quarta-feira, 14 de maio de 2014

Devotos festejam o centenário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, o Anjo Bom da Bahia

Uma série de ações marcam o centenário de Irmã Dulce
Neste mês de maio, os devotos festejam o centenário da Bem-aventurada Dulce dos Pobres com uma programação especial. A abertura oficial acontece no dia 25 de maio, a partir das 16h, com uma procissão saindo da Igreja do Bonfim em direção à Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), local onde será realizada uma Missa campal, às 17h, presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.
A celebração promete reunir uma multidão de fiéis e admiradores da Beata vindos de todas as partes do país, além de autoridades, religiosos e funcionários, pacientes, moradores, alunos e voluntários das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).
Desde o início do mês estão sendo realizadas diversas ações em homenagem à Irmã Dulce, como a estreia do filme biográfico da freira baiana, a requalificação do Memorial, inauguração da Unidade de Quimioterapia e Radioterapia Nossa Senhora de Fátima, o início da construção da nova Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue, o mutirão de atendimento voluntário no Hospital Santo Antônio, criação de medalha comemorativa, lançamentos de obras literárias sobre a religiosa, exposições e sessão solene no Senado Federal.
Exposições - Duas exposições em homenagem ao Anjo Bom estão abertas neste mês: O Terço no Centenário de Irmã Dulce, montada no Memorial Irmã Dulce, reunindo 100 terços de materiais diversos; e a segunda exposição, com abertura no dia 13, é uma iniciativa do Instituto Antônio Carlos Magalhães de Ação, Cidadania e Memória e contará com objetos pessoais do Anjo Bom, pinturas de artistas diversos e um painel de fotografias de Irmã Dulce com personalidades e pessoas do povo e ficará em cartaz no Instituto ACM (Terreiro de Jesus) até o dia 30 de maio.
Em vida, a Bem-aventurada Dulce dos Pobres se dedicou a Deus e ao próximo
Novo Memorial – O Memorial Irmã Dulce – exposição permanente sobre a vida e obra da religiosa – vai passar por uma ampla requalificação, que inclui intervenções no espaço físico, reestruturação interna e mudanças no conceito do equipamento, tornando-o mais lúdico e interativo. A reinauguração do espaço está prevista para o dia 26 de maio de 2015, encerrando as homenagens pelo centenário do Anjo Bom do Brasil.
Nas escolas – A beata baiana estará entre os temas trabalhados nas salas de aula de mais de 400 escolas municipais de Salvador, ao longo de 2014, como previsto no projeto e a Via Sagrada do Anjo Bom da Bahia, parceria da Secretaria Municipal de Salvador com a OSID.
Por Arquidiocese de Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário