quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Ir.Simone se despede da Paróquia da Catedral




Após 7 anos morando na paróquia da Catedral, a Ir.Simone está sendo transferida para Feira de Santana. Em sua página pessoal na rede social ela postou uma carta em que se despede dos paroquianos e das lideranças da Pastoral da Juventude, pastoral essa em que ela trabalhou como assessora diocesana. Confira na íntegra a carta abaixo:


No dia 31 de julho de 2007, eu chegava em Serrinha. Era a minha primeira missão, após 5 anos de estudos. O tempo na universidade tinha sido intenso, vivi 5 anos de plena maravilha com os mistérios de Deus que se revelavam dia após dia, e não houve um único dia em que não tivesse pensado como seria bom partilhar com meus irmãos/ãs, um pouco de toda essa beleza... então finalmente Serrinha!
Vivi aqui 7 anos intensos; 7 anos de tantos encontros, tantas histórias, tantos rostos novos... foram 7 anos em que o amor de Deus me visitou a cada dia, se renovou a cada manhã, me sustentou em cada pedaço de caminho, se revelou forte na minha fraqueza, tão grande fraqueza.
Quantas vezes pensei que não seria possível continuar e então, esse amor se fazia presente, vivo nos sonhos dos jovens, na amizade simples, livre de afetação e de medo alguns sacerdotes com os quais também caminhei, na confiança do nosso bispo, no companheirismo das irmãs, na fé do povo...
Como foi bom viver aqui Serrinha! Como foi bom girar por esta Diocese, essa terra tão propícia para acolher as sementes do Evangelho! Aqui, experimentei pessoalmente o que Jesus queria dizer quando chamou de bem-aventurados quem oferece um copo d'água a alguém porque é discípulo... minha água foi a vida, a oração do povo de Serrinha, salvou-me a vida e a fé.
Um capítulo especial foram, são os jovens. Especialmente aqueles que hoje estão na coordenação diocesana da PJ, ou que já estiveram, e neles todos os jovens pjoteiros dessa diocese. Aprendi muito com vocês, agradeço muito a Deus por vocês e agradeço a vocês, não só por terem me acolhido com paciência e respeito, mas especialmente porque acolhestes o Evangelho, acolhestes Jesus Cristo. Sim, vocês são de Cristo! Foram conquistados por Ele, e dão testemunho d'Ele, e o testemunho de vocês ecoará, não será abafado, NÃO TENHAM MEDO, a força do bem é inexorável, o bem penetra todas as realidades e vence todas as realidades que precisam ser vencidas, essa é a sua natureza.
Admiro demais a coragem de vocês, vocês são gigantes... quantas vezes quando nos encontrávamos, escutava as vossas histórias, ouvia das humilhações que alguns de vocês passavam e passam nas vossas realidades e ao mesmo tempo, contemplava a vossa alegria, por um jovem que fosse que vocês tinham conseguido trazer para o redil... como vocês sabem pastorear! Me deram lições de pastoreio, de cuidado, de maternidade, de presença simples...MUITO OBRIGADA!
Quanta coisa bonita vivemos: o estudo do documento 85 nas paróquias, primeira atividade nossa, quando a equipe era apenas embrionária e pudemos percorrer a Diocese com o carro de uma de vocês, emprestado, Gláucia Araújo (quantos carros das nossas paróquias estão disponíveis para a evangelização e o de vocês está! Que lição!); a escola da juventude, um sopro de Pentecostes na vida da juventude, por isso mesmo perseguida, até ser acabada; os exercícios espirituais preciosíssimos na vida de todos nós, os encontros forânicos, os encontros paroquiais, as assembleias, as ampliadas, os juventudes fest, encontro de noivos e namorados, encontro de ex alunos das escolas, visitas às coordenações paroquiais, romaria diocesana, nossos DNJ's, que vimos crescer a cada ano, até tornar-se o maior do Brasil, e nossas conquistas, a compra do doblô, do projetor, notebook, etc... quanta coisa... e as vezes que após uma reunião ficávamos a noite toda conversando a noite toda, até amanhecer o dia... o quarto pjoteiro aqui na nossa casa...
Quanta coisa bonita vivemos, quantos risos e quantas lágrimas partilhamos que sempre terminava em um muito obrigada ao Senhor, sempre terminava em esperança.
Obrigada por isso tudo e pelo tudo mais que não é possível verbalizar, amanhã estou partindo e levando um pouco de cada um de vocês comigo, minha mochila de peregrina hoje é mais leve porque leva junto vocês, cada um.
Não vos deixo muita coisa eu sei, espero que de mim tenha ficado a fé que eu tenho, a fé em Deus, que nunca nos deixa só e pelo qual tudo vale a pena, até mesmo os maiores absurdos, como alguns que já tivemos de enfrentar (e que nos amadureceram um pouco mais certamente!) e a fé que tenho em vocês, coragem juventude, se vocês permanecerem firmes ninguém poderá nunca vos derrubar e vocês farão grandes coisas, maiores ainda do que já fizeram! Coragem, Aquele que caminha convosco é o Senhor, e se Ele está com vocês quem estará contra vocês? (Bom, um monte de gente, kkk, mas de nada servirá, porque o Senhor mesmo é o vosso escudo!) Tomem conta de vossos irmãos menores, transmitam a eles a fé que vos sustenta... são vocês os mais habilitados para evangeliza-los, não deixem que nenhum se perca pelo caminho. Cheiro, Deus vos abençoe e vos guarde, hoje e sempre. Vocês são demais e sinto muito orgulho de vocês, e tá bom porque de qualquer modo, quem terá paciência de ler tudo isso? kkk. Fui...

Nenhum comentário:

Postar um comentário