terça-feira, 30 de abril de 2013

O que a palavra de Deus nos diz para o dia de hoje

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou
Hoje, Jesus nos fala indiretamente da cruz: deixara-nos a paz, mas ao preço de sua dolorosa saída deste mundo. Hoje lemos suas palavras ditas antes do sacrifício da Cruz e que foram escritas depois de sua Ressurreição. Na Cruz, com sua morte venceu a morte e ao medo. Não nos dá a paz como a do mundo «Não é à maneira do mundo que eu a dou» (cf. Jo 14,27), senão que o faz passando pela dor e a humilhação: assim demonstrou seu amor misericordioso ao ser humano.

Na vida dos homens é inevitável o sofrimento, a partir do dia em que o pecado entrou no mundo. Umas vezes é dor física; outras, moral; em outras ocasiões se trata de uma dor espiritual..., e a todos nos chega a morte. Mas Deus, em seu infinito amor, nos deu o remédio para ter paz no meio da dor: Ele aceitou “ir-se” deste mundo com uma “saída” cheia de sofrimento e serenidade.

Por que ele fez assim? Porque, deste modo, a dor humana —unida à de Cristo— se converte em um sacrifício que salva do pecado. «Na Cruz de Cristo (...), o mesmo sofrimento humano ficou redimido» (João Paulo II). Jesus Cristo sofre com serenidade porque satisfaz ao Pai celestial com um ato de custosa obediência, mediante o qual se oferece voluntariamente por nossa salvação.



Disponívelem: http://evangeli.net/evangelho/


segunda-feira, 29 de abril de 2013

Temas para o Mês de Maria-2013



Tema Central: Com Maria, Pela fé, desertificamos a Vida Cristã
Sub-temas
  1-Maria, a escolhida. Lc 1,26-28
1.      Bem aventurada é aquela que acreditou. Lc 1,39-45
2.      A dignidade e a importância de Maria derivam da dignidade e importância de Cristo.   Lc 1,46-56
3.      Pela fé, Maria acolhe a Palavra de Deus. Lc 1,30-38
4.      Maria, mulher de fé. Lc 2,21-24
5.      Como Maria, somos herdeiros da fé.  Isaias7,14-21
6.      Maria gesta a totalidade da fé: Jesus Cristo. Lc 2,1-7
7.      Fazei tudo o que Ele vos mandar. Jo 2,1-12
8.      No Silêncio de Maria, a fé é proclamada. Lc 2,8-19
9.      Com fé, Maria saboreou a ressurreição de Jesus. Lc 24,1-6
10.   Com Maria, redescobrimos o caminho da fé para fazer brilhar a Ressurreição de Cristo. Mt 28,1-10
11.   Pela fé, com Maria, gestamos uma nova Evangelização. Lc 8,19-21
12.   Pela fé, Maria nos ajuda a viver a obediência ao Pai. Lc 2,41-52
13.   Maria, mãe dos crentes (todos que acreditam, “João eis tua Mãe, Mulher eis aí teu filho”). Jo 19,25-27
14.   Maria nos ajuda a viver a porta da fé (nosso Batismo). Jo 1,29-34
15.   A Devoção Mariana nos obriga a viver uma fé frutífera. Lc 1,46-56
16.   Pela fé, somos chamados à gesta Cristo para o Mundo. Mt 28,16-20
17.   Maria, modelo da Igreja peregrina. Ef.3, 2-6
18.   Maria, exemplo da fé, que atua pelo amor. Lc 1,39-45
19.   Maria, síntese da história da fé salvadora. Lc 2, 25-39
20.   Maria, nos leva assumir a responsabilidade do que acreditamos. Mt 2,9-12
21.   No Sim de Maria, os Jovens são enviados à evangelização da Juventude. Is52,7-10
22.   Pela fé, com Maria, formamos uma verdadeira Comunidade. At 1,12-14
23.   Maria, esperança e concretude da Vontade do Pai. Ap12,1-3 6-10


Parabéns Padre Jonny!


A equipe do Portal Pascom parabeniza o padre Jonny, pela passagem de seu aniversário. Que o Deus da vida abençoe sempre os teus caminhos e te faça muito feliz!



domingo, 28 de abril de 2013

Missa em ação de graças a recuperação de Pe. Evandro

A missa desse domingo teve uma motivação a mais para celebramos, a recuperação do nosso querido Pe. Evandro. Com muito entusiasmo e alegria, nosso padre iniciou a celebração elevando a Deus em graças, após  longos quatros meses de recuperação e cura de um câncer, com aplausos a assembléia agradecia e o recepcionava por estar de novo em nosso meio.
 A celebração deu seguimento com o ato penitencial e aspersão de água em simbologia a remissão dos pecados, prosseguindo pela procissão da palavra, dando assim inicio a liturgia da palavra. O evangelho foi proclamado pelo Diac. Lucio.
Deu inicio a  sua homilia dizendo que a vida da gente é breve e é preciso vivermos bem o nosso dia a dia, deixando sempre algo de bom para quem fica,foi assim que Jesus fez, deixou algo para seus discípulos, relembrou a última ceia em que ele instituiu o amor, ele volta para o pai deixando como herança uma única frase “eu vos dou um novo mandamento, amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei”. Continuou dizendo  que ao praticarmos o amor significa que somos filhos de Deus pois ele foi quem nos ensinou a pratica do amor. Toda vez que sentimos ódio inveja rancor ou aderimos coisas erradas não queremos a herança do senhor.Fez uma ressalva ao matrimonio   citando o amor entre o homem e a mulher. Não basta apenas sentir o amor, o amor se concretiza em fatos , no sacrifício para o bem do outro e nós temos um desafio vivenciar com profundidade a prática do amor .
Ressalta a I leitura tirada dos atos dos apóstolos em que cristãos eram perseguido por praticar o amor fazendo uma ponte com a segunda leitura onde diz  “eis que faço nova todas as coisas” assim faremos se vivenciarmos o amor a comunidade que serve o evangelho . Está nas mãos de cada um de nós decidirmos o que queremos fazer, ter uma vida de graça ou cultivar nossa própria condenação.
A liturgia seguiu como de costume, ao final Pe. Evandro agradeceu a todos pelas orações, deu seu testemunho de fé durante a sua recuperação. Para finalizar Leu-se uma mensagem em homenagem a volta do padre e foi dada a benções final.
Agradecidos a Deus pela volta do nosso padre ao nosso meio,pedimos ao senhor que lhe de força e lhe revigore para seguir em frente sempre sendo o nosso bom pastor!




sábado, 27 de abril de 2013

A IMPORTANCIA DE PARTICIPAR DA MISSA


Final de semana chegando Muitos católicos têm o hábito de ir à Missa aos  domingos. A afirmação parece comum para os fiéis desta religião, mas, para os mais atentos, traz um pequeno problema: o fato de se tornar simplesmente um hábito. Encarada desta forma, a participação na Santa Missa às vezes acaba sendo um gesto mecânico, Embora seja uma celebração tão importante para os católicos, nem todos reconhecem e vivenciam as riquezas da Santa Missa em sua plenitude  fazendo-nos lembrar das palavras  do beato  João Paulo II, onde dizia que quando se celebra a Missa, em vez de apenas assisti-la, antecipa-se o céu na Terra. 
É necessário que façamos uma reflexão mediante as nossas ações, afinal nossa igreja nos propõe isso em decorrência do ano da fé, cuja proposta é  fazer com que os cristãos possam redescobrir o sentido da fé católica e  o primeiro passo para que isto seja alcançado é tomar consciência da importância da Eucaristia. “Não fazer da Eucaristia apenas mais uma oração, mais um compromisso, mas que seja realmente uma celebração do mistério da fé. Procurar ler um pouco mais, estudar, buscar orientações com padres leigos pessoas mais informadas, é importante salientar que a missa não é só para ser assistida, mas para ser celebrada. “Todos nós celebramos: cantando, rezando, pedindo perdão, louvando a Deus ,pois só assim ao  sairmos da igreja seremos sinal de Deus e propagadores das palavras refletidas na santa missa.

Cronograma da Visita Pastoral do Bispo Dom Ottorino Assolari na Paróquia Bom Pastor-Cidade Nova(Serrinha)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pastoral do Dízimo

A Coordenação da Pastoral do Dízimo informa que dia (26/04) haverá reunião de formação para os agentes do Dízimo da cidade na Antiga Casa do Menor as 19:30. Já para os agentes da Zona rural será dia 27/04 as 9:00 na Antiga Casa do Menor.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Representante da Rede Católica de Educação visita o Centro Educacional Casa do Menor


Nesta quinta-feira (26/04) pela manhã houve reunião de pais no Centro Educacional casa do Menor com a presença do Senhor Mário Zan representante da RCE (Rede Católica de Educação) coleção adotada pela escola. A reunião teve como objetivo principal apresentar aos pais a proposta pedagógica do livro adotado, que visa trabalhar com princípios católicos, sempre enfatizando valores como:  seguimento a Jesus, diálogo, solidariedade, consciência planetária e a paz.  O livro traz conteúdos abordados de forma interdisciplinar levando o aluno a desenvolver uma consciência critica e acima de tudo de respeito a  cada um dentro de suas particularidades, além das disciplinas comuns  a coleção traz  como destaque o  livro de Ensino Religioso  que aborda a religiosidade de uma forma clara objetiva mostrando aos alunos a importância da religiosidade e  como conviver a mesma. A tarde o senhor Mário zan reunia-se com as professoras de 1º e 2º ano com intuito de avaliar todo trabalho realizado até o momento.
A escola sente- se privilegiada por ser a única escola na cidade e adotar livros que tem suas raízes em princípios católicos, os profissionais a cada dia buscam se especializarem para fazer a diferença formando cidadoas que  busquem o respeito em valores religiosos.

Missa de Ação de Graças



terça-feira, 23 de abril de 2013

PASCOM realiza encontro de formação







Na noite dessa segunda- feira (23/04) a pascom ( pastoral da comunicação) realizou mais um encontro de formação para os agentes da pastoral e membros de comunidades .O encontro foi ministrado por SR. Leon coordenador de imprensa da prefeitura Municipal de Serrinha, durante o encontro foi refletido sobre como utilizarmos de forma correta o rádio e a internet. Ao decorrer do encontro nos foi passado dicas de como se conduzir mediante ao rádio, a linguagem adequada e as diferenças existentes entre o rádio e a internet, foi  colocado a importância de se comunicar bem para que o ouvinte entenda a mensagem passada, sobre a internet ressaltou que é necessário que a escrita dos textos sejam cuidadosos pois a credibilidade que os leitores darão ou não dependerá de uma escrita clara e objetiva.
 Por fim a equipe ficou  satisfeita e apesar do pouco tempo pode nos esclarecer dúvidas e aprimorar mais nossos conhecimentos sobre a comunicação utilizada por nós.



Festa do Bom Pastor abre visita pastoral em Serrinha


 A visita pastoral teve inicio em 2008   com propósito de aproximar o pastor do seu rebanho, bem como chamar atenção das autoridades e sociedade civil ao papel da igreja que não apenas se resume em reunir seus fiéis mais também estar atenta as necessidades urgentes zelando pela qualidade de vida de seus paroquianos.
No último domingo 21/04 foi a vez de Serrinha, que debaixo de muita chuva reuniu as comunidades que formam a paróquia da Catedral dirigindo-se  em caminhada á paróquia do Bom Pastor ( cidade nova) para oficializar  a abertura da visita Pastoral,  que se encerrará na paroquia da Catedral no próximo dia 19/07 com a abertura da festa da padroeira.
Durante a caminhada as paróquias se encontraram demonstrando fé e entusiasmo, o bispo a frente dava demonstração de líder religioso que junto aos seus fiéis começava mais uma nova empreitada de fé e evangelização. Ao chegar a igreja o bispo foi acolhido e homenageado por todos, Pe. Evandro  deu as boas vindas e complementou dizendo que a paróquia da catedral o acolherá com alegria,  pe. Daniel pároco da Cidade Nova  disse que a paróquia do bom Pastor estava preparada para visitas, pediu ao bispo que o ajudassem a vencer as dificuldades que eram muitas. Para finalizar D. Otorrino falou da importância da visita Pastoral, ressaltou que estará em todos os lugares públicos e com poderes públicos chamando-os a atenção as carências do nosso município, disse ainda que estaria em todas as comunidades, dialogando  tirando dúvidas  e ouvido a todos.
Esperamos em Deus que o nosso “bom Pastor” sirva de exemplo e  seja sinal de Deus em nossa cidade e  para o nosso povo que clama por uma vida mais digna.

domingo, 21 de abril de 2013

Comunidade de Guarani







Estudo do Catecismo da Igreja Católica


Atendendo as apelos do Ano da Fé e cumprindo uma das prioridades da Assembleia , a Paróquia da Catedral promove na próxima sexta (26/04), mais uma etapa de estudos sobre o Catecismo. Você que deseja aprender um pouco mais sobre questões da nossa Fé , não deve deixar de participar! Será as 19:00 no Salão da Cúria Diocesana.
Mês de Maria 2013

A Paróquia da Catedral começa a se preparar para celebrar o Mês de Maria. Este ano, devido as comemorações do ano da Fé, o tema central abordará reflexões em torno desta temática, com o objetivo de levar a todos a conhecer um pouco mais sobre a Vida de Maria e refletir sobre sua Fé.O Tema Central será: Com Maria, Pela fé, desertificamos a Vida Cristã. As celebrações  do mês  Mariano acontece durante todo o mês de Maio, e terá abertura e encerramento na Catedral, já os outros dias serão celebrados nas Comunidades.


francisco.21.04
Após presidir a missa de ordenação de dez novos sacerdotes na manhã deste domingo, 21 de abril, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco assumou à janela do apartamento Pontifício para recitar a oração do Regina Coeli.
Na sua alocução, que antecede a oração mariana, Francisco deteve-se no Evangelho do Bom Pastor deste quarto domingo da Páscoa, dizendo que “nos quatro versículos da leitura está toda a mensagem de Jesus, existe o núcleo central do seu Evangelho: Ele nos chama a participar da sua relação com o Pai, e esta é a vida eterna”.
“Jesus – diz o Santo Padre – quer estabelecer com os seus amigos uma relação que seja reflexo daquela que Ele mesmo tem com o Pai: uma relação de pertencer reciprocamente na plena confiança, na íntima comunhão. E para exprimir este entendimento profundo, esta relação de amizade, Jesus usa a imagem do pastor com as suas ovelhas: ele as chama e elas escutam a sua voz, respondem ao seu chamado e o seguem. É belíssima esta palavra” – exclama Francisco.
Ele explica, que “o mistério da voz é sugestivo: desde o ventre de nossa mãe aprendemos a reconhecer a sua voz e aquela do papai. Do tom de uma voz percebemos o amor ou o desprezo, o afeto ou a frieza. A voz de Jesus é única! Se aprendemos a distingui-la, Ele nos guia no caminho da vida, um caminho que ultrapassa também o abismo da morte”.
Após, o Papa destaca o versículo que fala que ‘foi Deus Pai que confiou a Jesus as ovelhas, que somos nós’, dizendo que “isto é um mistério muito profundo, não fácil de compreender. Se eu me sinto atraído por Jesus, se a sua voz aquece o meu coração, é graças a Deus Pai, que colocou dentro de mim o desejo de amor, de verdade, de vida de beleza...Jesus é tudo isto em plenitude”, afirma.
Francisco diz que muitas vezes Jesus nos chama, nos convida a segui-lo, mas acontece alguma coisa que não nos damos conta. Então dirigindo-se aos jovens presentes na Praça São Pedro, perguntou: “alguma vez vocês escutaram a voz do Senhor através um desejo, uma inquietação, convidando-os a segui-lo mais de perto? Já sentiram o desejo de serem apóstolos de Jesus? À juventude é necessário propor grandes ideais. Pergunte a Jesus que coisa ele quer de ti e seja corajoso. Atrás e antes de cada vocação ao sacerdócio ou à vida consagrada, tem sempre a oração forte e intensa de alguém: de uma nona, de um nono, de uma mãe, de um pai, de uma comunidade...Por isto que disse Jesus: “Orai ao Senhor para que mande operários à sua messe”.
“As vocações – explica o Papa – nascem na oração e da oração; e somente na oração podem perseverar e dar fruto. Me agrada sublinhar isto hoje, que é o Dia Mundial de Oração pelas Vocações”.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Comunidades da Catedral participam da Festa do Bom Pastor


Na noite de terça(16/04), as comunidades da Catedral estiveram visitando e participando dos festejos em louvor ao Bom Pastor, padroeiro da Paróquia da Cidade Nova. A Igreja estava lotada, e os fiéis que ali estavam, puderam refletir o tema: Dizimo-chave que abre o coração para a partilha, pregado pelo Pe. Aroldo Vigário na Paróquia de Valente. Estavam no presbitério, o Pe. Daniele, vigário do Bom Pastor, o futuro Diácono Aílson Rufino e muitos animadores da área rural e urbana da paróquia.
Com suas palavras fortes, o Pe. Aroldo lembrou da importância do Dizimo para a Igreja, dizendo que Deus não quer o resto e nem as sobras e que muitos católicos vivem de uma religião de migalhas. Questionou ainda se todos estão oferecendo a Deus o melhor que pode. Na oportunidade, também agradeceu a todos aqueles que já são dizimistas e que colaboram para o sustento e manutenção da Igreja. 






segunda-feira, 15 de abril de 2013

Serrinha receberá a Visita Pastoral



A Paróquia da Catedral convida todos a participarem da abertura da Visita Pastoral que acontecerá no próximo domingo dia 21/04/2013. A abertura acontecerá com uma procissão que sairá do jardim da Urbis onde as comunidades se concentrarão, e seguirá até a Igreja do Bom Pastor na Cidade Nova. Neste dia, devido a Visita Pastoral não haverá Culto em nenhuma comunidade da Sede e da Zona rural

Inscrições abertas!!


Você que gosta de acessar as redes sociais, gosta de rádio ou jornal, venha participar do Curso de Comunicação da Pascom! Para se inscrever procure a secretaria paroquial ou a sua comunidade até quarta.

Nomeações de Papa Francisco



O Santo Padre Francisco, acolhendo uma sugestão advinda no decorrer das Congregações Gerais precedentes ao Conclave, constituiu um grupo de Cardeais para o aconselhar no governo da Igreja universal e para estudar um projeto de revisão da Constituição Apostólica "Pastor Bonus" sobre a Cúria Romana.

O grupo é constituído por:

- Card. Giuseppe Bertello, Presidente do Governadorato do Estado da l Cidade do Vaticano;

- Card. Francisco Javier Errázuriz Ossa, Arcebispo Emérito de Santiago (Chile);

- Card. Oswald Gracias, Arcebispo de Bombai (Índia);

- Card. Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e Freising (Alemanha);

- Card. Laurent Monsengwo Pasinya, Arcebispo de Kinshasa (República Democrática do Congo);

- Card. Sean Patrick O’Malley, O.F.M. Cap., Arcebispo de Boston (Estados Unidos da América);

- Card. George Pell, Arcebispo de Sidney (Austrália);

- Card. Oscar Andrés Rodríguez Maradiaga, S.D.B., Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), com a função de Coordenador;

- Dom Marcello Semeraro, Bispo de Albano (Itália), com a função de Secretário.

A primeira reunião coletiva do grupo está marcada para os dias 1 a 3 de outubro de 2013; Sua Santidade, todavia, está desde já em contato com os Cardeais mencionados.

domingo, 14 de abril de 2013

 1ª Visita Pastoral do Bispo em Serrinha


O Seminarista Everaldo apresentou no domingo(14/04) na Reunião do Conselho de Pastoral os objetivos e propostas da 1º Visita Pastoral do Bispo em Serrinha. 
Iniciada em 2008, a Visita Pastoral do Bispo já aconteceu em todas as paróquias da Diocese e agora encerra-se em Serrinha. Segundo Everaldo, este será  um momento de graça para a Paróquia e oportunidade para os fiéis conhecerem de perto o Bispo e ele enquanto Pastor conhecer as comunidades, bem como todos os segmentos da sociedade Serrinhense. A abertura da visita Pastoral acontecerá no próximo dia 21/04 as 16:00 na Igreja da Cidade Nova.





Conselho Paroquial


Na manhã de domingo(14/04) aconteceu mais uma reunião do Conselho de Pastoral Paroquial. Na oportunidade, o grupo avaliou as celebrações da Semana Santa, dividiu as equipes para começar os preparativos da Festa de Santana e organizou a Visita Pastoral do Bispo em Serrinha. Estavam presentes todos os animadores da sede e zona rural e também coordenadores de pastorais e movimentos, além de Pe. Rutemberg e do Seminarista Everaldo.
A reunião teve ainda um grande momento, que foi a presença do Pe. Evandro ainda em processo de recuperação que participou de alguns momentos e relatou a todos seu processo cirúrgico e de recuperação.





sexta-feira, 12 de abril de 2013


Dom Ottorino na 51ª Assembleia dos Bispos em Aparecida


Olha nosso bispo, Dom Ottorino Assolari. O terceiro na fila do primeiro plano, inciando da tela em diante...



dom sergio castriani 11.04.13


O arcebispo de Manaus (AM) e presidente da Comissão para o tema central da Assembleia, dom Sergio Eduardo Castriani participou da coletiva de imprensa realizada na tarde da quinta-feira, 11 de abril.
Discutindo em torno do tema da Assembleia deste ano “Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia”, dom Sergio confirmou que paróquia é a grande escola de fé, oração, valores e costumes cristãos. “A paróquia continua sendo uma referência importante para o povo cristão, inclusive para os ‘não praticantes’, ela pode se tornar um farol sempre mais luminoso, especialmente nestes tempos de incerteza e inseguranças”.
Dom Castriani destacou que o episcopado está convencido de que é preciso fazer uma renovação urgente nas paróquias. “As mudanças da realidade estão pedindo uma nova organização e acreditamos que esta renovação está ligada à articulação de pequenas comunidades capazes de estabelecer vínculos entre as pessoas que convivem na mesma fé”.
O bispo observou que a nova ‘comunidade de comunidades’ precisará integrar às comunidades religiosas, associações, comunidades eclesiais de base, movimentos, pastorais sociais, novas comunidades de vida e aliança, hospitais, escolas, universidades e hoje, ainda, as comunidades ambientais.
“Ao se tornar comunidade, a paróquia se torna uma instituição. É na comunidade que se dá as relações interpessoais, o seguimento de Jesus Cristo, a vocação cristã é uma vocação à vida comunitária, a vocação cristã se vive em comunidade”.
Dom Sergio Castriani destacou que o maior desafio será “formar verdadeiras comunidades e articula-las entre si na paróquia que continua sendo esta instituição secular que corresponde ainda à necessidade de uma nova evangelização, mas que precisa ser profundamente renovada”.
Questionado sobre a participação dos leigos na nova paróquia, dom Sergio ressaltou que a função dos bispos é criar comunhão, manter a Igreja fiel ao evangelho; e com a criação de pequenas comunidades, com a setorização os serviços são multiplicados sendo necessária a formação de novos ministros, sendo assim a participação de leigos se torna importante.
Fonte: CNBB

quinta-feira, 11 de abril de 2013


“A urgência das urgências é evangelizar”, acredita o cardeal Odilo Scherer

IMG 1088





Muitos são os desafios para a Igreja no Brasil, entre eles está à necessidade da revitalização das paróquias. Essa é a proposta da 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB se volta ao tema central que este ano trata de “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”, onde os bispos brasileiros estão empenhados em refletir sobre a vida das paróquias. O arcebispo metropolitano de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer observa que “a Igreja sempre precisa de renovação, pois é um organismo vivo, senão ela morre”. Para o cardeal, renovar as paróquias é “tirar delas suas potencialidades para que não sejam apenas estruturas burocráticas, mas comunidades vivas com um espírito novo e dinâmico”.
Diante das necessidades que se apresentam para a Igreja do Brasil, o arcebispo acredita que “a urgência das urgências é evangelizar”. E, para que essa renovação ocorre na estrutura a Igreja precisa se “adequar para bem evangelizar, utilizando bem todos os meios e ocasiões”. Segundo o cardeal, a 51ª Assembleia Geral se realiza em clima diferente após a realização do Conclave que elegeu Papa Francisco. E, desejou que “a vida da Igreja se renove”, com a chegada do novo pontífice, pois “a Igreja existe para evangelizar”. Ele relembra que a nova evangelização está na linha da preocupação da Igreja, que tem buscado se orientar nas reflexões e caminhos sugeridos pela Conferência de Aparecida, realizada em 2007. Para dom Odilo, a missão a Assembleia Geral é acompanhar e motivar a vida e missão da Igreja no Brasil, em comunhão com o Papa.
Fonte: CNBB
Curso de Comunicação da Pascom





Atenção PJoteiros de plantão!








Vem aí os Encontros Foranicos 2013 da Nossa Pastoral da Juventude!
Prepara sua mala e seu coração! Se ligue nas datas dos encontros.
Maiores informações procure o coordenador da PJ da sua paroquia ou da sua forania.




Vem aí....



Conselho Paroquial


A Secretaria Paroquial informa a todos os Animadores de Comunidades, Coordenadores de Pastorais e Movimentos que domingo dia 14/04 haverá reunião do Conselho Paroquial no Salão da Cúria.
Att.

Secretaria do Conselho

terça-feira, 9 de abril de 2013


Pe.Oldack em férias


Depois de muito trabalho nos últimos meses o Pe.Oldack se retirou alguns dias para tirar férias em Barcelona na Espanha. Mesmo de férias está sempre mantendo contato com a paróquia e por dentro de tudo que está acontecendo.
Ele passará um mês por lá, só retornando no final de abril.
Segue algumas fotos da viagem:
Igreja da Sagrada Fámilia..
Avenida Gaudí - Barcelona..
Catedral de Barcelona
Muralha Romana


CNBB conta com infraestrutura do Santuário Nacional para realização da 51ª Assembleia



assembleia plenario


A 51ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) terá início amanhã, 10 de abril, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional, em Aparecida (SP).

O episcopado brasileiro se reúne para participar do evento que tem como tema central “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.
Para acolher os bispos brasileiros, o Santuário Nacional e a CNBB acertam os últimos detalhes de infraestrutura e organização.
Os Bispos vão contar com toda infraestrutura do Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, localizado no Pátio da Basílica.
Imprensa, serviço médico e segurança
Salas de apoio, secretaria, Sala de imprensa, acesso à internet, segurança e ambulatório médico foram preparados para recepção do encontro.
Durante todos os dias da Assembleia, os bispos poderão contar com um ambulatório médico montado exclusivamente para a ocasião.
Das 7h às 19h os bispos terão atendimento médio, poderão fazer exames laboratoriais e também terão vacinação contra gripe.
Paramentos litúrgicos em geral, livros, objetos e vestes estão à disposição em 22 estandes pelos corredores do Centro de Eventos para auxiliar os bispos do Brasil.
Várias empresas do ramo colocaram seus colaboradores durante toda a Assembleia para o atendimento aos bispos.
Programação – A programação da Assembleia já está definida pela coordenação da CNBB. As missas serão realizadas no Altar Central da Basílica.
Na programação constam os horários das celebrações e sessões no Centro de Eventos.
A celebração de abertura da AG será no dia 10 de abril às 7h30 na Basílica e a Cerimônia de encerramento no dia 19 de abril às 10h30 no Centro de Eventos.
Nos dias 13 e 14 de abril os bispos do Brasil participam de um retiro espiritual no Centro de Eventos.
Entre as atividades dos bispos na 51ª Assembleia Geral estão a missa com Laudes no Altar Central do Santuário às 7h30, as sessões no Centro de Eventos e uma coletiva de imprensa, às 15h, com a participação de três bispos.
Fonte: CNBB