quinta-feira, 1 de maio de 2014

Carta do Padre Evandro Andrade sobre o falecimento de Dona Pombinha

Eu conheci uma santa!


Ninguém se torna santo depois da morte. A santidade é um estado de vida construído a cada instante por aqueles(as) que se deixam conduzir pelo Espírito na fidelidade a vontade de Deus, no amor a humanidade e a criação.

A canonização realizada pela Igreja, diferente do que muitos pensam, não torna ninguém santo. Canonização é o reconhecimento oficial de que uma pessoa, que viveu heroicamente as virtudes cristãs, está ao lado do Senhor. Assim, ser santo é passar a vida unido a Jesus: ser seu amigo, cumprir sua vontade...

Hoje, Serrinha, a Paróquia da Catedral, os familiares e amigos se despedem da querida "Dona Pombinha". Nesse dia eu posso dizer: eu conheci uma santa!

Talvez D. Pombinha nunca seja canonizada pela Igreja, mas ninguém pode duvidar de sua santidade.

Mulher de família D. Pombinha foi uma verdadeira mãe: além da maternidade sanguínea foi uma mãe para muitos, sempre carinhosa, conselheira e atenta procurava ver a todos como verdadeiros filhos. A todos abençoava com um inesquecível sorriso. Incontáveis são seus afilhados.

Mulher de Igreja D. Pombinha marcou a história da fé em nossa cidade. Sua profunda adoração a Eucaristia, sua intensa devoção a Maria, sua assídua leitura das Sagradas Escrituras, verdadeira apóstola do Sagrado Coração de Jesus torna-se um exemplo para as futuras gerações. Seu nome será sempre inscrito como uma ilustre benfeitora da Catedral.

Mulher de caridade D. Pombinha atuou sempre o mandato de Jesus: amou ao próximo como a si mesma! Ajudava e procurava ajuda. Fazia caridade e insistia a outros para que também fizessem. Como verdadeira amiga de todos não sossegava enquanto sabia que alguém necessitava de sua ajuda.

Por sua experiência de fé, por sua exemplaridade na família, por seu amor a todos tornou-se um modelo. Foi uma verdadeira santa!

Nós que ficamos sofremos de saudade, mas crendo na Ressurreição dos santos elevamos a Deus um louvor porque sabemos que ganhamos uma intercessora. Hoje podemos dizer: conhecemos uma santa!

Pe. Evandro de Santana Andrade

2 comentários:

  1. Santo, o que é ser santo?

    Um dos diversos exemplos da confusa terminologia existente na cristandade é encontrado no significado da palavra "santo". Muitos cristãos pensam em um santo como alguém que vive ou viveu uma vida exemplar. Porém a Bíblia usa o termo para descrever todos os crentes, até mesmo aqueles em Corinto, que eram notórios por suas divisões e carnalidade, “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos?” (1Co_3:1-4). Eles estavam associados ao mal moral (1 Co 5) e alguns professavam uma má doutrina que atacava os próprios fundamentos do cristianismo (1 Co 15). Não existe um grupo de cristãos na Bíblia que esteja numa situação mais precária, exceto talvez pelos gálatas. Mesmo assim, apesar de todo o fracasso deles, a Palavra de Deus chama os coríntios de "santos"! “à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todos os que, em toda parte, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:” (1Co_1:2) Com base nisso fica claro que a Bíblia define "santo" de um modo diferente daquele normalmente usado pelas pessoas nos dias de hoje.

    ResponderExcluir
  2. O QUE SÃO SANTOS CRISTÃOS, DE ACORDO COM A BÍBLIA?

    A palavra santo vem do grego “hagios”, que significa “consagrado a Deus, divino, sagrado, piedoso”. É quase sempre usada no plural, “santos”. “Senhor, de muito tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém” (Atos 9:13). “Passando Pedro por toda parte, desceu também aos santos que habitavam em Lida” (Atos 9:32). “...encerrei muitos dos santos nas prisões...” (Atos 26:10).

    A idéia da palavra “santo” é de um grupo de pessoas escolhidas para o Senhor e o Seu Reino. Há três referências relacionadas ao caráter piedoso dos santos; “...que a recebais no Senhor como convém aos santos...” (Romanos 16:2). “...com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho no seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efésios 4:12). “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos” (Efésios 5:3).

    Portanto, nos termos das Escrituras, os “santos” são o corpo de Cristo, os cristãos, a Igreja. Todos os cristãos são considerados santos... e ao mesmo tempo são chamados para serem santos. 1 Coríntios 1:2 diz claramente: “...à igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados para ser santos...” As palavras “santificados” e “santos” têm a mesma origem grega. Os cristãos são santos pela virtude da sua conexão com Jesus Cristo. Os cristãos são chamados a ser santos, para cada vez mais permitir que a sua vida diária se aproxime da sua posição em Cristo. Essa é a descrição e o chamado bíblico dos santos.

    Como o entendimento católico romano dos “santos” se compara com o ensinamento bíblico? Não muito bem. Na teologia católica, os santos estão no Céu. Na Bíblia, os santos estão na terra. No ensinamento católico, uma pessoa não se torna um santo e menos que seja “beatificada” ou “canonizada” pelo papa ou por um bispo proeminente. Na Bíblia, todo aquele que recebe a Jesus Cristo pela fé é um santo. Na prática católica, os santos são reverenciados, recebem orações e, em alguns casos, são adorados. Na Bíblia, os santos são chamados a reverenciar, adorar e orar apenas a Deus.


    Leia mais: http://www.gotquestions.org/Portugues/santos-cristaos.html#ixzz30gWI4qAs

    ResponderExcluir