segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Queridos padres, queridas irmãs, caros amigos e amigas, a essa altura julgo que todos vocês estejam mais ou menos cientes do momento que eu estou passando.

Desde junho eu tenho ido ao médico para tratar de uma úlcera no estômago.
No fim de novembro fiz uma outra endoscopia para ver como estava o problema e no dia 14 de dezembro ao retornar ao médico para ver o resultado da biópsia uma surpresa: descobri que estava com um "adenocarcinoma gástrico" (câncer no estômago).
De lá para cá foi uma correria só. Busca por médico, busca por hospital, muito esforço para que o plano de saúde liberasse os procedimentos e "até aqui nos ajudou o senhor" (cf. 1Sm 7, 12).

O tratamento inicial é o procedimento cirúrgico. Será retirado 80% do estômago, a vesícula biliar e os linfonodos (gânglios linfáticos) na região do estômago. O prognóstico é muito bom. Os exames demonstram estar num estágio precoce, o que nos anima bastante. Porém, qualquer certeza somente após a cirurgia. Somente depois dela saberemos da necessidade ou não de quimioterapia e/ou radioterapia.

Já foram realizados os exames pré-operatórios, as consultas médicas, a consulta com o anestesista e a cirurgia está marcada para o dia 22 de janeiro às 07h30 no Hospital São Rafael - Salvador/BA.

O que mais tem me ajudado? A fé e a amizade.
Não seria este um modo de bem vivenciar o Ano da Fé, renovando a confiança no Senhor?
Fortalece-me muito a presença dos familiares e amigos.
Tenho sentido a força da oração do povo de Serrinha, de Euclides da Cunha e de tantos lugares...
De fato, "quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro" (cf. Eclo 6, 14).

Parece estranho, mas o que mais tenho feito nesse dia é agradecer a Deus.
Agradecer pelas presenças em minha vida e pelos apoios recebidos, agradecer por tudo estar se encaminhando bem, mas sobretudo agradeço a Deus porque me deu um coração confiante.
Até agora não experimentei o medo, nem a tristeza, tampouco o desespero.
Deus tem modelado a minha vida para que eu seja um discípulo confiante.

Agradeço a todos vocês pela amizade e pelas orações.
E posso dizer com o nosso papa: 
"Se não estamos sozinhos, se Ele está conosco, aliás, se Ele é o nosso presente e o nosso futuro, por que temer?"

Pe. Evandro de Santana Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário