segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2º DOMINGO DO ADVENTO


O tempo do Advento  nos é apresentado como um tempo oportuno para preparar o nosso coração para que Deus se manifeste em sua plenitude na nossa vida e na vida da Santa Igreja. A vinda do Messias propicia a salvação de todo o gênero humano e nela se concretiza a manifestação definitiva de Deus. Jesus vem para nos mostrar como Ele foi constituído nosso Pai Celestial e vem nos dar uma prova cabal do seu amor para com toda a humanidade.
A Liturgia deste domingo gira toda ela em torno da Preparação para a Vinda do Senhor. Por isso todos nós somos chamados a crescer na altura de recebermos Deus. Mas neste nosso crescimento, a força que nos anima e nos envolve é o próprio fato de Deus se voltar para nós.
O Evangelho de hoje(cf. Lc 3,1-6) sublinha a volta do povo, oriundo do exílio da Babilônia. Um retorno festivo. Um retorno esperado. Um retorno aguardado e celebrado com grande festa pelo povo de Israel. Foi anunciado por Isaías o fim da escravidão do povo hebreu e o consequente retorno para a Terra Prometida.
Mas a libertação a que aduz a liturgia não é somente a libertação do povo enquanto nação é a nossa libertação do pecado e da morte. É a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado, da partilha contra o orgulho. Para que possamos esperar e receber o Senhor que Vem é necessário nos abandonarmos na misericórdia incessante de Deus.

Fonte:http://www.portalum.com.br/index

Nenhum comentário:

Postar um comentário