Dom Helder faleceu em 1999 / Foto: Arquivo |
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, afirmou, nesta terça-feira, 27, que vai enviar uma carta à Congregação para a Causa dos Santos, em Roma, pedindo a instauração do processo de beatificação de Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, falecido em 1999.
O arcebispo fez o anúncio durante Celebração Eucarística na Capela dos Manguinhos, no Palácio Episcopal, em Recife.
Dom Saburido, antes de enviar a carta, deverá obter a autorização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Depois disso enviará o documento à Santa Sé para abrir a primeira fase do processo no tribunal eclesiástico diocesano.
Sobre Dom Helder
Hélder Pessoa Câmara nasceu em Fortaleza (CE), no dia 7 de fevereiro de 1909 e faleceu em 28 de agosto de 1999, como arcebispo emérito de Olinda e Recife (PE).
Desde sua juventude, Dom Helder era comprometido com as realidades sociais do país. Foi ordenado sacerdote com 22 anos de idade, após autorização especial da Santa Sé. Aos 43 anos foi nomeado bispo auxiliar do Rio de Janeiro.
No dia 12 de março de 1964 foi designado para ser arcebispo de Olinda e Recife (PE), função que exerceu até 2 de abril de 1985. Dom Helder é considerado um dos fundadores da Conferência Nacional do Brasil (CNBB).
Da Redação da Canção Nova Notícias, com Agências
Nenhum comentário:
Postar um comentário