domingo, 20 de julho de 2014

Paróquia da Catedral inicia novenário de Santana em Serrinha


Fonte: Erika Luz


Fé, devoção e alegria. Estes foram os sentimentos percebidos na noite de quinta-feira, 17 de julho, na abertura da novena de Senhora Santana na Catedral localizada na Praça Miguel Carneiro em Serrinha.

Apesar do cancelamento do Fogaréu de Santana devido as chuvas durante todo o dia, os fiéis lotaram a Catedral de Senhora Santana para festa a padroeira do município de Serrinha. 

Presidida pelo Bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari, a primeira noite da novena teve como tema "Por uma Igreja Sinodal: caminhamos juntos no anúncio do Evangelho", tendo como homenageados os animadores, a Pastoral da Comunicação - PASCOM, Pastoral Carcerária, Renovação Carismática Católica - RCC, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Na homilia, Dom Ottorino agradeceu ao Padre Evandro e Padre Gugu, assim como, aos agentes de pastorais e movimentos e demais colaboradores pela organização da novena e destacou o exemplo de fé e serviço a Deus e a Igreja do Beato Inácio de Azevedo, missionário jesuíta que esteve no Brasil no século XVI, em ocasião ao tempo sinodal vivido pela Diocese de Serrinha.

Sobre o tema da primeira noite: Todos nós somos chamados a caminhar juntos com a igreja, junto com o Santo Padre, junto com os nossos irmãos para testemunhar a nossa fé porque a falta de comunhão, a falta da fraternidade impede o encontro com Cristo e não testemunhamos os valores da fé!" exclamou o Bispo Diocesano.

Após falar da estruturação da Igreja Católica na Bahia, lamentou que muitos fiéis tenham se afastado da Palavra de Deus e destacou o papel do leigo no exercício da vocação específica na Igreja: "Os leigos, que são maioria na Igreja, devem fazer, juntos com os nossos pastores, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas para transformar a realidade do mundo, da família e da sociedade e assumir as demais vocações particulares. E as mulheres devem se espelhar no exemplo de Maria para resgatar os valores da família", palavras de Dom Ottorino.

Por fim, destacou o papel dos jovens e dos idosos na Igreja e na sociedade, conforme exortação do Papa Francisco, a fim de exercer uma leitura dos sinais dos tempos e aproveitar as potencialidades que ambas as categoriais dispõem para construir uma sociedade mais justa.

Após a celebração eucarística, o cantor Isaías Moreno apresentou um repertório de músicas da MPB e regionais, no palco principal instalado em frente a  Catedral, na quermesse da primeira noite da novena.

Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário