terça-feira, 27 de agosto de 2013

Encontrão em Teofilândia celebra o dia dos catequistas



Com o tema “Impulsionados pela fé anunciamos Jesus Cristo”, aconteceu neste domingo (25) o Encontrão de Catequistas na cidade de Teofilândia, este foi um encontro diocesano em comemoração ao dia do Catequista. Após um momento de acolhida e boas vindas para as Paróquias presentes, deu-se início ao momento de oração e explanação sobre o tema. O Padre Evandro, pároco da Paróquia da Catedral, foi convidado para falar sobre o tema destacando que “não existe catequista se não celebra a Eucaristia”, fala sobre a importância da escuta da palavra de Deus, da vivencia dos sacramentos e da prática da caridade. E diz que a “Caridade é a fé colocada em prática, praticar a caridade é praticar o amor. Com a prática da caridade estamos alimentando a fé em nossos corações”.
Após o momento de escuta sobre o tema deu-se início a missa presidida pelo bispo Dom Ottorino Assolari, o mesmo iniciou a sua fala dando as boas vindas aos Catequistas e diz que neste dia se encontra a vocação dos leigos e, também, dos Catequistas, pediu que os Catequistas homens se levantassem e assim observou que eram poucos com isto pediu que incentivassem mais os homens a seguirem esta missão.
Dando continuidade a sua homilia, ressaltou que o primeiro Catequista da Diocese é o bispo e que os Catequistas são o prolongamento do bispo nas paróquias e nas comunidades, que isto é uma responsabilidade por isso é importante que os catequistas vivam em comunhão com seus pastores. Lembra que a catequese é a primeira forma de evangelização e cita que Senhora Sant’Ana, padroeira da Diocese, foi a primeira catequista de Maria, portanto, esta é a responsabilidade e pede que tenham cuidado para não serem catequistas de qualquer jeito, com má vontade, sem preparação, um catequista assume pra valer esta missão representando o bispo e os padres.
Destacando a Primeira leitura do domingo, Dom Ottorino lembra as palavras do profeta Isaías que diz “porei no meio deles um sinal e enviarei um mensageiro”. Assim, o bispo diz “nestas palavras do profeta Isaías vejo todos vocês como sinais e como mensageiros. O primeiro aspecto de vossa vida de catequista é ser sinal, testemunha, isto é, a vossa vida deve falar. Para serem testemunhas, portanto, é preciso uma vivência especial”. E pergunta “Qual será essa viva vivência do catequista? É viver com Cristo, por Cristo. Cristo é tudo em vossa vida”.
O bispo direcionando suas palavras aos Catequistas afirma “se vocês são sinais e testemunhas, então os outros vão acolher e escutar melhor o que vocês fazem e são anunciadores, mas para serem anunciadores verdadeiros, tem que ter conhecimento. E o maior conhecimento é Jesus Cristo. Conhecer sua palavra porque vocês são na verdade educadores na fé e isto não é uma profissão, mas uma atitude, um modo de ser, um estilo de vida”.
Relembra um trecho da segunda leitura da carta aos Hebreus que diz “meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não desanime quando ele te repreende, porque qual é o pai que não repreende seu filho por amor?” Nestas palavras o bispo diz que “eu quero enxergar ainda a atitude dos catequistas, vocês sabem que a Palavra do Senhor é como uma espada de dois gumes, é exigente, mas vejam bem, não por isso devemos ou podemos reduzir a palavra ao nosso gosto, ao que é mais prazeroso”, e ainda diz que tem palavra no Evangelho que é tão bonita, todo mundo fica entusiasmado, mas quando a palavra do Senhor exige que seja apresentada a cruz ou a porta estreita como diz o evangelho, assim não se pode reduzir ou abaixar o valor da palavra do Senhor custe o que custar.
Sobre o evangelho Dom Ottorino destaca o seguinte versículo “Senhor é verdade que são poucos aqueles que se salvam”? e diz que neste trecho Jesus não dá nenhuma resposta, mas, indica o caminho para se salvar, passar pela porta estreita. Passar pela porta que é Jesus. E continua “diante desta pergunta, sabe como eu responderia? Depende dos catequistas. Olha que responsabilidade vocês carregam? Porque vocês estão mediando, ajudando o catequizando a crescer no conhecimento de Jesus e a fazer a opção de acolher Jesus na vida”.
Finalizando a sua fala, o bispo lembra o twitter de Papa Francisco que diz: “Senhor ensina-nos a sair de nós mesmo, ensina a sair pelas estradas para manifestar o teu amor”. E assim ele aproveita para deixar esta fala do papa como um recado para todos, para que, a exemplo dele que saiu pelas estradas no período da visita pastoral, pede aos padres, seminaristas, religiosos que saiam de si mesmo, tenham coragem, custa e é difícil, mas saiam pelas estradas e anunciem Jesus Cristo.

E aos Catequistas pede para “sair de si mesmo, não dizer, ‘agora não tenho tempo’, ‘agora não dá’. Quantas desculpas para não sair de si mesmo, para não largar certas formas de agir, saiam de vocês mesmos, saiam e vão pelas estradas e anunciem a tempo oportuno e a tempo não oportuno Jesus Cristo!”. Após a missa houve um intervalo para o almoço e deu continuidade a programação com o show da Irmã Carol que animou o final do encontro através de muitas canções para os Catequistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário