A Comunidade Eclesiais de Base (CEB), entendida como "igreja em ponto pequeno", "um jeito novo da igreja se organizar", ou, "pequenas células de um corpo maior", surgiu no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970 impulsionadas pelas Conferências Episcopais Latinoamericanas de Medelim e Puebla, o Concílio Ecumênico Vaticano II, além da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire.
Ainda hoje, as CEBs, se organizam sob a orientação de leigas(os), religiosas(os), padres e mantem viva a construção de uma igreja presente nos guetos, favelas, comunidades rurais, carentes e urbanas que reflete à luz da Palavra de Deus fazendo todos se sentirem gente, acolher a todos com fraternidade e mantendo uma ligação comprometida com a Paróquia, a Diocese, o Regional.
Nisso consiste a preparação da Diocese de Serrinha para o Encontrão das CEBs que este ano será realizada na cidade de Teofilândia no dia 01 de junho.
O encontro prevê acolhida das Paróquias, apresentações culturais, missa a ser presidida pelo Bispo Diocesano dom Ottorino Assolari, palestras sobre diversos temas a exemplo do Sínodo Diocesano, espiritualidade romeira, protagonismo juvenil e missionariedade da CEBs.
Por fim, a expectativa é cantar a música "Lá vem o Trem das CEBs", uma forma de convidar os fiéis a anunciar Cristo de um jeito cada vez mais autêntico, revigorado, sem perder de vista a opção preferencial pelos pobres.
Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM
Nenhum comentário:
Postar um comentário