sábado, 17 de novembro de 2012

Jovem serrinhense se prepara para seus Primeiros Votos

“Eu me entrego senhor em tuas mãos”.

No desejo dessa entrega, Maria Ozélia fará seus primeiros votos. Para entendermos um pouco e compartilhar essa alegria, conversamos com ela para saber as expectativas e os sentimentos que o acompanham as vésperas desse momento tão especial não só vivido por ela, mais também por toda congregação que a acolhe como filha. Com muita tranquilidade, alegria e descontração ela nos recebeu na casa de sua mãe e gentilmente respondeu nossas perguntas.

PASCOM: Como foi sua trajetória vocacional?
Ozélia: Até os 22 anos era uma jovem tranquila que pensava em casar formar uma família, sempre fui católica participante de comunidade, primeira Oseias depois Ivete, inclusive fui uma das que ajudaram a formar essa comunidade, tinha uma vida normal como toda jovem cristã, foi a partir de uma missão que realizei com a pastoral da juventude que comecei a perceber como me sentia bem realizado aquele trabalho, estar no meio do povo era motivo de alegria, resolvi participar de encontros vocacionais e fui orientada pelas irmãs Jane e Maura da congregação das irmãs São José, conheci um pouco a realidade da vida religiosa, gostei, mais não tinha me encontrado naquele estilo de vida, então conheci as Irmãs recém-chegada à diocese, dali em diante elas me proporcionaram uma experiência mais profunda com Deus, resolvi que era ali meu lugar e aqui estou fazendo a vontade do senhor.
PASCOM: Você alguma vez sentiu vontade de desistir?
Ozélia: O processo formativo se dá por meios de dificuldades, mais ao mesmo tempo nos abrem caminho para tecermos relação que ajudam a nos conhecer. Dificuldades todas nós passamos, dúvidas sempre surgem ao longo do caminho, porem não me via fora de uma vida comunitária, não encontrava resposta para uma vida distante daquela realidade que eu vivia a cada dia me certificava que o sentido para tudo isso era viver no meio do povo e me deixar ser levada pelos sinais que Deus realizava em minha vida a cada dia.
PASCOM: Quais os sentimentos presente em você às vésperas da sua primeira Profissão?
Ozélia: Muito feliz tranquila e segura, uma sensação de ter realizado a escolha certa, o carinho das pessoas amigas, e o acolhimento de cada um que fez parte da minha história me trouxeram muita paz e me deram ainda mais confiança, o apoio da congregação foi essencial, acredito que será um dia marcado para nossa diocese. As expectativas são as melhores possíveis estamos esperando cerca de 80 pessoas entre freiras e amigos da congregação, a liturgia foi muito bem preparada, o apoio da paróquia com seus padres por meio da atenção prestada ao evento, os convites feito às comunidades. Em fim tudo se encaminha para ser um grande acontecimento celebrativo.
PASCOM: Em meio à entrevista observava o quanto os olhos da sua mãe brilhavam quando falava, muitas vezes havia interferência e de uma forma muita positiva, atenta e demonstrava muita alegria pelo acontecimento pedi que falasse um pouco desse momento...
MÃE: desde pequena ela foi muito religiosa, uma jovem simples sem muitas vaidades, mais como toda mãe esperava vê-la formar uma família, porem quando ela resolva seguir esse caminho deixei que decidisse, nunca interferi, as portas da minha casa estavam sempre aberta e eu para apoia-la em qualquer decisão, hoje estou aqui feliz, minha família está muito emocionada, é a primeira religiosa na família a comunidade desde que ela chegou está em festa. Resta-nos agradecer a Deus por tão grande alegria.




Nenhum comentário:

Postar um comentário