quinta-feira, 6 de março de 2014

DOM OTTORINO PRESIDE MISSA DA QUARTA-FEIRA DE CINZAS E ABRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2014


Aconteceu nesta quarta-feira dia cinco de março de 2014 às nove horas na Catedral a Missa de cinzas presidida pelo nosso bispo Dom Ottorino Assolari dando, portanto abertura a Campanha da Fraternidade deste ano que traz como tema: “Fraternidade e Tráfico Humano” e o lema: “É para a Liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1). A Quarta-feira de Cinzas marca o primeiro dia da Quaresma (que por sua vez são os quarenta dias de preparação para a Páscoa) simboliza, para os cristãos, o dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a fragilidade da vida humana, sujeita à morte. O itinerário quaresmal de quarenta dias nos conduzirá ao Tríduo pascal, memória da paixão, morte e ressurreição do Senhor, coração do mistério da nossa salvação.

Na reflexão de hoje Dom Ottorino iniciou dizendo que celebrar  o tempo da quaresma significa assumir  um compromisso sério para averiguarmos a nossa caminhada pessoal, pois este é um tempo para nossa conversão. Então eu vos peço; vamos celebrar a quaresma com entusiasmo. Na primeira leitura da profecia de Joel, o senhor nos chama a rasgar o nosso coração e não  as vestes e na segunda leitura São Paulo nos faz um apelo em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar com Deus, é uma graça e uma oportunidade a mais para nossa vida. Ainda em seu comentário ele destacou a mensagem do Papa Francisco dirigido aos fiéis para este tempo, mostrando o que significam estas palavras de Jesus que se fez pobre para nos enriquecer. Jesus Cristo desceu do céu e se fez homem para nós. “Não é possível ficar impassível, sabendo que existem seres humanos tratados como mercadoria! Pense-se em adoções de criança para remoção de órgãos, em mulheres enganadas e obrigadas a prostituir-se, em trabalhadores explorados, sem direitos nem voz, etc. Isso é tráfico humano!”, destacou Francisco. E ainda podemos distinguir três tipos de miséria: a miséria material, a miséria moral e a miséria espiritual. Se não tomarmos cuidado  aos poucos não temos mais espaço para Deus na nossa vida. O nosso compromisso orienta-se também para fazer com que cessem no mundo as violações da dignidade humana, as discriminações e os abusos, que, em muitos casos, estão na origem da miséria. O Evangelho é o verdadeiro antídoto contra a miséria espiritual: o cristão é chamado a levar a todo o ambiente o anúncio libertador de que existe o perdão do mal cometido, de que Deus é maior que o nosso pecado e nos ama gratuitamente e sempre, e de que estamos feitos para a comunhão e a vida eterna. O Senhor convida-nos a sermos jubilosos anunciadores desta mensagem de misericórdia e esperança, por isso vamos olhar com alegria este tempo da quaresma, tempo que nos aproxima do amor de Deus.
Após a homilia houve a benção das cinzas onde os padres ministros e animadores distribuíram aos seus  fiéis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário