quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ribeirão Preto reúne documentos para processo de beatificação de dom Arnaldo Ribeiro

Dom Arnaldo RibeiroA Arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) por meio da Catedral de São Sebastião começou uma campanha de coleta de documentos, testemunhos e relatos de milagres para dar início ao processo de beatificação do arcebispo dom Arnaldo Ribeiro, falecido aos 79 anos, em 2009.

A primeira iniciativa surgiu em novembro de 2012 com a colocação de uma urna próxima ao túmulo do arcebispo na Catedral e com a distribuição de panfletos contando a vida do sexto arcebispo de Ribeirão Preto.

Para o pároco da Catedral São Sebastião, padre Francisco Moussa, a coleta de dados representa uma fase importante e depende da colaboração da população ao oferecer informações sobre o testemunho de santidade do arcebispo. Ainda de acordo com o pároco, a campanha atinge também a capital mineira, Belo Horizonte, onde nasceu dom Arnaldo Ribeiro.

Trajetória de dom Arnaldo Ribeiro

Nasceu em Belo Horizonte no dia 07 de janeiro de 1930, filho de Gastão Severo Ribeiro e de Florentina Ferraz Ribeiro. Cursou filosofia e teologia na Universidade Gregoriana, em Roma e depois de longos anos de formação, foi ordenado padre em 1954, na Basílica de São João de Latrão, em Roma.

Em sua cidade natal, exerceu diversos ministérios em várias paróquias, hospitais e na administração diocesana. Foi prefeito do Campus da Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Conselho Diretor da Sociedade Mineira de Cultura, professor de Cultura Religiosa e Direito Canônico da Universidade Católica de Minas Gerais, membro do Conselho Fiscal da “Rádio Jornal de Minas”, presidente da Fundação “José Dalvit”, presidente de Honra da “Colmeia”, membro do Conselho Curador da FEBEM. Manteve durante anos, um programa “Rádio América”. No Tribunal Eclesiástico foi juiz presidente da Causa da Beatificação do Pe. Eustáquio Van Lieshout, SSCC, juiz para Causas Matrimoniais e Defensor da Sagrada Ordenação. Foi eleito bispo auxiliar de Belo Horizonte em 1975 e sagrado bispo no dia 27 de dezembro do mesmo ano, na matriz de Nossa Senhora das Dores, tendo como sagrante dom João Rezende Costa.

Neste período assumiu como Vigário Geral da Arquidiocese de Belo Horizonte, ocupando diversos cargos de importância, como presidente do Regional Leste II, membro do Conselho Permanente da CNBB, membro da Comissão Episcopal de Tradução de Livros Litúrgicos da CNBB Nacional, etc.

Foi eleito arcebispo de Ribeirão Preto no dia 28 de dezembro de 1988 e empossado no dia 4 de marco de 1989. Depois de 17 anos como pastor da arquidiocese tornou-se arcebispo emérito.

À frente da arquidiocese, ordenou 82 padres diocesanos, criou 31 paróquias, entre outros relevantes trabalhos de evangelização. Faleceu em 15 de dezembro de 2009, em Belo Horizonte (MG) e está sepultado em frente a Capela do Santíssimo Sacramento na Catedral de Ribeirão Preto.

Por A12 / Fonte: Arquidiocese de Ribeirão Preto

Nenhum comentário:

Postar um comentário