sexta-feira, 29 de março de 2013

SEXTA-FEIRA SANTA: A VIA SACRA RUMO A COLINA DE SENHORA SANTANA





A Via Sacra com destino a Colina de Senhora Santa em Serrinha iniciou pontualmente as 06:00 na Catedral com a oração e a leitura reflexiva da realidade da juventude proferida pelo Padre Oldack Cordeiro e após alguns minutos os fieis saíram em procissão.
Ao percorrer as ruas da cidade (Praça Miguel Carneiro, Avenida Deputado Manuel Novais e Senhora Santana), os féis entoaram o hino da Campanha da Fraternidade de 2013, cânticos de exaltação a cruz e orações.
Estima-se que 200 pessoas participaram da Via Sacra que contou com a colaboração do Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal de Serrinha orientando os motoristas e pedestres e ordenando a circulação nas ruas. 
Se aproximando do alto da Colina de Santana, no trecho da avenida que contém quatorze cruzes, simbolizando as estações da Via Sacra, reviveu-se a paixão, a condenação de Cristo, o sofrimento de sua mãe Maria e os apóstolos e a morte do Mestre na cruz trazendo para a luz da atualidade a situação vivida pela juventude no Brasil e em Serrinha.
Em cada estação, assumida pelas comunidades urbanas da Paróquia, refletia-se os relatos bíblicos da via Sacra em vista da falta de políticas públicas para os jovens, o desemprego que atinge uma grande parcela dessa faixa etária, a violência e as drogas que conduz muitos jovens a morte, além das conseqüências disso na família (suicídio, depressão, ausência de valores), conforme o texto da Campanha da Fraternidade 2013.
O Padre Oldack Cordeiro destacou que a Via Sacra representa também os passos da paixão e reiterou o pedido feito aos jovens para que sejam verdadeiros Sirineu assumindo sua caminhada na fé cristã.
Em outra estação, ressaltou que “[...] não basta condenar os jovens. É preciso que os adultos e a sociedade assumam o papel de Cirineu na acolhida aos jovens na Igreja [...]. Entretanto, o amor a Jesus se revela nas ações, na atitude atraindo os jovens para o convívio cristão”.
O Vigário da Catedral convidou os jovens a exercer a sua cidadania por meio da participação em organismos sociais (sindicatos, associações comunitárias, conselhos e monitorar as decisões nas câmaras legislativas) no exercício da democracia.
A Via Sacra foi finalizada no alto da Colina de Senhora Santana convidando os fieis a praticarem na Sexta-Feira Santa o jejum (em qualquer período do dia), a oração (rogando a Deus pelo perdão dos nossos pecados) e a esmola, pois, trata-se de um dia de silêncio e reflexão num momento litúrgico em que a Igreja está sem seu esposo – morto na cruz por nossos pecados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário