No último domingo (14 de setembro) aconteceu a Festa da Colheita da Paróquia da Catedral que teve início com a missa solene presidida pelo Pe. Rutherg, administrador paroquial. A festa da colheita é uma festa bíblica celebrada com o objetivo de agradecer a Deus por todos os frutos produzidos em memória ao povo de Israel que promovia uma festa durante oito dias sendo a última festa do ano.
Na homilia, o Padre Ruthberg ressaltou a Exaltação da Santa Cruz e o significado da Festa da Colheita a fim de não nos esquecemos das obras de Deus; a prova disso está nos frutos adquiridos pelo trabalho na terra, motivo para agradecer a Deus: “A prova de que Deus vive está nos frutos que trazemos, diante disso, a cruz faz parte do seu projeto”.
Sobre o mês da bíblia, enfatizou a oportunidade de crescer diante do conhecimento das Sagradas Escrituras: “Se nós tivéssemos a coragem de mergulhar nessa riqueza, que é a Palavra de Deus, iremos perceber tantos outros frutos que Deus nos concederia ainda mais”, afirmou o padre.
Por fim, “Jesus nos ensinou que devemos carregar a cruz, não de cabeça baixa, mas olhando para frente, pois sabemos onde vamos chegar, assumindo a nossa limitação humana, nossos pecados, ingratidão, pois assim seremos glorificados assim como Jesus”, E lembrou que a festa que celebramos é também conhecida como Festa das Tendas onde os judeus colhiam os primeiros frutos após as chuvas e ia para as tendas agradecer a Deus.
Nessa celebração, registrou-se um breve momento de exaltação da cruz, e no ofertório, as comunidades entraram em procissão ofertando simbolicamente o que produziram.
Após a Missa, o Padre Ruthberg agradeceu as comunidades pela generosidade e pela presença nesta belíssima festa e diversos grupos culturais se apresentaram em frente à igreja, enquanto os produtos doados eram vendidos os fiéis.
Por Mércia Silva - Redação da PASCOM
Fotos: Portal PASCOM e Thiago Rodrigues