terça-feira, 29 de julho de 2014

Exclusivo: Padre Evandro se despede da Paróquia da Catedral de Senhora Santana em Serrinha


Página pessoal do Padre Evandro



Em sua conta pessoal no Facebook, o Padre Evandro Andrade anunciou que não será mais o Administrador da Paróquia da Catedral de Senhora Santana. Confirma abaixo a carta aberta a comunidade:

Meu querido povo da Paróquia da Catedral Senhora Santana,
Na missa dessa noite nosso Bispo Dom Ottorino Assolari anunciou a minha transferência para a Paróquia São João Batista de Barrocas. Essa transferência responde a minha necessidade pessoal, uma vez que minhas médicas já vêm há um tempo insistindo que eu preciso "desacelerar" para concluir meu tratamento e, ao mesmo tempo, responder a uma necessidade da nossa diocese, com a saída do Pe. Márcio de Barrocas - Ba. Devo confessar-lhes que, embora justificada, a aceitação dessa mudança não tem sido tão fácil. Serrinha é minha casa e vocês são o meu povo e deixar nossa casa dói. Com vocês eu aprendi a ser padre, pastor, pai... Aqui encontrei amigos e filhos. Como já disse outras vezes: eu não sei ser padre fora de Serrinha. Agora terei que aprender. Vocês festejaram comigo os momentos mais significativos de minha caminhada vocacional e me sustentaram na hora da mais profunda dor. Seus rostos, atitudes, palavras estão encravados em minha alma e isso não há quem tire. Nenhuma palavra seria suficiente para externar o turbilhão de sentimentos presentes em mim. Só faço um pedido a vocês: cuidem do Pe. Ruthberg Pereira e, mesmo em outra cidade, não me abandonem. Porém, como diz o poeta "quem ama parte e deixa partir". É hora de lançar as redes em outros mares... Ao povo de Barrocas já posso garantir: fiquem tranquilos, pois nem por um instante faltará a vocês um amor de pastor. Estou chegando para cultivarmos juntos a civilização do amor. Rezem por mim!

Serrinha-BA, 28 de julho de 2014
Padre Evandro Andrade

Paróquia da Catedral festeja a padroeira de Serrinha, Senhora Santana

Foto: Thiago Rodrigues
No sábado, 26 de julho, feriado municipal, o povo serrinhense lotou a Catedral para festejar a padroeira do município, Senhora Santana.

Celebração presidida pelo Bispo diocesano Dom Ottorino Assolari, a liturgia convidou a assembleia a entrar no clima de fé e devoção pelo encerramento do novenário com grande festa.

A expectativa dos fiéis estava voltada para a tradicional mensagem que Dom Ottorino dirige aos paroquianos e diocesanos sobre algum tema espiritual e social que, em sua homilia, o abordou o sínodo diocesano, a situação vocacional, a reforma da Catedral, e a questão da saúde no município de Serrinha.

Sobre os primeiros resultados dos dados coletados nas paróquias como parte das atividades do Sínodo Diocesano, Ottorino lamentou que apesar da maioria dos cidadãos se declararem católicos, cada vez mais os fiéis se colocam a margem de Deus e da Igreja se tornando alvos fáceis dos mercantes de religião e dos produtos imorais apresentados como caminhos de emancipação e libertação.

Demonstrou preocupação com relação aos problemas referente aos sacramentos da Igreja, a exemplo do matrimonio onde “os casados na Igreja são bem menos do que os conviventes. Os problemas relativos ao matrimônio que se arrastam entre nós, tais como a convivência, o divórcio, a separação, o aborto, as uniões homoafetivas, representam uma derrota da dignidade humana mesmo que sejam amparadas pelas leis civis que não bastam para garantir os comportamentos virtuosos. As leis são feitas para garantir a ordem. Mas como nos lembra São Paulo, o homem é justificado não pela Lei, mas pela fé em Cristo”, exclamou o Bispo.

Se referindo ao problema da saúde: “Com a saúde não se brinca, mas aqui se costuma brincar com a saúde de quem não tem planos e não tem recursos. É uma vergonha ter que recorrer a políticos para um servido que é devido e que deveria ser oferecido com a maior presteza e com a competência necessária. Eu pergunto: onde está o programa Mais Saúde, direito de todos, tão bonito no papel e tão falho na prática? A letra “s” de saúde deve ser letra maiúscula como os nomes próprios para expressar a importância e a dignidade da palavra. Em nossas cidades daqui da região, mesmo com algumas diferenças positiva, a saúde nem letra minúscula tem!” denunciou o bispo.

No final da homilia, suplicou a Senhora Santana que cada vez mais apresente ao seu rebanho Jesus como caminho, verdade e vida.

Foto: Thiago Rodrigues

Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM 
Fotos Thiago Rodrigues - https://www.facebook.com/thiagoigrejaviva?fref=ts

Nona noite da Novena em louvor a Senhora Sant’Ana destaca tema sobre juventude

Foto: Mércia Silva
A noite da sexta-feira, dia 25 de julho, destacou o tema “Juventude e Missão: Jovens evangelizando jovens”.

Ainda da manhã dessa sexta-feira, a programação seguiu com a tradicional caminhada de Sant’Ana as 6h da manhã seguindo com a Santa Missa às 19:30 que foi presidida pelo Pe. Téofanes que ajudou aos presentes a refletir sobre este chamativo e importante tema.

Em sua homilia, Padre Téofanes destacou que os jovens são responsáveis em pregar o evangelho a toda a humanidade, mas admite o desafio da Igreja em evangelizar nesta nova realidade onde as redes sociais são as novas praças em que a palavra de Deus precisa ser anunciada.

A nona noite novenário teve como homenageados o núcleo IV – Urbano, a Pastoral da Juventude, Coroinhas e o SAV (Serviço de animação vocacional) que vem exercendo um trabalho importantíssimo de alimentar o discernimento para novas vocações além dos motoristas e motociclistas em comemoração ao dia de São Cristóvão, seu padroeiro. 

Após a celebração, a noite encerrou-se com um divertido e animado leilão. Fotografias do novenário de Senhora Santana você acompanha no seguinte endereço: https://www.facebook.com/thiagoigrejaviva?fref=ts

Por Thiago Rodrigues – Redação da PASCOM

Sétima noite do novenário de Santana abordou o tema família

Foto: Mércia Silva

Com o sentimento de fé renovada, o povo serrinhense lotou a Catedral de Santana no dia 23 de Julho para render graças na sétima noite da festa da excelsa padroeira.

Com o tema “Família Católica: protagonista da Evangelização”, a missa foi presidida pelo Padre Enivaldo e teve como homenageados o Núcleo III – Urbano, Pastoral do Dízimo e Ministro dos Enfermos, Professores e Estudantes.

Ao canto “a nós descei divina luz” o padre destacou em sua homilia que a leitura ajuda a entender como Deus nos conhece e cuida de nós. 

Afirmou que a família é o lugar da santidade que também começa na nossa família e que Deus nos contratou para darmos testemunho da sua Palavra por meio da fé e por meio da Evangelização: “se nós que somos cristãos, que somos católicos, e a palavra ‘católico’ significa ‘eu creio’, eu creio que eu posso ser uma família diferente, não para ser melhor, mas para viver melhor’, e é por esse acreditar que a Palavra vai nos conduzir com a santidade”, disse o padre.

Ao final da celebração, o padre Evandro agradeceu a todos e convidou a assembleia para o grande dia em que mais demonstramos a fé em Deus pela intercessão de Senhora Santana participando de toda a programação dos próximos dias da novena dedicados a ela.

Por Mércia Silva - Redação da PASCOM

Devoção e fé marcaram a sexta noite da Novena a Senhora Sant’Ana na Paróquia da Catedral

Foto: Mércia Silva
Devoção e fé marcam a noite de terça-feira, 22 de Julho, da Novena de Senhora Sant’Ana na Catedral localizada na Praça Miguel Carneiro em Serrinha.

A atividade do dia iniciou às 6h com a caminhada de Santana para a Comunidade Bomba. Na sexta noite da novena, a celebração foi presidida pelo Padre Marcio Martins da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Euclides da Cunha, e teve como tema "Catequizar é fazer ecoar o Evangelho da alegria", tendo como homenageados as comunidades do Núcleo III- Rural, a Pastoral da Catequese e Infância Missionária, Feirantes e profissionais liberais.

Na homilia, Padre Marcio destacou que diante o tema da noite somos convocados a falar com nosso coração diante da presença de Deus e o nosso compromisso como Cristãos deve nascer e brotar profundamente no coração. Com isso, celebramos a memória de Santa Maria Madalena aquela que soube diante da presença do Senhor também deixar ser cativada e ser preenchida pela presença do Cristo e dessa forma anunciar e proclamar com alegria o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

Sobre o tema, o Padre pontou que, para muitos, catequizar se resume a uma vida de catequese em que a criança na sua fase inicial do conhecimento religioso por ali se adentra e para. Mas com contrário “catequizar é viver verdadeiramente a nossa vida cristã todos os dias”, afirmou Padre Marcio Martins.

Questionou ainda se nós cristãos católicos deixarmos de catequizar, de anunciar a Palavra de Deus, quem vai dizer? Lembra que não é fácil o compromisso de catequizar em outros espaços, mas devemos adentrar e buscar a certeza de que não estamos sozinhos, que Deus se faz presente na nossa vida.

Após a celebração eucarística, a quermesse da sexta noite da novena teve como apresentação da Orquestra Sanfônica que apresentou um repertório de músicas regionais e os grandes sucessos de Luiz Gonzaga no palco principal instalado em frente à Catedral.


Foto: Mércia Silva

Foto: Mércia Silva

Por Mércia Silva – Redação da PASCOM

Liturgia é tema da quinta noite do novenário de Santana 2014

Foto: Thiago Rodrigues
O quinto dia do novenário em preparação a Festa de Senhora Sant’Ana, iniciou às 6h com a Caminhada de Sant’Ana com destino a Comunidade Colina da Santa e às 19h30min a quinta noite do novenário. 


A Paróquia da Catedral acolheu nesta noite do dia 21 de Julho o Pe. Adelson Nascimento, Paróquia Santa Luzia em Santa Luz, que presidiu a celebração refletindo o tema “Liturgia: instrumento privilegiado de evangelização”. O Pe. Evandro Andrade acolheu a todos os presentes, de modo particular, os homenageados da noite: Núcleo II- Rural, Pastoral Litúrgica e Ministros da Eucaristia Funcionários Públicos e Garis.



O padre Adelson iniciou sua homilia afirmando que a Igreja, em especial a Catedral, convida para refletir este tema a fim de pensar no ambiente litúrgico, enquanto uma ação evangelizadora para que as pessoas se tornem anunciadores da Palavra do Senhor e para que uma liturgia seja bem celebrada é preciso uma preparação, sentar, estudar, estar juntos para assim poder ver a liturgia acontecer bem e destacou: “não é algo que se faz para aparecer, mas é para mostrar atividade, para mostrar o quanto Deus é importante na nossa vida, por isso que tem que ser perfeita”.

Ressaltou que o tema traz outro convite, a ação evangelizadora, porque depois de preparada, e preenchidos com a graça do Senhor, o cristão é convidado a sair para anunciar a Palavra de Deus em todos os cantos e destacou a exortação apostólica “A alegria do Evangelho”, escrita pelo Papa Francisco, que convida a viver e a anunciar a Boa Nova como vida continuada.

No final da celebração o Pe. Evandro agradeceu aos fiéis participaram da celebração, de maneira especial, os homenageados da noite e ao Pe. Adelson Nascimento convidado a celebrar a quinta noite do novenário. Convidou os paroquianos a assumirem o compromisso de participar do novenário e agradeceu as comunidades que acolhem a Imagem de Santana com a procissão todos os dias pela manhã. Após o encerramento do novenário, a quermesse contou com uma atração cultural.

Por Mércia Silva - Redação da PASCOM
Fotos: Thiago Silva - https://www.facebook.com/thiagoigrejaviva?fref=ts

Quarta noite do novenário de Santana é celebrada com Missa de Cura e Libertação

Foto: Thiago Rodrigues

No último domingo, 20 de julho, a quarta noite do novenário de Santana, que teve como tema: “Pelos sacramentos edificamos a Igreja viva que somos nós”, e homenageados o Núcleo I – Urbano, Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Poderes executivos, Legislativo e Judiciário, foi marcada por um momento especial para os fiéis paroquianos. 

Este ano, a novidade foi a celebração da Missa de Cura e Libertação presidida pelo Bispo da Diocese de Serrinha Dom Ottorino Assolari que iniciou a homilia fazendo o seguinte questionamento: “como fazer para expulsar o mal? Como fazer para extirpar algo que está em nós?”

Ottorino apontou como solução para enfrentar estes e outros problemas os sacramentos da fé cristã, tema da quarta noite do novenário, e convidou os fiéis a serem verdadeiras igreja viva: “Nós somos à Igreja viva! É bonito quanto a Igreja é lotada, quando a pessoa vem rezar, esta é a igreja verdadeira. Mas para vivermos como uma igreja viva, pessoas que vivem a graça batismal, precisa de algo concreto. E nós sabemos que é a vida sacramental!” 

Sobre o batismo, lamentou que os pais deixem seus filhos sem serem batizados nos primeiros anos de vida e convidou os fiéis a entenderem o sentido do Batismo para a vida cristã. E para confirmar o batismo, exortou a Crisma como possibilidade de entender, confirmar e assumir a maturidade da fé e apontou os dados coletados nas primeiras etapas do Sínodo Diocesano que mostra o crescimento positivo da procura por esse sacramento.

Outro sacramento da iniciação cristã é a Eucaristia “que nos dá força, alegria, coragem para enfrentar a vida”, destacou o Bispo Diocesano a fim de enfatizar a importância da partilha e da comunhão no convívio social.

Quanto ao sacramento do Matrimonio, Ottorino fez uma distinção entre casar na Igreja e no civil ou meramente conviver: “Casar na Igreja significa que os dois, aqui, na frente do ministro, mas diante de Deus, assumem o compromisso da fidelidade, do amor mutuo igual a união de Cristo com a Igreja!”, destacou o Bispo Diocesano.

Por fim, Dom Ottorino refletiu sobre o sacramento da Confissão e da Extrema Unção e afirmou que “sem os sacramentos não estaremos construindo uma igreja viva!”.A quermesse da quarta noite do novenário ficou por conta da animação da Banda Agnus.




Por Fernando Nunes – Redação da PASCOM

domingo, 20 de julho de 2014

Paróquia da Catedral celebra o terceiro dia do Novenário a Senhora Sant’Ana

Foto: Thiago Rodrigues
O terceiro dia da Festa de Senhora Sant’Ana, iniciou às 6h com a Caminhada de Sant’Ana para a Comunidade Cruzeiro e às 19h30min a terceira noite do novenário. A Paróquia da Catedral acolheu nesta noite do dia 19 de Julho (sábado) o Frei Gerson que presidiu a celebração, refletindo o tema “Evangelizar é difundir o perfume do encontro e da presença do Senhor”. O Pe. Evandro Andrade acolheu a todos os presentes, de modo particular, os homenageados da noite: Núcleo I- Urbano, Legião de Maria, Mãe Rainha, Terço dos Homens, Poderes executivo, legislativo e judiciário.

Em sua homilia o Frei refletiu sobre a mensagem das leituras e do evangelho destacando que hoje vivemos em uma sociedade onde em alguns momentos temos a impressão que o mal está permanecendo mais do que o bem. Mas o mal só vence o bem quando nós o deixamos vencer, mas dentro de nós existe uma força muito poderosa que é o amor, dentro de nós habita o Espírito Santo de Deus, portanto “se deixarmos agir o amor, se nós deixarmos agir o espírito de Deus que habita em nós, com certeza o mal não irá vencer”, afirma. Pontua que como Cristãos somos além de convidados, somos obrigados a praticar a justiça e viver no amor. Diz ainda que, “o amor é a essência do ser Cristão”, contudo não pode ser Cristão quem pratica a injustiça.

Frei Gerson fez uma breve reflexão sobre o tema da noite lembrando-se do que diz o Papa Francisco, que todo Cristão deve ser feliz, pois temos Deus no coração. Por isso, devemos viver felizes porque Cristo habita em nossos corações e evangelizar é difundir o perfume do amor de Deus, onde você esteja seja. E por fim destacou que nesta festa “Somos convidados a levar aos quatro cantos desta cidade esse perfume de Deus”, e assim fazendo pequenas coisas se evangeliza e exala o perfume de Deus, esta é a nossa missão como Cristãos.

No final da celebração o Pe. Ruthberg agradeceu mais uma vez a todos que participaram da celebração, de maneira especial os homenageados da noite e o Frei Gerson convidado a celebrar esta noite. Lembrou do compromisso de estarmos participando do novenário, das comunidades que acolhem a Imagem de Santana com procissão todos os dias pela manhã. A noite se encerrou com todos se divertindo na quermesse e rematando os Leilões.

Foto: Thiago Rodrigues

Por Mércia Silva - Redação da PASCOM

2ª Noite do Novenário em louvor a Senhora Santana

Foto: Mércia Silva
Foi com o tema “Paróquia da Catedral unida para a Nova Evangelização que o Pe. Alexandre Aquino presidiu a segunda noite do novenário em louvor a nossa Padroeira Senhora Santana nesta sexta-feira dia (18/07/2014). Ele iniciou sua reflexão com uma musica que diz: ‘ Nova Evangelização, vem convocar a conversão”. Boa Nova. 

A seguir continuou lembrando a todos que “A Nova Evangelização deve ser um estudo permanente de graça” e que a Paróquia da Catedral deve ser capaz de dar uma resposta a tantas situações e desafios que a nossa Igreja enfrenta nos dias de hoje. Essa Igreja somos nós, povos de Deus chamados a ser uma Igreja Sinodal onde precisamos ser verdadeiros missionários, ir ao encontro do outro, trazer para o nosso meio, atrair estas pessoas e ser um espaço aberto para acolher a todos sem discriminação. Para finalizar disse ainda: A paróquia da Catedral precisa ser Samaritana que vai curando as feridas deste povo sofrido. Que Senhora Santana abençoe a todos.

No final da celebração o Padre Evandro fez os agradecimentos aos homenageados desta noite: Núcleo I - Rural, Pastoral da Criança, Caritas e Apostolado da Oração /Profissionais de Saúde . Lembrando que a noite de amanhã teremos como tema: Evangelizar é difundir o perfume do encontro e da presença do senhor.

Por Angelina Araújo - Redação da Pastoral da Comunicação - PASCOM

Paróquia da Catedral inicia novenário de Santana em Serrinha


Fonte: Erika Luz


Fé, devoção e alegria. Estes foram os sentimentos percebidos na noite de quinta-feira, 17 de julho, na abertura da novena de Senhora Santana na Catedral localizada na Praça Miguel Carneiro em Serrinha.

Apesar do cancelamento do Fogaréu de Santana devido as chuvas durante todo o dia, os fiéis lotaram a Catedral de Senhora Santana para festa a padroeira do município de Serrinha. 

Presidida pelo Bispo da Diocese de Serrinha, Dom Ottorino Assolari, a primeira noite da novena teve como tema "Por uma Igreja Sinodal: caminhamos juntos no anúncio do Evangelho", tendo como homenageados os animadores, a Pastoral da Comunicação - PASCOM, Pastoral Carcerária, Renovação Carismática Católica - RCC, Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal.

Na homilia, Dom Ottorino agradeceu ao Padre Evandro e Padre Gugu, assim como, aos agentes de pastorais e movimentos e demais colaboradores pela organização da novena e destacou o exemplo de fé e serviço a Deus e a Igreja do Beato Inácio de Azevedo, missionário jesuíta que esteve no Brasil no século XVI, em ocasião ao tempo sinodal vivido pela Diocese de Serrinha.

Sobre o tema da primeira noite: Todos nós somos chamados a caminhar juntos com a igreja, junto com o Santo Padre, junto com os nossos irmãos para testemunhar a nossa fé porque a falta de comunhão, a falta da fraternidade impede o encontro com Cristo e não testemunhamos os valores da fé!" exclamou o Bispo Diocesano.

Após falar da estruturação da Igreja Católica na Bahia, lamentou que muitos fiéis tenham se afastado da Palavra de Deus e destacou o papel do leigo no exercício da vocação específica na Igreja: "Os leigos, que são maioria na Igreja, devem fazer, juntos com os nossos pastores, presbíteros, diáconos, religiosos e religiosas para transformar a realidade do mundo, da família e da sociedade e assumir as demais vocações particulares. E as mulheres devem se espelhar no exemplo de Maria para resgatar os valores da família", palavras de Dom Ottorino.

Por fim, destacou o papel dos jovens e dos idosos na Igreja e na sociedade, conforme exortação do Papa Francisco, a fim de exercer uma leitura dos sinais dos tempos e aproveitar as potencialidades que ambas as categoriais dispõem para construir uma sociedade mais justa.

Após a celebração eucarística, o cantor Isaías Moreno apresentou um repertório de músicas da MPB e regionais, no palco principal instalado em frente a  Catedral, na quermesse da primeira noite da novena.

Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM

4 regras de ouro para educar os filhos sobre sexualidade

father and son
Educar os filhos em aspectos relativos à afetividade e à sexualidade não deve se tornar uma carga pesada e difícil, mas sim uma ocasião de desfrutar da vida familiar e enriquecer a vida cotidiana. Os pais de família são os primeiros e principais educadores de seus filhos também nesses temas.


Os especialistas falam de quatro critérios principais que devem ser levados em consideração na educação no campo da sexualidade.

Confira a seguir: http://noticiascatolicas.com.br/4-regras-de-ouro-para-educar-os-filhos-sobre-sexualidade.html#sthash.bC4AlnN0.dpuf


Fonte: Notícias Católicas

Papa: "A violência se vence com a paz"


RealAudioMP3 
Cidade do Vaticano (RV) - Após a oração mariana do Angelus deste domingo, o Papa Francisco fez o seguinte apelo: 

"Recebi com preocupação as notícias que chegam das comunidades cristãs de Mossul, no Iraque, e outras partes do Oriente Médio, onde essas comunidades, desde o início do Cristianismo, viveram com seus cidadãos oferecendo uma contribuição significativa para o bem da sociedade. Hoje são perseguidas. Os nossos irmãos são perseguidos, são expulsos, devem deixar suas casas sem ter a possibilidade de levar nada consigo. Asseguro a estas famílias e a estas pessoas a minha proximidade e oração constante. Queridos irmãos e irmãs tão perseguidos, eu sei o quanto vocês sofrem. Eu sei que vocês são despojados de tudo. Estou com vocês na fé Naquele que venceu o mal."

O pontífice pediu aos fiéis reunidos na Praça São Pedro e aos que acompanhavam o Angelus de suas casas para fazerem um momento de oração silenciosa pelos cristãos perseguidos e a perseverarem na oração pelas situações de tensão e conflito que persistem em várias partes do mundo, especialmente no Oriente Médio e na Ucrânia. 

"Que o Deus da paz desperte o desejo autêntico de diálogo e reconciliação. A violência não pode ser vencida com a violência. A violência se vence com a paz", disse o pontífice, que pediu aos fiéis para rezarem também por ele.

Por Rádio Vaticano 

Mensagem de Dom Itamar Vian em ocasião ao dia do amigo


AMIGO É UM TESOURO


Nos últimos anos surgiram datas alusivas aos mais diferentes acontecimentos e formas de relacionamento humano. Além de festas religiosas, temos festas sociais. E hoje são tantos os dias de festejar alguma coisa que muitos passam até despercebidos. Entre eles está o Dia do Amigo, 20 de julho.

VOCÊ tem muitos amigos? Quais são seus verdadeiros amigos e amigas? A amizade surge na vida da gente em momentos até inesperados: numa viagem, num comércio, numa fila de hospital ou num momento de dor, de acidente, de morte ou de grande necessidade.

A AMIZADE exige certa forma de igualdade, de maturidade e de reciprocidade. A amizade se baseia na confiança mútua; faz os amigos se abrirem um ao outro, comunicando seus mais íntimos pensamentos. Os amigos não têm segredos um para o outro. Eles partilham dores e alegrias. Eles se entendem, se aceitam como são. Os amigos se inspiram e se estimulam mutuamente a crescerem.


RESGATAR o sentido da amizade é um dos grandes desafios da vida humana. A amizade, hoje, volta a ser a aspiração mais forte do coração humano. Certamente, o dom da amizade é o mais necessário para que se crie uma nova humanidade. Ter um amigo - seja para estudar, brincar, conversar, cantar ou chorar - é ter a certeza de que temos alguém ao nosso lado, sem interesses. É ter uma pessoa compreensível e verdadeira. Dividir com os amigos as alegrias e tristezas é a prova maior de que a amizade é sincera.

O LIVRO do Eclesiástico apresenta o amigo como um presente de Deus: "O amigo fiel é proteção poderosa, e quem o encontrar terá encontrado um tesouro. Amigo fiel não tem preço, e seu valor é incalculável. Amigo fiel é remédio que cura e os que temem o Senhor o encontrarão. Quem teme o Senhor tem amigos verdadeiros, pois tal e qual ele é, assim será o seu amigo" (6, 14-17).

JESUS nos chama de amigos: "Não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi do Pai" (Jo 15,15). Jesus estabelece uma nova relação com seus discípulos. Não uma relação de submissão, de executar ordens, mas de amigos, de irmãos. Ter um amigo é jamais sentir-se só. É ter um tesouro. Jesus é nosso amigo!



Fonte: Arquidiocese de Feira de Santana

Encontro de Comunicadores da Pascom


No dia 02 de agosto (Sábado), a partir das 8 horas da manhã, será realizado no Auditório do Colégio Santo Antônio, o Encontro de Comunicadores da Pascom, com a presença do Arcebispo Dom Itamar Vian. 

O evento terá como tema "Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro" - Papa Francisco. Esse encontro destina-se à todos os membros da Pastoral da Comunicação em suas paróquias, que ajudam no site, jornal, rádio, etc. Também para aqueles que estão começando, ou simplesmente interessados no assunto. 

Contamos com sua presença! Qualquer duvida, entre em contato com Robson Miranda, Coordenador Arquidiocesano da Pascom, (75) 9134-8888 e 8156- 3666. Este evento é uma realização da Arquidiocese de Feira de Santana, Rádio Sociedade de Feira de Santana e RRC - Rede de Rádio e Comunicação.

Por Arquidiocese de Feira de Santana

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Confira a programação da Novena de Senhora Santana 2014

COM SENHORA SANTANA ANUNCIAMOS
A ALEGRIA DO EVANGELHO

DIA
TEMA
HOMENAGEADOS
1ª NOITE
(17 de julho)
Quinta-feira
Por uma Igreja sinodal: caminhamos juntos no anúncio do Evangelho
- Animadores
- Pascom,  Past. Carcerária e RCC
- Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal
2ª NOITE
(18 de julho)
Sexta-feira
Paróquia da Catedral unida para a Nova Evangelização
- Núcleo I – Rural
- Past. Da Criança, Cáritas e Apostolado da Oração
- Profissionais de saúde
3ª NOITE
(19 de julho)
Sábado
Evangelizar é difundir o perfume do encontro e da presença do Senhor
- Núcleo I – Urbano
- Legião de Maria, Mãe Rainha e Terço com os Homens
- Poderes executivo, legislativo e judiciário
4ª NOITE
(20 de julho)
Domingo
Pelos Sacramentos edificamos a Igreja viva que somos nós
- Núcleo II – Urbano
- Past. Do Batismo e Shalom
- Comerciantes e comerciários
5ª NOITE
(21 de julho)
Segunda-feira
Liturgia: instrumento privilegiado de evangelização
- Núcleo II – Rural
- Past. Litúrgica e Ministros da Eucaristia
- Funcionários públicos e garis
6ª NOITE
(22 de julho)
Terça-feira
Catequizar é fazer ecoar o Evangelho da alegria
- Núcleo III – Rural
- Catequese e Infância missionária
- Feirantes e profissionais liberais
7ª NOITE
(23 de julho)
Quarta-feira
Família Católica: protagonista da Evangelização
- Núcleo III – Urbano
- P. Familiar e ECC
- Sindicatos e associações
8ª NOITE
(24 de julho)
Quinta-feira
Dízimo: resposta à fidelidade de Deus
- Núcleo IV – Urbano
- Past. do Dízimo e Ministro dos enfermos
- Taxistas e mototaxistas
9ª NOITE
(25 de julho)
Sexta-feira
Juventude e missão: jovens evangelizando jovens
- Núcleo IV – Rural
- Past. Da Juventude, Coroinhas e SAV
- Professores e estudantes


Dia da Festa (26/07 – Sábado)
10h Missa Solene: Dom Ottorino Assolari
16h Segunda Missa: Pe. Oldack Filho
17h Procissão

19h Show de encerramento

Paróquia da Catedral celebra missa de envio das comissões para a Festa de Senhora Sant’Ana

Foto: Erika Luz
Na noite de sexta-feira (11/07) aconteceu no Centro de Evangelização João Paulo II a missa de envio das comissões para a Festa de Senhora Sant’Ana que se iniciará no dia 17 de julho de 2014. Estiveram presentes os os representantes e membros das comissões, o Padre Evandro – administrador paroquial, que presidiu a celebração e na homilia expressou a sua preocupação em ter fiéis que não vivem o evangelho, exemplificando pessoas que ouvem o evangelho, mas não conseguem se reunir em grupo para realizar alguma atividade juntos porque sempre um quer fazer prevalecer a sua ideia e outro defender a sua ideologia.

Destacou ainda uma frase do salmo 100 que diz “Servir ao Senhor com alegria” e assim diz que podemos viver de fato a fé servindo ao Senhor com alegria. Sobre o evangelho, afirmou que o momento em que Jesus lava os pés dos discípulos representa humildade, ao contrário da sociedade atual que prega mais o “ter” do que o “ser”. Pontuou ainda que “quem quer ser cristão praticante tem que ser servo, tem que ser escravo, tem que lavar os pés dos outros, tem que colocar-se a serviço, não existe outro caminho”.

E por fim, Padre Evandro desejou a todos, incluindo a si, que possam juntos aprender sempre com o evangelho de Jesus, com o lava pés, “não sermos cristãos não praticantes nem praticantes não cristãos, mas pelo contrário, trazer sempre no coração isso como lema servir ao Senhor com alegria”, diz.

Antes de bênção final o padre ungiu com óleo as mãos das pessoas presentes como sinal de envio para o serviço e presenteando com um chaveiro contendo a nova logomarca da paróquia e dando as orientações finais a respeito da programação da festa. 

Foto: Erika Luz

Por Mércia Silva - Redação da PASCOM