quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
Paróquia da Catedral se prepara para assembleia paroquial
Chegando ao final do ano é hora de parar para avaliar a caminhada e planejar um novo ano. Pensando nisso é que a paróquia da catedral se prepara para realizar a Assembleia paroquial anual.
Todos os animadores, coordenadores de pastorais e movimentos, religiosas e os padres já estão se organizando para se reunirem neste final de semana, nos dias 21 e 22 no Centro Santa Tereza.
Que Deus os inspire e que possam planejar as atividades para continuar evangelizando.
Senhora Santana Rogai por nós!
domingo, 15 de dezembro de 2013
Aniversário da Diocese de Serrinha
No próximo dia 18 de dezembro a diocese de Serrinha estará completando 8 anos de sua instalação. Ao longo de seus 8 anos todas as paróquias da diocese foram visitadas pelo nosso bispo D.Ottorino e tiveram a oportunidade de participar de grandes momentos que com certeza já marcam a história de nossa Igreja.
Reveja alguns desses momentos:
Ordenação episcopal de D.Ettori na Catedral de Serrinha
Inauguração da nova sede da Cúria Diocesana
Missa de posse de D.Ottorino na Catedral
Ordenação sacerdotal de Padre Rodrigo e vários outros padres
A data será celebrada com uma missa em ação de graças na Antiga matriz as 8hs da manhã.
Festa de Nossa Senhora de Guadalupe – Comunidade do Contorno
Mais um ano, mais uma festa. A comunidade do Contorno, mais uma vez, se alegrou com a oportunidade de homenagear e louvar sua padroeira. Foram três noites bem participadas pela comunidade local e convidados. Aconteceram belíssimos momentos de reflexão e partilha destacando Pe. Gugu que em sua homilia mencionou os dogmas marianos. A ministra da comunidade, D. Luisa, destacou em seu agradecimento que mesmo passando por três dias de preparação para a chegada da festa, precisamos ter a consciência de que esta festa não acaba, mas começa! Foi cantada uma bela canção em homenagem à Virgem de Guadalupe dando encerramento a mais este grande acontecimento que alimente ainda mais a nossa fé.
quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Catedral realizará mutirão de confissões
Como todos os anos a paróquia da Catedral oferecerá mais uma oportunidade para os fiéis se aproximarem do sacramento da reconciliação.
O Mutirão de confissões acontecerá no dia 17 de dezembro a partir das 17h na Catedral.
Comunidade Colina da Santa realizará espetáculo Natalino
Desde o mês de novembro, crianças, adolescentes e jovens da comunidade Colina da Santa se preparam para encenar o espetáculo natalino. Sob a coordenação de Kerly e Talita, os preparativos estão a todo vapor.
A Comunidade Colina da Santa, tem uma tradição de encenar os grandes momentos da Igreja, buscando envolver os vários segmentos da comunidade e com o objetivo de levar uma mensagem de paz.
Com a ajuda e apoio de toda a comunidade já está quase tudo pronto. Todos estão convidados a participar!
Papa Francisco é eleito 'pessoa do ano' pela revista 'Time'
O Papa Francisco foi escolhido a "personalidade do ano" de 2013 pela revista americana "Time".
A "Time" disse que Francisco "tirou o papado do palácio para levá-lo às ruas" e se colocou no centro das discussões chaves da época.
Francisco, o primeiro latino-americano a comandar a Igreja Católica, 'mudou o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo com um extraordinário peso', disse Nancy Gibbs, editora da revista Time, ao fazer o anúncio no canal NBC.
A prestigiosa revista americana destacou o papel do ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio para "comprometer" uma Igreja que tem 1,2 bilhão de fiéis no mundo a "enfrentar as necessidades mais profundas e equilibrar seu julgamento com piedade".
"Raramente um novo personagem no cenário internacional capturou tanta atenção tão rápido - jovem ou velho, crente ou cínico - como o Papa Francisco", escreveu Gibbs a respeito de Jorge Bergoglio, de 76 anos.
Bergoglio foi escolhido no dia 13 de março, em um conclave, como sucessor do Papa Bento XVI – que renunciou em fevereiro, em um movimento inédito na história moderna da Igreja Católica.
Primeiro latino-americano e primeiro jesuíta a ser eleito Papa, Francisco mostrou, desde o início do pontificado, um estilo próprio, de humildade e sem pompas, em uma tentativa de reaproximar a Igreja de seus fiéis.
O Vaticano reagiu à escolha com a afirmação de que o anúncio "não é surpreendente, levando em consideração a ressonância e a ampla atenção dada ao Papa Francisco e ao início do novo papado", e destacou o "sinal positivo" de que tenha recebido "um dos reconhecimentos mais prestigiosos da imprensa internacional".
"O Papa não busca a fama ou o sucesso porque está a serviço do Evangelho de Deus, de amor para todos. Se a escolha como personalidade do ano significa que as pessoas entenderam, ao menos implicitamente, esta mensagem, então o deixará definitivamente feliz", afirmou o porta-voz da Santa Sé, o padre Francisco Lombardi.
Snowden
Depois do Papa, veio o ex-consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo americano.
Depois do Papa, veio o ex-consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo americano.
Francisco foi "uma escolha muito interessante este ano", afirmou Nancy Gibbs, editora da revista Time, ao anunciar o nome no canal NBC. "Ele mudou o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo com um extraordinário peso", disse. A pessoa escolhida ocupa a capa da edição de fim de ano da revista.A prestigiosa revista elege a personalidade do ano desde 1927.
Entre os cinco finalistas, estavam ainda a americana Edith Windsor, que venceu um caso na Suprema Corte do país sobre os direitos dos casais homossexuais; o presidente sírio Bashar al-Assad, que permanece no poder apesar das pressões internacionais; e o senador americano Ted Cruz, responsável pela estratégia republicana para forçar a paralisação do governo federal há alguns meses.
No ano passado, o escolhido havia sido o presidente americano Barack Obama.
Em 2011, a personalidade do ano foi a figura genérica do "manifestante", em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular do Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos na denominada "Primavera Árabe".
Fonte: http://g1.globo.com
domingo, 8 de dezembro de 2013
Religiosas falam sobre o sínodo diocesano
Durante a solenidade de abertura do sínodo Religiosas conversam com o portam pascom sobre o Sínodo Diocesano.
É o sopro do Espírito que quer
nos converter pessoalmente como Igreja. (
Ir Helena –Ir Operárias)
Criar comunhão como igreja
diocesana viva em missão indo além das fronteiras que nos cercam:o egoísmo, o
individualismo, a competição, a violência, a fome e o descaso social.
(Ir. Viviane-Ir.São José)
quarta-feira, 4 de dezembro de 2013
Curso oferece formação para músicos litúrgicos
Continuam abertas as inscrições para o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (Celmu), que acontece em três etapas, sempre no mês de janeiro. A próxima etapa ocorrerá de 6 a 16 de janeiro, na PUC/SP, como Curso de Extensão Cultural. O objetivo é atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.
Promovido por diversas entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o curso destina-se a para compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúrgico-musical e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação.
O assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, destaca a necessidade de formação específica não só dos agentes da música para a liturgia, mas de toda comunidade. “Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música, como cantores, instrumentistas, compositores, mas também como de todo o povo celebrante”, afirma.
O curso terá disciplinas como canto coral, canto gregoriano, educação musical, harmonia, prática instrumental, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal, teoria musical, entre outras.
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial; pelo site www.celmu.com.br; ou pelo e-mail:
secretaria@celmu.com.br
Fonte:WWW.CNBB
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
Padres e Seminarista da diocese de Serrinha, dizem o que pensam sobre o Sínodo diocesano
Em entrevista ao portal pascom, padres revelam o que pensam sobre o sínodo e como colaborar para o crescimento da diocese.
Caminhar juntos.E para a Diocese
significa refazer esta caminhada para os dez anos da Diocese. PE. Elias-(Retirolândia)
O Sínodo será para a nossa
Diocese um grande sinal de unidade e de comunhão do povo de Deus presente em
Serrinha. PE.Gugu- (Catedral)
Caminhar Juntos! Pe.Oldack- (Euclides da Cunha)
É um desejo de caminhar
juntos,Bispo, Padres, religiosos e leigos unidos para uma nova evangelização. Pe.Evandro- (Catedral)
É um evento de graça extraordinário, muito importante e que vai marcar a história da caminhada da Fé do nosso povo. Visto a estatística da minha paróquia Bom Pastor, os fiéis terão que refletir, estudar e fazer propostas concretas para trazer de volta muitos católicos relaxados. Pe.Daniele(Bom Pastor)
É ouvir a voz do pastor da Diocese que veio para servir o povo de Deus e redimensionar a vida eclesial. Pe. Nilton(Biritinga)
É um momento oportuno para escutarmos a voz de nosso Deus através de nossos leigos. (Seminarista Lima)
Comunhão e participação, a igreja reunida para celebrar e participar. Pe.Márcio (Barrocas)
domingo, 1 de dezembro de 2013
Novena de Natal em Família
Começa o mês de dezembro e com ele o advento em preparação para o Natal. Para vivermos bem esta preparação, a novena de natal nos ajuda a refletir melhor essa caminhada.
Com o tema: Famílias unidas na Esperança celebram o Natal do Senhor, a Igreja novamente nos apresenta a proposta de celebrarmos este tempo em família.
Procure sua comunidade e participe!
Começa o advento...
O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.
Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte. Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e da Virgem Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... A Santíssima Virgem Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena. Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação.
Fonte: http://www.cancaonova.com
Crisma de jovens e adultos das comunidades da sede
Neste sábado (30), Dom
Ottorino Assolari, bispo diocesano, presidiu a Missa da Crisma na Catedral
Senhora Santana. Neste dia em que 96 (noventa e seis) jovens e adultos, das comunidades
da sede, receberam o sacramento da Crisma após 02 (dois) anos de preparação,
destes alguns adultos do grupo ECC (Encontro de Casais Católicos) prepararam-se
em alguns meses.
Na homilia o bispo iniciou
falando que no dia de hoje começa o ano litúrgico com o Tempo do Advento em
preparação para o Natal. Afirmou que nesta celebração todos devem se espelhar e
entender o Mistério de Cristo, fazendo com que entre em suas vidas e os
transforme, sendo assim “se entendermos e crermos que o mistério de Cristo é
aquele que transforma nossa vida então devemos colaborar”. Dando continuidade,
ele diz que a mensagem de Jesus é importante, “vigiai”. Quando se tem
consciência irão entender e neste dia acolher esta mensagem, “vigiai”.
Direcionando sua fala aos
crismandos o bispo diz que receber a crisma é começar ou continuar uma vida digna.
Assim, não se torna santo, mas tem todas as graças que os ajudam a viver em
santidade, e diz “esta unção os torna bonitos, belos por dentro. Esta graça,
este amor, é porque o Espírito Santo nos ajuda”. Finalizando a sua homilia, Dom
Ottorino aconselha “não virem às costas ao Espírito Santo. Se pecarem peça
perdão e continuem!”. E assim, deu-se seguimento a celebração renovando as
promessas batismais e acendendo as velas dos crismandos.
Por:Mércia Silva
quarta-feira, 27 de novembro de 2013
Abertura do Sínodo diocesano vira noticia em site da CNBB
A Missa de abertura do sínodo diocesano realizada no dia(24/11), repercutiu no Brasil e virou notícia no site da CNBB.
Leia abaixo a notícia:
Leia abaixo a notícia:
27 de novembro de 2013
Em vista dos seus 8 anos de existência, a Diocese de Serrinha deu início no dia 24 de novembro, ao Sínodo Diocesano. A celebração de abertura e lançamento do evento ocorreu juntamente com o encerramento do Ano da Fé, na Catedral, e está prevista para ser concluída ao final de 2015, quando a diocese comemora os 10 anos de existência.
O Sínodo consistirá em três etapas: paroquial, foranica e diocesana que contemplará o “VER: Conhecer a realidade da Diocese, JULGAR: Fazer uma peregrinação na fé, à luz da Palavra de Deus e da Igreja, para crescer na compreensão, na acolhida e na obediência a Cristo e AGIR: Elaborar normas que visem a forma mais correta de desempenhar a missão da Igreja”. Com este evento a Igreja de Serrinha quer, dentro do espírito das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil 2011-2015, também estabelecer o seu Projeto Diocesano de Evangelização.
Segundo Dom Ottorino Assolari, bispo diocesano de Serrinha, a realização da assembléia é um convite para ‘caminhar juntos’. “Após o Sínodo, que é uma grande assembleia com toda a diocese, entraremos em uma nova caminhada para uma nova evangelização buscando renovar o rosto da nossa Igreja”, pontuou o bispo.
Fonte:http://cnbbne3.org.br
terça-feira, 26 de novembro de 2013
MISSA DE ABERTURA DO SÍNODO DIOCESANO
Depois de uma breve procissão deu-se inicio na frente da catedral a celebração eucarística presidida pelo nosso bispo Dom Otorino, que ao iniciar a celebração mencionou a antiga matriz como sendo o lugar que se iniciou a missão do anuncio do evangelho, disse ainda que devemos tomar decisão para que aconteça nova evangelização da nossa igreja.
Em sua homilia destacou o presente dia como "Dia histórico e Cristológico",dizendo que os olhos de Jesus Cristo Redentor estão voltados para nós, e que nele se realiza o único caminho pra salvação, citou o apóstolo Pedro em suas palavras quando dizia "Só tu senhor tens palavras de vida eterna", nós questionando se somos realmente o Sal da terra e a luz do mundo, continuou sua pregação afirmando que o reino de Deus não é apenas promessa é para a vida eterna, fez uma relação entre o sagrado e o profano, entre Deus e o mundo, expressando o desejo de devolver a dignidade entre homens e mulheres, finalizou deixando um apelo para que nos deixe envolver pela luz de Cristo.
A celebração deu seguimento com a renovação das promessas batismais. Dom Otorino entregou a todos os padres juntamente com seus representantes um círio aceso representando a luz do Deus vivo em nosso meio.
Dom Otorino entregou aos padres da diocese o livro da primeira carta pastoral feita por ele, contendo resumos da visita pastoral, pediu que todos estudasse para melhor entender a realidade da nossa diocese.
Ao final da celebração Pe. Evandro fez os agradecimentos a todos que estiveram presentes agradeceu ao bispo por o presente que nos dá do acontecimento do sínodo, parabenizando pelos oito anos de ordenação como bispo.
ENCERRAMENTO DO ANO DA FÉ
Na tarde do domingo passado 23/11, uma multidão de pessoas de todas as paróquias se reuniu na frente da antiga Matriz para dá abertura ao sínodo Diocesano e encerrar o ano da fé na nossa Diocese. O padre Alexandre se encarregou de fazer a acolhida as paróquias que juntos vinheram celebrar esse grande acontecimento e manifestação de fé em nossa diocese.
O momento prosseguiu com uma oração feito por D. Otorino, dando seguimento com a apresentação do coral de Barrocas entoando o Hino do sínodo, foi refletida leituras com bases em textos bíblicos que indicava a cada um de nós a força da fé por meio da oração. Pe Elias fez memória por meio de poesia, da caminhada em nossa diocese durante o Ano da Fé, em seguida os fiéis dirigiram-se em procissão até a praça da Catedral onde aconteceria a celebração Eucaristia.
domingo, 24 de novembro de 2013
Diocese de Serrinha encerra hoje o ano da Fé e abre oficialmente o Sínodo Diocesano
A partir das 15h30, as 20 cidades que compõem a diocese de Serrinha estarão reunidas na paróquia da Catedral para a grande celebração de encerramento do ano da Fé. Na oportunidade o bispo D. Ottorino abrirá oficialmente o Sínodo Diocesano.
Todos os padres da diocese, lideranças religiosas, animadores e todo o povo de Deus é convidado a participar deste momento histórico para a diocese.
Ao longo destes quase 8 anos de diocese, o bispo visitou todas as paróquias por ocasião da visita pastoral. Agora abre o I Sínodo Diocesano para estudar, refletir e planejar a caminhada diocesana.
O Sínodo começa oficialmente hoje(24/11) e será encerrado na festa de 10 anos da diocese no dia 18 de dezembro de 2015.
Papa Francisco encerra 'Ano da Fé' com relíquias de São Pedro
O Papa Francisco segura o relicário com os ossos de São Pedro (AFP, VINCENZO PINTO)
Em um gesto altamente
simbólico durante o encerramento do "Ano da Fé", o Papa Francisco,
diante mais de 60.000 fiéis, segurou em suas mãos o relicário contendo os ossos
venerados como os de São Pedro, o fundador da Igreja Católica. A imagem do Papa
de 76 anos, 265º sucessor de Pedro, totalmente concentrado, segurando firme em
suas mãos o relicário de bronze enquanto recitava o "Credo", foi um
dos destaques da missa solene.
Numa manhã fria e úmida,
diante de dezenas de milhares de seguidores em todo o mundo, ele encerrou o
"Ano da Fé", mostrando pela primeira vez as relíquias do apóstolo São
Pedro ao público reunido na Praça São Pedro.
Pedro foi crucificado de
cabeça para baixo entre os anos 64-70 no circo de Calígula, onde hoje se encontram
os Jardins do Vaticano.
Os ossos foram encontrados
durante as escavações em 1940, sob o pontificado de Pio XII, em uma necrópole
localizada debaixo da basílica ao lado de um monumento construído no século 4
para homenagear aquele que é considerado o primeiro bispo de Roma.
Nenhum Papa testemunhou que
os ossos eram autênticos. Mas testes científicos indicaram uma grande
"probabilidade" de que eles são, de fato, os ossos do velho pescador
da Galiléia, segundo o Papa Paulo VI em 1968.
Sobre o relicário está
gravado em latim "Ex ossibus quae in Arcibasilicae Vaticanae hypogeo
inventa Beati Petri Apostoli esse puntantur" ("Ossos encontrados na
Basílica do Vaticano, que são considerados como os do bendito apóstolo
Pedro").
Esta missa solene, com cânticos
em latim, também foi a ocasião para a coleta de doações para as vítimas do tufão
que devastou as Filipinas.
O Papa também leu sua
primeira carta de Exortação Apostólica "Evangelii Gaudium" ("A
Alegria do Evangelho"), a 36 bispos, sacerdotes e religiosos
representantes de movimentos eclesiais, e a dois jornalistas e dois artistas, o
escultor japonês Etsuro Sotoo e a pintora polonesa Anna Gulak.
Uma senhora cega também
recebeu o documento em uma versão auditiva.
O documento deve ser mantido
em segredo até terça-feira, e fontes do Vaticano sugerem um texto importante e
denso: este é o primeiro texto do magistério totalmente escrito por Francisco,
ao contrário da encíclica "Fidei Lumen", publicada em julho, que
tinha sido em grande parte escrita por Bento XVI.
Em sua homilia, o Papa
Francisco destacou a "centralidade de Cristo", "centro de
criação, centro do povo, centro da história", "Senhor da
reconciliação."
O Papa saudou os Patriarcas
do Oriente: "A troca de paz com vocês quer expressar, antes de tudo, a
gratidão do bispo de Roma em relação a essas comunidades que confessam o nome
de Cristo com uma fidelidade exemplar, muitas vezes pagando um preço
alto".
"Quero falar a todos os
cristãos que vivem na Terra Santa, na Síria e em todo o Oriente, a fim de obter
para todos o dom da paz".
Antes de descer no meio da
multidão, Francisco pediu para que todos rezassem pelos "perseguidos por
sua fé, e eles são tantos!"
Na véspera da primeira
visita do presidente russo, Vladimir Putin, ao Vaticano, ele também reservou um
pensamento para a Ucrânia, que "comemora o 80º aniversário do Holodomor, a
grande fome provocada pelo regime comunista (de Stalin), que causou milhões de
vítimas".
O "Ano da Fé" foi
lançado em outubro de 2012 pelo Papa Bento XVI, quatro meses antes de sua
renúncia, e deu origem a várias celebrações na Praça São Pedro. Desde então,
cerca de 8,5 milhões de pessoas visitaram Roma, segundo o Vaticano.
Após a missa, muitas pessoas
passaram a rezar nas Grutas do Vaticano, sob a basílica, diante do túmulo do
primeiro apóstolo.
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internaciona
Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/internaciona
Encerramento do ano da Fé
Com a celebração da Festa de Cristo Rei do Universo, neste domingo, dia 24, a Igreja Católica no mundo inteiro se une, de maneira especial, ao Papa Francisco, no encerramento do Ano da Fé. O Papa emérito Bento XVI foi quem convocou a vivência do Ano da Fé, iniciado em 11 de outubro de 2012, quando se celebrava o cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II. Uma data relevante para a vida e missão da Igreja na sua tarefa de fazer de todos discípulos e discípulas de Jesus. O grande propósito deste Ano da Fé foi exatamente a oportunidade para um aprofundamento, compreensão e vivência da fé como experiência de encontro pessoal com Jesus, única pessoa que pode dar à vida, de maneira duradoura, um novo horizonte e, com isto, como afirmou o Papa Bento XVI, na sua Carta Encíclica Deus é Amor, uma direção decisiva.
Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte
Fonte: //www.cnbb.org.br
Dia do Leigo
Neste domingo, 24 de novembro, é celebrado o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas. Por ocasião da data, o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB, dom Severino Clasen, envia uma mensagem aos leigos. “Saudamos e cumprimentamos os milhões de leigos e leigas que se dedicam à evangelização; são infinitamente a maioria absoluta que anunciam o Cristo Rei através da catequese, da liturgia, da coordenação de grupos, das pastorais, dos movimentos, associações, novas comunidades...”, destacou o bispo.
Leia o texto na íntegra:
Mensagem para o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas
Saúdo todos os leigos e leigas do Brasil pelo seu dia na festa de Cristo Rei!
Viva Cristo Rei!
Todas as criaturas necessitam de um ambiente saudável para nascer, crescer e viver em paz. É preciso construir a casa para que se possa viver com dignidade como pessoa humana, desde o momento em que tem início a existência, pois, já carrega a imagem de Cristo.
Jesus Cristo é proclamado Rei do Universo no último domingo litúrgico do ano. Ele tem um Reino para nós. Pela graça do Batismo, somos filiados à Igreja. Como mãe, a Igreja oferece as condições espirituais e humanas para que a vida seja de fato vista como dom e riqueza imensurável. Portanto, cada criatura humana carrega dentro de si o grande sinal de Deus Uno e Trino. A festa de Cristo Rei é para todos os batizados. Lembramos nesse dia especialmente os leigos e leigas.
A Comissão Episcopal de Pastoral para o Laicato, ao saudar os leigos e leigas, convoca-os para trabalhar na messe do Senhor e construir o Reino de paz e de justiça. O nosso espaço, o lugar onde vivemos, deve se tornar um sinal do Reino definitivo anunciado por Jesus Cristo. Por isso, são chamados para contribuir na evangelização. Saudamos e cumprimentamos os milhões de leigos e leigas que se dedicam à evangelização; são infinitamente a maioria absoluta que anunciam o Cristo Rei através da catequese, da liturgia, da coordenação de grupos, das pastorais, dos movimentos, associações, novas comunidades, CEBs, dos conselhos de leigos e da presença nos diferentes espaços da sociedade como na cultura, na economia, no mundo do trabalho, nas artes, na família, na política, na vida profissional, na educação, nos meios de comunicação, dentre outros. Reconhecemos que a maioria dos agentes de evangelização são as mulheres.
O trabalho humilde, simples, cotidiano, constante, sereno, fecundo das mulheres é a beleza gigantesca no anúncio do Reino de Deus. Que os homens também se sintam participantes nessa tarefa divina e santa, pois temos tantos homens espalhados pelo mundo afora se dedicando no anúncio do Evangelho e sua justiça. Que na festa de Cristo Rei, dia do leigo, saibamos valorizar todos os que são partícipes da gloriosa vinda de Cristo e com Ele, possamos construir o Reino definitivo.
No ano de 2014, teremos muitas oportunidades para aprofundar a reflexão sobre a missão e o ministério dos leigos. Está na hora de somarmos forças para equilibrar as relações no mundo todo, que nenhum filho de Deus, passe fome, se perca no crime e seja recolhido em prisões, mas que tenha saúde, educação, espaço para o lazer, trabalho digno, moradia; esse é o Reino que ainda deve ser construído, e a força do Evangelho nos proporciona e nos condiciona para tanto. Como afirma do Documento de Aparecida os leigos e leigas são chamados a ser construtores do Reino. É uma questão de decisão, de participação e de iniciativa criativa e inspirada pela força de Deus Pai, Filho e Espírito Santo.
Que a fé, aumentada e professada neste Ano da Fé, seja a força motora em cada cristão para ser instrumento de paz em toda parte.
Que o modelo de vida de família, testemunhada por Jesus, Maria e José, encoraje os leigos e leigas para serem discípulos missionários do Reino de Deus.
Fraternalmente,
Dom Frei Severino Clasen
Bispo de Caçador - SC
Presidente da Comissão Episcopal para o Laicato
sexta-feira, 22 de novembro de 2013
Parabéns Mércia Silva!
A equipe Pascom deseja a você Mercia, muitas felicidades pela passagem de seu aniversário(22/11). Que Deus continue iluminando sua vida de bençãos.
Felicidadesss!
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Parabéns Padre Gugu
A equipe Pascom parabeniza o padre Gugu pela passagem do seu aniversário no último dia 15/11.
Parabéns padre! Deus o abençoe sempre
Crianças e adolescentes das comunidades recebem primeira comunhão
Eis
o Corpo de Cristo
Aconteceu
na noite do dia (16/11), na Catedral a missa em celebração a 1ªEucaristia de crianças
e adolescentes das comunidades locais de nossa Paróquia, esta, presidida pelo
Pe. Ruthemberg Pereira que com palavras sábias de Fé e Esperança deu bênçãos
aconselhando as crianças e jovens a permanecer neste caminho de luz.
“Jovens o que vocês estão recebendo é
coisa fina, coisa do Céu e deverá ser recebida com alegria!” (Diz). Assim como
o feijão é o alimento do corpo a eucaristia é o alimento da alma. (Completa).
Foi
uma noite em que muitos jovens tiveram o prazer de participar do banquete do
Senhor e partilhar a experiência da comunhão, uma experiência de paz e luz,
pois a eucaristia é Cristo e Cristo é a luz da nossa vida. As crianças e
adolescentes que foram visitados pela 1ª vez em Cristo, almas que Jesus dançará
alegremente no coração e no interior de cada um.
Que
façam valer!
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Letra Cifrada do Hino do Sínodo
Letra Cifrada do Hino do Sínodo
HINO DO SÍNODO DIOCESANO
Compositor e Interprete: Tony Pinho
Arranjos: Porfírio Souza
D A
Sínodo Diocesano
A#° Bm F#
Perfuma de bálsamo a Igreja no Sertão
G D Bm
Vamos estudar, refletir e planejar
E7 A7 D A7
Toda nossa vida de fé e missão
D A A#°
Unidos para nova evangelização
Bm F#
Nessas terras sertanejas de Serrinha
G D Bm
Todos juntos rumo ao Reino do Pai
E7 A7 D A7
Com o Espírito Santo que nos guia.
Os apelos do Evangelho nos convidam
A carregar a Cruz de Cristo em nosso peito
A ser sinais de esperança e de amor
A ser discípulos missionários do Senhor
Toda a Igreja de Serrinha se reúne
Com Sant’Ana nossa mestra e padroeira
Pra confessar a nossa fé com mais ardor
Difundir o perfume da presença do Senhor
Compositor e Interprete: Tony Pinho
Arranjos: Porfírio Souza
D A
Sínodo Diocesano
A#° Bm F#
Perfuma de bálsamo a Igreja no Sertão
G D Bm
Vamos estudar, refletir e planejar
E7 A7 D A7
Toda nossa vida de fé e missão
D A A#°
Unidos para nova evangelização
Bm F#
Nessas terras sertanejas de Serrinha
G D Bm
Todos juntos rumo ao Reino do Pai
E7 A7 D A7
Com o Espírito Santo que nos guia.
Os apelos do Evangelho nos convidam
A carregar a Cruz de Cristo em nosso peito
A ser sinais de esperança e de amor
A ser discípulos missionários do Senhor
Toda a Igreja de Serrinha se reúne
Com Sant’Ana nossa mestra e padroeira
Pra confessar a nossa fé com mais ardor
Difundir o perfume da presença do Senhor
Programação do Encerramento do Ano da Fé e Abertura do Sínodo Diocesano
15h30 Concentração na Praça Luiz Nogueira
16h Celebração de encerramento do Ano da Fé
17h Procissão para a Catedral
17h30 Missa de abertura do Sínodo Diocesano
Mais informações sobre o falecimento de Pe. Aristotelino Dantas
Faleceu, no hospital UNIMED, em Feira de Santana, vítima de insuficiência de órgãos, o padre Aristotelino Dantas Lima. A missa de corpo presente acontecerá, amanhã - dia 19 de novembro - às 10 horas, na igreja matriz de Amélia Rodrigues e logo em seguida o sepultamento no cemitério local.
Feira de Santana, 18.11.13
Lucieuda F. Dias
Assessoria de Imprensa
Fonte: www.fécatolica
Difusão da Obra Shalom de Serrinha participa do Festival Halleluya 2013
No ultimo final de semana, dias 08, 09 e 10 de
novembro, aconteceu o Festival Halleluya 2013 promovido em diversos estados do
Brasil pela Comunidade Católica Shalom e esta foi a vez da Missão Shalom de
Salvador promover a sua 9ª edição.
A grande reunião de povos, comunidades e culturas
se reúnem em um único ideal: ser feliz!
E este ano não foi diferente! A junção de ritmos,
musicalidade e espiritualidade levaram os participantes ao maior objetivo:
experimentar o Amor de Deus que se manifesta das mais diversas formas.
O Festival Halleluya além de seus espaços e
profunda espiritualidade contou com atrações como Rosa de Saron, Tony Alysson,
Adriana Arydes, Missionário Shalom, Cosme, Alto Louvor, a presença do cantor
católico espanhol Rubén de Lis e muito mais. Contou também com um
especialíssimo espetáculo denominado O Canto das Írias onde a reflexão e emoção
tomou conta de todos.
A Santa Missa presidida por D. Murilo Kriguer foi
muito especial sem esquecer os fortes e magníficos momentos de Adoração ao
Santíssimo Sacramento conduzidos por membros da comunidade.
Destaca-se a alegria contagiante do grupo
Missionário Shalom que fez a Praça Wilson Lins na Pituba se tornar um verdadeiro
lugar de adoração e louvor. Além do cantor goiano Tony Allysson que se
apresentou pela primeira vez no palco do Halleluya.
A Difusão da Obra Shalom de Serrinha também esteve
presente com sua disponibilidade, alegria e amor para participar e servir. E ao
mesmo tempo vem convidar a todos para o Halleluya
Quero Mais em forma de luau que acontecerá no Jardim da Rodagem dia 15 de
novembro a partir das 20 horas.
Festival Halleluya. Não deixe de fazer parte da
festa que nunca acaba!
Até 2014!!!
Venha conhecer também a Difusão da Obra Shalom de
Serrinha participando do nosso grupo de oração todas as terças as 19:30.
SHALOM!
Abaixo você pode conferir alguns momentos:
Por Thiago Rodrigues
Assinar:
Postagens (Atom)