terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Paroquia da Catedral realiza mais uma Assembleia


No ultimo final de semana (01 e 02/12) foi realizada na paróquia da Catedral a Assembleia Paroquial, no Centro de Espiritualidade Santa Tereza na nossa cidade,  contando com a presença de mais ou menos 80 pessoas entre eles animadores, coordenadores de pastorais e movimento e alguns membros de comunidade, no  intuito de planejar o ano de 2013, e priorizar algumas atividades  urgentes e necessária a serem desenvolvidas no ano seguinte.
A assembleia iniciou-se com um momento forte de espiritualidade, a oração de abertura foi conduzida por Pe. Oldack e equipe, onde os participantes partilhavam as coisas boas que aconteceram na paróquia no ano em curso, ao encerrar o momento celebrativo Pe. Evandro fez a acolhida a todos, seguida com uma dinâmica de apresentação. Dando continuidade ao momento prosseguiu expondo a síntese do plano pastoral distribuídos em dimensões: Bíblica, Catequética, Missionaria, Litúrgica e Sócio transformadora, onde foram  apresentadas as respostas dos questionários enviados as comunidades, após a discursão foram divididos  grupos para analises, e possíveis sugestões  de propostas.
Nesse momento os participantes da assembleia deram um intervalo, em seguida promoveu-se uma noite cultural com trocas de lembranças e muita descontração, os padres presentearam a todos com um livro do Papa intitulado A Porta da Fé.
No domingo (dia 02/12) deu-se inicio com a celebração eucarística dando abertura ao ano litúrgico com o 1º domingo do advento, os padres durante a celebração enfocaram a temática dando a devido importância ao momento litúrgico vivido.
Após o café da manhã irmã Simone fez a plenária das respostas debatidas no dia anterior, formaram-se os mesmos grupos e foram escolhas as prioridades para o ano de 2013, priorizando a evangelização das famílias, (além das prioridades decidida na Assembleia Diocesana) não ficando definido como seria por em pratica tal prioridade, deixando a decisão em comum acordo, a ser definido no Conselho Paroquial. Foram passadas algumas informações de datas e eventos importantes que ocorrerá no próximo ano como, a chegada e a volta da cruz de Bom Jesus da lapa, formação sobre do ano da fé, o Dia Nacional da Juventude, a Jornada Mundial da juventude dentre outros assuntos.
Iniciou-se a parte da tarde com fotos em slides preparados pela PASCOM, mostrando a caminhada paroquial do ano 2012, em seguida Carina (pastoral familiar) apresentou a proposta do centro social cristã, e seus benefícios para pessoas mais carentes, cinco pessoas saíram de lá dispostos a ingressarem nesse novo projeto.
Pe Oldack direcionou o momento de fechar os calendários das pastorais, havendo alterações sempre que necessário, os padres fizeram as considerações finais convidando a todos a participarem da Oração Final.
Que o Espirito Santo, possa impulsionar a cada dos presentes na Assembleia  dando-lhes forças para em conjuntos realizarem o que foi planejado, esperando sempre que o ano de 2013 estejamos mais revigorados com presença de Deus em nossas vidas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário