sábado, 22 de dezembro de 2012

Um ano de Sacerdócio do Pe. Oldack



Na noite de segunda (17/12) o  Pe. Oldack celebrou um ano de padre com uma Missa em ação de graças na Catedral.  Durante a missa todos se emocionaram com as palavras do padre que agradeceu a Deus pelo seu sacerdócio e ao povo de Serrinha pela parceria e apoio ao longo deste primeiro ano.
Com um sorriso e alegria que é próprio dele, o Pe. Oldack celebrou junto com o Pe. Evandro, Seminaristas e Ministros esse momento  especial para bendizer a Deus pelo dom da sua vocação.
Ao final da celebração foram feitas várias homenagens por parte dos paroquianos, e de seus familiares que também se fizeram presentes. O Pe. Evandro também ressaltou a importância do trabalho do Pe. Oldack na paróquia e destacou o trabalho de conjunto que os mesmos vem realizando na paróquia.

Após a celebração os agentes de pastorais organizaram uma pequena confraternização para brindar a data.


Que Deus abençoe o sacerdócio deste nosso querido padre!

Diocese de Serrinha celebra 7 anos de Caminhada





A Diocese de Serrinha celebrou 7 anos de caminhada e  Missão com uma Missa celebrada na Catedral com a presença de todos os Padres da Diocese , Religiosas, Seminaristas e todo o Povo de Deus que esteve presente.
Em sua homilia, D. Otorino relembrou sua trajetória desde que foi chamado a ser bispo e quando chegou a nossa Diocese. No final da celebração, O Pe. Elias fez memória de todo o processo que envolveu a criação da diocese, ressaltando a enorme contribuição do Pe. Nicasio e do Arcebispo D. Itamar Vian. Nesta oportunidade, foram elencadas ainda as ações que a Diocese desenvolveu ao longo de 7 anos, tais como: Ordenou 10 Padres, ordenou um bispo, criou algumas pastorais, construiu a nova sede da Escola Casa do Menor, hoje chamada de Centro Educacional Casa do Menor, reformou e ampliou o Palácio Episcopal, Construiu a Nova Cúria Diocesana e o Seminário Sagrada Familia. Também foi criada as pastorais carcerárias, universitária e a Caritas Diocesana.
Logo após a celebração os padres e as Religiosas foram convidados a se dirigirem ao Centro Diocesano Santa Tereza para uma reunião e confraternização.
Em 7 anos a Diocese de Serrinha passou por dificuldades, mas com certeza tem muito mais para agradecer a Deus e celebrar.

Vamos continuar a caminhada!


sábado, 15 de dezembro de 2012



CONVITE

Nós da Comunidade de Murici convidamos você e sua comunidade para participar conosco do Tríduo em louvor a Sagrada Família que será realizado do dia 27 a 29 de dezembro  de 2012 às 19h30min e para a Missa festiva de encerramento 30 de dezembro de 2012  às 17h.
Desde já agradecemos a sua presença.

PROGRAMAÇÃO

Tema Central: Sagrada Família: Exemplo de Fé.

Dia: 27/12- quinta-feira 19h30min 
Tema: Pelo Batismo recebemos a missão de evangelizar.
Dia 28/12- sexta-feira 19h30min 
Tema: Os desígnios de Deus sobre o matrimonio e a família.
Dia 29/12- sábado  19h30min 
Tema: Juventude: Força da comunidade.
Dia 30/12- domingo  17h
Missa Festiva “Sagrada Família”

Mutirão de confissões



No próximo dia 18/12 a partir das 17:00 a Paróquia da Catedral realizará mais um mutirão de confissões. A iniciativa se dará por estarmos no tempo do Advento, período em que somos convidados a preparar os corações para a vinda do Senhor. Na oportunidade haverá diversos padres para auxiliar nas confissões.
“Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas.”(lucas3,4ª)

Diocese de Serrinha completará 7 anos

  
No próximo dia 18 de dezembro a Diocese de Serrinha estará comemorando 7 anos de criação. Na oportunidade será celebrada uma Missa em Ação de Graças as 8: 00 da manhã na Catedral com a presença do Bispo D. Otorino e padres da Diocese. Todos estão convidados!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tríduo em louvor a Nossa Senhora de Guadalupe – Comunidade do Contorno


A Comunidade de Contorno tem imensa alegria de convidar a você e sua Comunidade para participar do Tríduo em louvor a sua Padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, nos dias 09, 10 e 11 de Dezembro deste ano, às 19h30min.
 TEMA CENTRAL
Na Escola de Maria, aprenderemos a caminhar pela fé.

Primeira Noite: 09/12/2012
Tema: A Fé fundamenta a nossa esperança e nos leva a assumir compromisso com o reino de Deus. (Hb 11, 1-5)

Segunda Noite: 10/12/2012
Tema: A família cristã é a grande ferramenta de Deus na transmissão da fé e dos valores cristãos. (Js 24,15b)

Terceira Noite: 11/12/201
Tema: Com Maria aprenderemos a dar passos na fé e a confiar na realização das promessas de Deus. (Lc 1, 34-38)

Missa Festiva no dia 12/12/12 às 19h30min.

Em nome de Nossa Senhora de Guadalupe, a comunidade de Contorno agradece a sua participação.

Colaboração: Thiago Rodrigues

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2º DOMINGO DO ADVENTO


O tempo do Advento  nos é apresentado como um tempo oportuno para preparar o nosso coração para que Deus se manifeste em sua plenitude na nossa vida e na vida da Santa Igreja. A vinda do Messias propicia a salvação de todo o gênero humano e nela se concretiza a manifestação definitiva de Deus. Jesus vem para nos mostrar como Ele foi constituído nosso Pai Celestial e vem nos dar uma prova cabal do seu amor para com toda a humanidade.
A Liturgia deste domingo gira toda ela em torno da Preparação para a Vinda do Senhor. Por isso todos nós somos chamados a crescer na altura de recebermos Deus. Mas neste nosso crescimento, a força que nos anima e nos envolve é o próprio fato de Deus se voltar para nós.
O Evangelho de hoje(cf. Lc 3,1-6) sublinha a volta do povo, oriundo do exílio da Babilônia. Um retorno festivo. Um retorno esperado. Um retorno aguardado e celebrado com grande festa pelo povo de Israel. Foi anunciado por Isaías o fim da escravidão do povo hebreu e o consequente retorno para a Terra Prometida.
Mas a libertação a que aduz a liturgia não é somente a libertação do povo enquanto nação é a nossa libertação do pecado e da morte. É a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado, da partilha contra o orgulho. Para que possamos esperar e receber o Senhor que Vem é necessário nos abandonarmos na misericórdia incessante de Deus.

Fonte:http://www.portalum.com.br/index

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Tempo do Advento


O Tempo do Advento é o ponto de partida do Ano Litúrgico: a espera do Messias. Os fiéis se preparam pela conversão para a celebração dessa vinda: “Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez… revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez” (Prefácio do Advento I).

Quatro domingos

Como todos os anos, o espírito do Advento é marcado pelo tema do encontro com o Salvador, que veio inaugurar a perspectiva final de nossa História (1º dom.) Celebramos a esperança de sua primeira vinda (2º e 3º), até o despontar de sua presença, na gravidez de Maria, cheia de graça (4º dom.). Nesta meditação, a liturgia evoca a renovação da História pela obra de Deus, citando os nomes novos que receberá Jerusalém – (1º e 3º domingos) e a grandeza que se realizará na pequena cidade de Belém (4º dom). O Advento deste ano revela o cunho “prático” do 3º evangelista, sobretudo no 3º domingo, que diz concretamente em que consiste, para cada classe social, a conversão ao Senhor que vem.
O ano de Lucas      
O ano C é o ano de Lucas, evangelista da “manifestação da bondade de Deus e de seu amor pela humanidade”(cf. Tt 3,4), evangelista dos pobres e dos pecadores, dos pagãos e dos valores humanísticos, como também das mulheres, especialmente, de Nossa Senhora. Seu evangelho faz de Jesus não apenas o Messias (Mc), o Mestre (Mt), mas o Fiel, que nos serve de modelo em nossa caminhada, o homem de oração, de ternura humana, de convivência fraterna, mas também o profeta por excelência, o novo Elias, o porta-voz credenciado do Altíssimo. Assim, o ano C será o ano da práxis cristã segundo o modelo de Cristo.


Fonte: www.franciscanos.org.br

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Paroquia da Catedral realiza mais uma Assembleia


No ultimo final de semana (01 e 02/12) foi realizada na paróquia da Catedral a Assembleia Paroquial, no Centro de Espiritualidade Santa Tereza na nossa cidade,  contando com a presença de mais ou menos 80 pessoas entre eles animadores, coordenadores de pastorais e movimento e alguns membros de comunidade, no  intuito de planejar o ano de 2013, e priorizar algumas atividades  urgentes e necessária a serem desenvolvidas no ano seguinte.
A assembleia iniciou-se com um momento forte de espiritualidade, a oração de abertura foi conduzida por Pe. Oldack e equipe, onde os participantes partilhavam as coisas boas que aconteceram na paróquia no ano em curso, ao encerrar o momento celebrativo Pe. Evandro fez a acolhida a todos, seguida com uma dinâmica de apresentação. Dando continuidade ao momento prosseguiu expondo a síntese do plano pastoral distribuídos em dimensões: Bíblica, Catequética, Missionaria, Litúrgica e Sócio transformadora, onde foram  apresentadas as respostas dos questionários enviados as comunidades, após a discursão foram divididos  grupos para analises, e possíveis sugestões  de propostas.
Nesse momento os participantes da assembleia deram um intervalo, em seguida promoveu-se uma noite cultural com trocas de lembranças e muita descontração, os padres presentearam a todos com um livro do Papa intitulado A Porta da Fé.
No domingo (dia 02/12) deu-se inicio com a celebração eucarística dando abertura ao ano litúrgico com o 1º domingo do advento, os padres durante a celebração enfocaram a temática dando a devido importância ao momento litúrgico vivido.
Após o café da manhã irmã Simone fez a plenária das respostas debatidas no dia anterior, formaram-se os mesmos grupos e foram escolhas as prioridades para o ano de 2013, priorizando a evangelização das famílias, (além das prioridades decidida na Assembleia Diocesana) não ficando definido como seria por em pratica tal prioridade, deixando a decisão em comum acordo, a ser definido no Conselho Paroquial. Foram passadas algumas informações de datas e eventos importantes que ocorrerá no próximo ano como, a chegada e a volta da cruz de Bom Jesus da lapa, formação sobre do ano da fé, o Dia Nacional da Juventude, a Jornada Mundial da juventude dentre outros assuntos.
Iniciou-se a parte da tarde com fotos em slides preparados pela PASCOM, mostrando a caminhada paroquial do ano 2012, em seguida Carina (pastoral familiar) apresentou a proposta do centro social cristã, e seus benefícios para pessoas mais carentes, cinco pessoas saíram de lá dispostos a ingressarem nesse novo projeto.
Pe Oldack direcionou o momento de fechar os calendários das pastorais, havendo alterações sempre que necessário, os padres fizeram as considerações finais convidando a todos a participarem da Oração Final.
Que o Espirito Santo, possa impulsionar a cada dos presentes na Assembleia  dando-lhes forças para em conjuntos realizarem o que foi planejado, esperando sempre que o ano de 2013 estejamos mais revigorados com presença de Deus em nossas vidas.





Fabrica de Velas do Seminário Sagrada Família

Seminarista Robson Batista

 Em entrevista a Equipe Pascom, o Seminarista Robson Batista contou sobre a fábrica de velas que o Seminário mantém.

PASCOM: Como começou o projeto da fábrica de velas?
Robson: Por iniciativa do Pe. Oldack que no tempo de Seminarista começou com fabricação própria, mas hoje somos nós que mantemos.
Pascom: E hoje como funciona a fabricação de velas?
Robson: A fábrica funciona no próprio Seminário,  que tem como objetivo obter lucro para despesas dos Seminaristas. Hoje vendemos para várias paróquias e até dioceses.
Pascom: Quem participa da fabricação?
Robson: Eu sou o coordenador juntamente com os 11 seminaristas de nosso Seminário.
Pascom: Que tipo de velas são fabricadas?
Robson: Todo tipo de vela, desde aquelas para eventos quanto a velas para Igrejas principalmente, inclusive velas perfumadas. Também fabricamos Círio pascal e velas para Coroa do Advento.
Pascom: Como adquirir?
Robson: Quem tiver interesse pode encomendar no próprio Seminário entrando em contato conosco ou fazer o pedido nas paróquias.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Assembleia da Paróquia da Catedral


A Paróquia da Catedral se prepara para realizar mais uma Assembleia Paroquial. Será nos dias 01 e 02 de Dezembro no Centro Santa Tereza. Esta,  será coordenada pelos Padres Evandro e Oldack e terá como objetivo traças metas e ações para o ano de 2013.
Desde já pedimos orações para que o Espirito Santo ilumine e conduza este grande momento de nossa Paróquia.


Fonte: Diocese de Serrinha

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Catedral Celebra Primeira Eucaristia


Na noite de domingo (25/11), a paróquia da Catedral celebrou a 1ª Eucaristia de crianças e adolescentes das Comunidades da Sede. A celebração que foi presidida pelos padres Oldack e Evandro, contou com uma numerosa presença de pais, catequistas e familiares das crianças e adolescentes.
Depois de terem se confessado na ultima sexta-feira(23/11), os catequizandos estavam ansiosos para o grande momento que seria receber pela primeira vez o corpo e sangue de Cristo. Após o momento da comunhão o padre Evandro convidou a todos a agradecer a Deus por aquele momento especial.A
Ao fin
Ao final da Celebração O padre Oldack parabenizou as crianças e pediu que todos reconhecessem e agradecessem o trabalho dos catequistas.

 Rezemos para que estas crianças continuem sua caminhada de fé.
Segue algumas fotos por comunidade:



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Festa de Cristo Rei


Acontece de 21 a 23/11 na Catedral  as 19:30, o Tríduo em louvor a Cristo Rei do Universo. Apesar de está  sendo preparado pelo Movimento do Apostolado da Oração, as celebrações serão conduzidas pelos Movimentos da RCC, Legião de Maria, Terço dos Homens, Mãe Rainha e Movimento Sacerdotal Mariano. Todas as comunidades, Grupos Pastorais e Movimentos são convidados a participar.

Vamos todos louvar a Cristo Rei do Universo!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Crianças e adolescentes se preparam para realizarem a Primeira Eucaristia



Na tarde de ontem (terça-feira 20/11) catequistas das comunidades reuniram crianças e adolescentes  na igreja da catedral para realizarem mutirão de confissão, em virtude da Premira Eucaristia que se realizará no próximo domingo (25/11) as 20:00hs, as confissões foram realizadas pelos padres Evandro e Oldack.

Esse momento se torna de fundamental importância, para cada criança e adolescente, que pela primeira vez deseja receber Cristo na eucaristia. Sentir-se perdoando por Deus e receber a eucaristia é o primeiro passo para começar sua iniciação cristã fundamentada na fé e nos princípios da nossa Santa amada igreja.












terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


Muito se discute nos dias atuais o lugar do Negro na sociedade, desde 2003 esta discussão tem ganhado espaço em virtude da lei  10.639, de 9 de janeiro que  instituiu o 20 de novembro  como a data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e particulares.
Sabemos que o preconceito existe, e é inevitável não nos questionarmos, Será que há o que se comemorar? Essa é uma questão que vale uma reflexão. Se não há o que se comemorar há o que se rememorar e dizer que a luta dos negros por condições dignas de existência deve continuar no Brasil por muitos e muitos anos e essa data serve como um símbolo para que reflitamos sobre a questão senão todos os dias, pelo menos no  20 de novembro.
Pensando em toda essa problemática a igreja trabalha com a Pastoral Afro-brasileira que  surge como consequência de um longo processo de conscientização e militância de gerações de negros e negras, que assumem viver sua fé e a negritude. Na Igreja do Brasil, surge como consequência de longo processo pós conciliar de conscientização e militância de gerações de negros no interior da Igreja.
A preocupação com o povo Negro Católico brasileiro, é algo que vem de longa data, especialmente a partir das conclusões do Concílio Vaticano II, que apresentou a imagem de Igreja Povo de Deus, seguidas pelos Documentos Latino- Americanos (Medellin, Puebla, Santo Domingo) e os pronunciamentos do Papa João Paulo II. Ressaltam eles, a opção preferencial da Igreja pelos pobres, considerados em sua condição de excluídos de cidadania plena e na importância de seus valores culturais e religiosos, no processo de renovação e enculturação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Conselho Pastoral Paroquial




A Paróquia da Catedral reuniu neste domingo (18/11) todos os animadores da cidade e da Zona Rural, Coordenadores de Pastoral e Movimentos e  Irmãs de São José , em mais uma Reunião do Conselho Paroquial.  O encontro que acontece a cada dois meses no Salão da cúria Diocesana, foi mais uma oportunidade de Formação, informação e planejamento dos trabalhos paroquiais. Na oportunidade, o Pe. Oldack dirigiu  a todos uma palestra sobre o Concilio Vaticano II, destacando seus principais aspectos e refletindo sobre o impacto do Concilio na Vida da Igreja, e de forma especial na liturgia. Após a palestra, o Pe. Evandro passou diversos informes aos presentes, bem como deu orientações sobre a Assembleia Paroquial. O Conselho foi encerrado as 16h com a entrega de material para Coleta do Advento e distribuição de Jornais.
Todos mais uma vez saíram da reunião conscientes de que “O Conselho de Pastoral Paroquial é uma oportunidade de vivenciar na prática a chamada Igreja-Participação e Comunhão”.




Missa de Profissão Religiosa

No último sábado foi realizada na Catedral de Santana os  primeiros votos  da profissão religiosa de Maria Ozélia. A celebração eucarística  foi presidida por Pe. Evandro com a presença dos padres Alexandre, Ademir e Geraldo de Contagem (Minas Gerais.)
O evangelho foi proclamado por Pe Alexandre, logo em seguida a jovem fez o pedido de sua consagração. Pe. Evandro prosseguiu com a homilia fazendo uma breve reflexão sobre as leituras, nos alertando a estarmos sempre vigilantes para que a vinda de Cristo não nos surpreenda, vivendo a fé esperança e caridade, com uma vida fundamentada na igreja.
Dando seguimento, a homilia foi direcionada a Profissão Religiosa. Acrescentou dizendo que contemplar a vida religiosa é um gesto sublime de viver a palavra de Deus e ressaltou afirmando que Deus tem um plano para cada um de nós. Resumiu o instante vivido em dois momentos: primeiro a consagração com os votos de pobreza castidade e obediência. E o segundo as regras de vida que terá de agora em diante, finalizou pedido que rezemos por Ozelia e as Irmãs Operarias que a cada dia possam continuar a tecer os sonhos de Deus.
A celebração deu continuidade com o momento  da consagração e a entrega dos elementos que caracterizam a vida e o carisma vivido palas irmãs Operarias da Santa Casa de Nazaré. Ao final da santa missa foram feitas homenagem e agradecimentos.
Que Deus lhe de forças para viver sua vocação, lembrando-se sempre que...

“É preciso subir a Deus, não a um Deus que está nas nuvens, mas um Deus que vive no meio do povo, que se interessa pelo povo”.
                                              (Santo Arcângelo Tadini)