segunda-feira, 12 de maio de 2014

Nota Pública acerca do Cemitério Paroquial‏

Tendo em vista as más informações veiculadas pelo Sr. Tasso Franco no site "Bahia Já" e da consecutiva repercussão nas redes sociais acerca da retirada de árvores do Cemitério Paroquial, a Paróquia da Catedral Senhora Santana vem em público esclarecer o que se segue:

  1. É mentirosa a afirmação de que nosso bispo, Dom Ottorino Assolari "determinou o corte de todas as árvores do cemitério local". A gestão do Cemitério Paroquial está a cargo da Paróquia da Catedral, atualmente administrada pelo Revº Pe. Evandro de S. Andrade. Sendo assim, o Bispo Diocesano não tem nenhuma participação, direta ou indireta, na retirada das árvores do cemitério o que torna as afirmações do Sr. Tasso Franco acerca do Senhor Bispo mentirosas e sem compromisso com a verdade.
  2. Desde que assumi a Paróquia da Catedral, em 21 de janeiro de 2012, recebi várias reclamações de pessoas que vivem em Serrinha e visitam com frequência o cemitério (diferente daqueles que não moram em Serrinha e fazem críticas sem o envolvimento direto com a realidade) acerca do atual estado de três árvores (nenhuma delas centenária). A mesma reclamação era feita também por parte dos proprietários dos túmulos vizinhos às árvores. As reclamações vinham do fato das árvores estarem morrendo e pendendo com risco de queda e consequente perigo físico às pessoas que transitam pelo local e ao patrimônio particular.
  3. Como responsável pelo Cemitério Paroquial e, por isso, levando em consideração o perigo oferecido por três árvores e, ao mesmo tempo, com o desejo de preservação do meio ambiente - como é praxe na Igreja Católica - solicitei à Secretaria Municipal de Meio Ambiente um estudo e parecer sobre as referidas árvores. Tal secretaria após sua análise e constatação do estado de morte das árvores, autorizou a retirada. Todo o processo foi devidamente legal e está documentado, inclusive com testemunhas.
  4. Manifestamos aqui a nossa consternação em saber que ainda hoje, mesmo após a atual evolução do jornalismo, da civilidade e da importância do diálogo, ainda vemos profissionais da "informação" e meios de comunicação que preocupam-se mais em macular a imagem das pessoas do que verdadeiramente informar os cidadãos. Os equívocos apresentados pela matéria poderiam ter sido facilmente esclarecidos se o autor tivesse nos buscado e embasado seus fatos devidamente.

Mais uma vez reiteramos a nossa disponibilidade ao diálogo e a eventuais esclarecimentos. A Igreja Católica em Serrinha, como em todo o Brasil e no resto do mundo, quer ser servidora de toda a criação.

Serrinha, 12 de maio de 2014
Pe. Evandro de Santana Andrade

2 comentários:

  1. Excelente explicação Padre Evandro, chega de informações maldosas e distorcidas que levam as pessoas a acreditarem plenamente nessas mentiras. O minimo que esta pessoa poderia fazer era vir a público e se retratar da bobagem que fez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ta, retirou 3! e plantou algumas depois? ja que tem compromisso com o meio anbiente!

      Excluir