Foto: Mércia Silva |
A atividade do dia iniciou às 6h com a caminhada de Santana para a Comunidade Bomba. Na sexta noite da novena, a celebração foi presidida pelo Padre Marcio Martins da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Euclides da Cunha, e teve como tema "Catequizar é fazer ecoar o Evangelho da alegria", tendo como homenageados as comunidades do Núcleo III- Rural, a Pastoral da Catequese e Infância Missionária, Feirantes e profissionais liberais.
Na homilia, Padre Marcio destacou que diante o tema da noite somos convocados a falar com nosso coração diante da presença de Deus e o nosso compromisso como Cristãos deve nascer e brotar profundamente no coração. Com isso, celebramos a memória de Santa Maria Madalena aquela que soube diante da presença do Senhor também deixar ser cativada e ser preenchida pela presença do Cristo e dessa forma anunciar e proclamar com alegria o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.
Sobre o tema, o Padre pontou que, para muitos, catequizar se resume a uma vida de catequese em que a criança na sua fase inicial do conhecimento religioso por ali se adentra e para. Mas com contrário “catequizar é viver verdadeiramente a nossa vida cristã todos os dias”, afirmou Padre Marcio Martins.
Questionou ainda se nós cristãos católicos deixarmos de catequizar, de anunciar a Palavra de Deus, quem vai dizer? Lembra que não é fácil o compromisso de catequizar em outros espaços, mas devemos adentrar e buscar a certeza de que não estamos sozinhos, que Deus se faz presente na nossa vida.
Após a celebração eucarística, a quermesse da sexta noite da novena teve como apresentação da Orquestra Sanfônica que apresentou um repertório de músicas regionais e os grandes sucessos de Luiz Gonzaga no palco principal instalado em frente à Catedral.
Foto: Mércia Silva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário