domingo, 27 de janeiro de 2013

Curso de Liturgia do Regional Nordeste III em Feira de Santana



Veja um resumo, através de fotos, da missa de hoje a noite, do IV Curso de Atualização Litúrgico-Musical, do Nordeste 3 da CNBB que está sendo realizado no Centro de Formação Diocesano da Arquidiocese de Feira  de Santana, no bairro do Papagaio, em Feira de Santana, de 20 a 30 de janeiro.

Fonte: Diocese de Serrinha

Noticias do Pe. Evandr



Oi Galera... Perdão por não colocar as notícias da recuperação de Pe. Evandro ontem, mas não houve nada de anormal, tudo dentro de uma boa recuperação pós-cirúrgica. No entanto, não vamos vacilar na oração. Ontem, ele teve algumas visitas: O nosso bispo, D. Ottorino, Marlon e sua esposa e outras pessoas que estavam aqui em Salvador... Ah... Ontem também, ele acordou ótimo, caminhou no hospital, até dançar, dançou... Não é uma pirraça este mínimo?... Oh criatura traquina... KKKkkkkkkkkkk ... 

Pe. Oldack
Em 26/01

sábado, 26 de janeiro de 2013


Reunião com  Animadores da zona urbana  Coordenadores  de Movimentos e Pastorais


Atenção aos Coordenadores de Pastoral, grupos, movimentos, animadores das comunidades Urbana, coordenadores dos núcleos da Paróquia da Catedral... Segunda-feira, 28 de janeiro de 2013 teremos uma reunião extraordinária, no salão da cúria, às 20h... Todos com suas datas e outras necessidades para concluir o calendário de 2013... 

Levar para a reunião estas necessidades para concluir o calendário:

Atividade (Qual Atividade da Pastoral, isto já está no calendário)?
Qual será a Data?
Período (que hora começa e que horas terminha)?
Público (seu grupo quer atingir que público)?
Local (onde será realizado a atividade)?

Lembrando q teremos outros assuntos: C.F., Formação da Forania, Calendário de missas para fevereiro, Conselho e outros... Peço que ninguém fique de fora... Ah!!! Repasse este comunicado para os outros... Encontrou na rua fale... Seja um agente desta reunião pela comunicação... Abraço a todos...



Salvador, 25 de janeiro de 2013.
Ass.: Pe. Oldack Filho Cordeiro Rocha

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013


A Conversão de São Paulo


Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales (SP)
Nesta última sexta-feira do mês de janeiro, dia 25, celebra-se a festa do Apóstolo São Paulo, enquanto a cidade, e o estado, revivem sua história, que permanece ligada ao nome deste grande apóstolo.
Com certeza, não existe no mundo monumento maior, dedicado a São Paulo, do que a cidade que leva o seu nome, e que o estendeu a todo o Estado.
Neste “Ano da Fé”, a figura de São Paulo comparece com força exemplar. A partir da fé em Cristo, sua vida tomou outro rumo, e assumiu uma excepcional importância histórica. Tanto que para muitos historiadores, São Paulo poderia ser considerado fundador do cristianismo. Ele colaborou, em todo o caso, de maneira decisiva, na sistematização e difusão da fé cristã. A partir dele, a nova fé foi tomando organicidade, assumindo o formato que ainda caracteriza a Igreja.
Se há um santo que não necessitaria de data especial, é São Paulo. Ele é lembrado com insistência na liturgia, onde suas cartas comparecem com muita frequência.
Mas a Igreja lhe reserva duas datas. Uma agora em janeiro, para destacar sua conversão. E outra em junho, onde sempre é lembrado na companhia de São Pedro.
Diz a tradição que Paulo era, humanamente, de estatura franzina. Mas se agigantou por sua intrepidez apostólica e pela profundidade dos seus ensinamentos, registrados em suas cartas cheias de solicitude por suas comunidades.
A Igreja faz questão de destacar duas dimensões da vida de Paulo.  Sua integração com a Igreja é apontada pelo fato de ser colocado ao lado de São Pedro, com quem partilhou a missão apostólica, e com quem se assemelhou pelo martírio em Roma.
A outra dimensão é a sua conversão, celebrada especialmente no dia 25 de janeiro.
A conversão de São Paulo continua paradigmática. De um lado, ela nos faz pensar nos desígnios de Deus, que soube suscitar a pessoa certa para assumir a causa do Evangelho, dando-lhe dimensão universal. Com Paulo, a fé cristã ultrapassou os limites estreitos do povo judeu, abrindo caminho para ser acolhida por qualquer cultura humana.
Por outro lado, sua conversão é o exemplo mais acabado da força do Evangelho. Para todo espírito humano, mesmo que comece se intrigando com suas propostas, como aconteceu com Paulo, o Evangelho abre a porta para a adesão da inteligência e para o compromisso da vontade.
A festa da conversão de São Paulo continua nos dizendo que o Cristo se coloca no caminho de toda pessoa humana. Mesmo para os que pensam combatê-lo, ele oferece sua graça.  São Paulo experimentou este “bom combate”. 
Neste ano dedicado à fé cristã, ele nos estimula a seguir seu exemplo.
Fonte: CNBB

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013


Hoje como o próprio Pe. Evandro disse no seu fecebook, foi um dia de presença, como vocês irão ver pelas imagens. Como é bom receber amigos que se solidarizam com um momento como esse e, principalmente os familiares. Também queremos agradecer pelas mensagens e ligações de todos. Muito Obrigado!!!
Passando um pouco do histórico de hoje... Logo pela manhã o Pe. Evandro fez seus movimentos mais bruscos, ou seja, sentar, levantar e andar... Ah! E também, tomou banho. Ele sentiu um pouco de dor, porém nada de anormal. Depois foram muitas as visitas, Pe. Isaias (Joseleito), Pe. Paulo (Arquidiocese de Salvador), Pe. Bento (Arquidiocese de Salvador e Capelão do Hospital são Rafael), Pe. Ruthberg, Pe. George, Pe. Carlos André (Arquidiocese de Salvador), Erotildes (Mãe de Pe. Evandro), Neide (Irmã de Pe. Evandro), Mateus (sobrinho de Pe. Evandro) Ir. Simone, Ir. Liliana, Ir. Sabina, Vinícius, Dona Eunice, Day e outros. Porém, A MAIS ILUSTRE PRESENÇA FOI ELE RECEBER A EUCARISTIA, JESUS CRISTO EM CORPO E SANGUE... 
Pela tarde, ele começou a beber líquido (água de coco e suco de laranja lima), também às 17h começou se alimentar pela sonda. Estes são os procedimentos pós-cirúrgico. Nada de anormal.
Como vocês estão vendo pelas imagens, ele está muito bem. Familiares, Amigos (as) e Paroquianos (as), queremos agradecer a força da oração, a dedicação e tantos sacrifícios que dilatou o Coração de Nosso Deus... Deus Abençoe a todos e nossa benção... Continuemos em oração...

Pe. Oldack
Primeiro dia após a cirurgia: dia da Presença. Como foi bom receber a visita de minha família e de tantas pessoas queridas. Dia em que pude receber Jesus Eucarístico, Senhor da minha vida. Já consegui ir até o banheiro para o banho e tomar meio copo de água: cada passo uma vitória. Boa noite a todos e continuemos unidos na oração!!!

Pe. Evandro

Pirmeira imagem de Padre Evandro após a cirurgia.


Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia realiza Nordestão de Liturgia



Entre os dias 14 e 25 de janeiro, acontece em Crato (CE), o Nordestão de Liturgia. O curso, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está sendo realizado no Centro de Expansão dom Vicente de Paulo Matos.
Há dezenove anos acontece o Nordestão de Liturgia, que tem o objetivo de “construir, como discípulos missionários de Jesus Cristo, um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas dos participantes, à luz da Tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito, que é fonte de uma liturgia orante e inculturada no chão nordestino”.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, padre Hernaldo Pinto de Farias, o curso conta com três etapas e, ao todo, são 171 participantes em cada uma das etapas: 96 participantes, na primeira etapa; 43 participantes, na segunda etapa; e 32 participantes, na terceira etapa.
O bispo de Crato e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, dom Fernando Panico, sendo perguntado sobre a importância deste curso para o Nordeste, disse: “O curso é um grande presente de Deus para o Nordeste, pois, nestes dezenove anos de existência, tem promovido uma verdadeira renovação da liturgia no nordeste. Por causa disso, e agora em sua modalidade também de especialização, tem aumentado o número de participantes a cada ano”.
Dom Fernando Panico ainda explica que o Nordestão é “um espaço de vida nova na Igreja. Ele vem responder aos anseios e inspirações emanadas da Constituição Sacrosanctum Concilium, neste ano do seu jubileu de ouro, do Catecismo da Igreja Católica, em seus vinte anos de promulgação, que em sua IV seção sobre a liturgia nos dá uma riqueza de conteúdos para serem postos em prática”.
Para o bispo é um momento especial e propício para a realização do curso. “O Nordestão de liturgia encontra-se dentro do ano da fé. Onde podemos assumir, viver, aprofundar e amadurecer a nossa fé, se não na liturgia?”, pergunta o bispo. “Desejo que todos os participantes, vindos das mais diversas dioceses do norte, nordeste e sul do Brasil, sintam-se em casa aqui nas terras do Cariri. E que aprofundem sua fé pelo estudo da liturgia ‘cume e fonte’ da vida da Igreja”, finaliza.

Fonte: CNBB

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Queridos padres, queridas irmãs, caros amigos e amigas, a essa altura julgo que todos vocês estejam mais ou menos cientes do momento que eu estou passando.

Desde junho eu tenho ido ao médico para tratar de uma úlcera no estômago.
No fim de novembro fiz uma outra endoscopia para ver como estava o problema e no dia 14 de dezembro ao retornar ao médico para ver o resultado da biópsia uma surpresa: descobri que estava com um "adenocarcinoma gástrico" (câncer no estômago).
De lá para cá foi uma correria só. Busca por médico, busca por hospital, muito esforço para que o plano de saúde liberasse os procedimentos e "até aqui nos ajudou o senhor" (cf. 1Sm 7, 12).

O tratamento inicial é o procedimento cirúrgico. Será retirado 80% do estômago, a vesícula biliar e os linfonodos (gânglios linfáticos) na região do estômago. O prognóstico é muito bom. Os exames demonstram estar num estágio precoce, o que nos anima bastante. Porém, qualquer certeza somente após a cirurgia. Somente depois dela saberemos da necessidade ou não de quimioterapia e/ou radioterapia.

Já foram realizados os exames pré-operatórios, as consultas médicas, a consulta com o anestesista e a cirurgia está marcada para o dia 22 de janeiro às 07h30 no Hospital São Rafael - Salvador/BA.

O que mais tem me ajudado? A fé e a amizade.
Não seria este um modo de bem vivenciar o Ano da Fé, renovando a confiança no Senhor?
Fortalece-me muito a presença dos familiares e amigos.
Tenho sentido a força da oração do povo de Serrinha, de Euclides da Cunha e de tantos lugares...
De fato, "quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro" (cf. Eclo 6, 14).

Parece estranho, mas o que mais tenho feito nesse dia é agradecer a Deus.
Agradecer pelas presenças em minha vida e pelos apoios recebidos, agradecer por tudo estar se encaminhando bem, mas sobretudo agradeço a Deus porque me deu um coração confiante.
Até agora não experimentei o medo, nem a tristeza, tampouco o desespero.
Deus tem modelado a minha vida para que eu seja um discípulo confiante.

Agradeço a todos vocês pela amizade e pelas orações.
E posso dizer com o nosso papa: 
"Se não estamos sozinhos, se Ele está conosco, aliás, se Ele é o nosso presente e o nosso futuro, por que temer?"

Pe. Evandro de Santana Andrade

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Temas para Janeiro


Segunda-feira

Tema geral: CATECISMO DA IGREJA

07/01/2013 – Ser católico;

14/01/2013 – A revelação de Deus

21/01/2013 – A tradição

28/01/2013 – A nossa fé católica

Terça Feira

Tema Geral: A IGREJA PELO MUNDO

Quarta-feira:
Tema geral: Bíblia – LECTIO DIVINA

 Quinta-feira:
Tema Geral: TEMAS SOCIAIS

Sexta-feira:
Tema Geral: VARIEDADES

FESTA DE SÃO SEBASTIÃO


Comunidade Colina das Mangueiras
 De 16 a 18 de Janeiro de 2012
 Programação

Tema Central: Santíssima Trindade Mistério de Fé.
Tríduo às 19h30min.
1ª noite: Com amor eterno Deus Pai nos criou.
2ª noite: Jesus enviado do Pai, veio nos redimir do pecado.
3ª noite: Através do Espirito Santo somos herdeiros de Deus.

A missa de Encerramento será no dia 20 de Janeiro às 17h

Campanha da Fraternidade-2013


Procure a secretaria paroquial para fazer os pedidos de livros e adquira também o CD e cartaz.

CALENDÁRIO PAROQUIAL – Janeiro de 2013



DATA
HORA
COMUNIDADE
01 – Terça
19h
Catedral
02 – Quarta
Início das Matriculas da Catequese c/ Adultos
04 – Sexta
08h
Catedral
05 – Sábado
20h
Catedral
06 – Domingo
10h
Catedral (Ordenação)
06 – Domingo
17h
Cantinho
06 – Domingo
17h
Cabeça da Vaca
06 – Domingo
19h
Contorno
06 – Domingo
19h
Catedral
07 – Segunda
19h30
Catedral
07 – Segunda
19h30
Cruzeiro
08 – Terça
08h
Antiga Matriz
08 – Terça
19h30
C.S.U
11 – Sexta
08h
Catedral
11 – Sexta
09h
Matrimônios c/ Crisma na Catedral
11 – Sexta
19h30
Estação
12 – Sábado
19h
Matrimônios
12 – Sábado
20h
Catedral
13 - Domingo
09h
Catedral
13 – Domingo
17h
Ivete
13 – Domingo
19h
Catedral
14 – Segunda
19h30
Catedral
15 – Terça
08h
Antiga Matriz
15 – Terça
19h30
Treze
16 – Quarta
19h30
Boa Esperança
18 – Sexta
08h
Catedral
18 – Sexta
19h
Matrimônios c/ Crisma na Catedral
19 – Sábado
19h
Matrimônios c/ Crisma
19 – Sábado
20h
Catedral
20 – Domingo
09h
Catedral
20 – Domingo
17h
C. Mangueiras (Festa)
20 – Domingo
19h
Catedral
21 – Segunda
19h30
Catedral
22 – Terça
08h
Antiga Matriz
23 – Quarta
19h30
Recreio
25 – Sexta
08h
Catedral
25 – Sexta
19h30
Bomba (Festa)
26 - Sábado
19h
Matrimônios
26 – Sábado
20h
Catedral
27 – Domingo
09h
Catedral
27 – Domingo
17h
Subaé (Festa)
27 – Domingo
19h
Catedral
28– Segunda
19h30
Catedral
29 – Terça
08h
Antiga Matriz
29 – Terça
19h30
Oséias
30 – Quarta
19h30
Catedral (Aniversário do Bispo)