dá força, alegria, coragem para enfrentar a vida”, destacou o Bispo Diocesano a fim de enfatizar a importância da partilha e da comunhão no convívio social.

Quanto ao sacramento do Matrimonio, Ottorino fez uma distinção entre casar na Igreja e no civil ou meramente conviver: “Casar na Igreja significa que os dois, aqui, na frente do ministro, mas diante de Deus, assumem o compromisso da fidelidade, do amor mutuo igual a união de Cristo com a Igreja!”, destacou o Bispo Diocesano.

Por fim, Dom Ottorino refletiu sobre o sacramento da Confissão e da Extrema Unção e afirmou que “sem os sacramentos não estaremos construindo uma igreja viva!”.A quermesse da quarta noite do novenário ficou por conta da animação da Banda Agnus.




Por Fernando Nunes – Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário