domingo, 31 de agosto de 2014

Ordenação Diaconal do seminarista Robson Batista


No dia 24 de Agosto de 2014, a Diocese de Serrinha se alegrou com a celebração da Ordenação Diaconal do seminarista Robson Batista de Lima realizada na Paróquia da Catedral de Senhora Sant’Ana, em Serrinha. Estando presentes o bispo diocesano Dom Ottorino Assolari, todo o clero da Diocese e grande número de fiéis. Nessa celebração, os seminaristas Rodrigo Oliveira, Erismaldo Lima e Gildvan Oliveira receberam o Ministério de Acólitos, e o seminarista José Carlos o Ministério de Leitor.
Em sua homilia o bispo diocesano diz que a celebração este dia foi uma daquelas que abre o coração a esperança e a confiança, porque em tempo de crise vocacional que atingiu a diocese, acolher quatro jovens para os ministérios e um jovem para o diaconato é “coisa grande” pela qual deve-se louvar e agradecer ao Senhor.
Destaca que “temos que assumir Cristo em nossa vida, ser para os outros imagem de Cristo”, diz. Ressalta que isto significa proclamar que Jesus o filho de Deus é o salvador, a nossa vida deve ter os olhos fixos em Jesus para entender como viver, como transmitir a imagem de Jesus. Ao final pede aos fiéis “sustentem a vocação dele com a vossa oração, todos unidos em pedido a Deus a fidelidade destes homens então todos nós estaremos cumprindo a nossa missão no mundo, que é a missão de levar Jesus Cristo, de levar a salvação”, finaliza Dom Ottorino.

Que Maria, Mãe das Vocações, interceda por vocês nessa caminhada que começa a ser trilhada!

Por Mércia Oliveira



Festa do dia do Catequista



Na manhã deste domingo (31), após a missa, aconteceu a confraternização com todos os catequistas da Paróquia da Catedral onde celebraram o Dia do Catequista.

Paróquia da Catedral realiza formação sobre o mês da biblia



Após a missa na manhã deste domingo (31) o Padre Ruthberg reuniu-se com os animadores de comunidades da Paróquia da Catedral onde realizou-se a formação para o mês da Bíblia que se inicia dia 01/09 com a Missa de Abertura às 19h30min na Catedral. 

Por: Mércia Oliveira

Grito dos Excluídos-2014

Abertura do mês da biblia

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Tem início processo de beatificação de Dom Luciano

Foto: Diocese de São Mateus

O processo para reconhecer como beato o ex-Arcebispo de Mariana (MG), Dom Luciano Mendes de Almeida, teve início nesta quarta-feira, 27, durante missa solene na Catedral Metropolitana de Mariana. A data recorda o falecimento de Dom Luciano, em decorrência de falência múltipla de órgãos, em 2006. A celebração, que foi presidida pelo Arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, marca o começo da fase arquidiocesana do processo, com a sessão de instalação do tribunal eclesiástico que dará início ao procedimento de beatificação, autorizado pela Congregação para a Causa dos Santos em 13 de maio. 

“Por parte da Santa Sé, não há nada que impeça, para que se inicie a Causa de Beatificação e Canonização de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida”, informou a Congregação. Mons. Roberto Natali, vigário judicial, postulador da causa de Dom Luciano, adianta que se trata do início do processo. “Ainda estamos na fase de preparação para a abertura do processo na diocese”, declarou. 

Segundo Mons. Natali, “essa primeira fase ocorre na Arquidiocese de Mariana, onde Dom Luciano atuou por 18 anos. A segunda fase, que é decisiva, será em Roma”. Para que o bispo seja beatificado será necessário comprovar, por meio de documentos e depoimentos, que ele levou uma vida virtuosa, por meio da prática cristã como a fé, esperança, amor, prudência, fortaleza, temperança, humildade, pobreza, obediência e castidade. Não há prazo determinado para a conclusão da primeira fase, mas a previsão é que deve demorar. 

“Não acredito que o fato dele ser jesuíta, como o Papa Francisco, possa agilizar o processo de beatificação de Dom Luciano que, graças a Deus, está começando agora. Já é um grande passo colocar a vida de Dom Luciano em foco”, afirma o postulador. Caso a documentação seja aprovada em Roma, com um decreto do Papa Francisco, Dom Luciano passa a ser venerável. A partir deste título, se um milagre alcançado por sua intercessão foi provado, o religioso será reconhecido beato. A comprovação de um segundo milagre pode o tornar santo. 

Para Mons. Natali, o maior desafio será reunir os casos das pessoas mais humildes, entre eles mendigos e doentes, de quem Dom Luciano costumava cuidar pessoalmente nos hospitais. “Depois de um dia inteiro de trabalho nos afazeres como bispo, ele saía em silêncio e ia a pé socorrer drogados e doentes nos hospitais. São registros que só podem ser encontrados no livro da vida, direto com Deus”, disse o vigário judicial.

Dom Luciano
Nascido no Rio de Janeiro em 5 de outubro de 1930, Dom Luciano tornou-se jesuíta ainda jovem, trabalhando na Companhia de Jesus, dos 17 aos 45 anos de idade, onde obteve destaque no trabalho com detentos nas cadeias em Roma. Foi bispo auxiliar de Dom Paulo Evaristo Arns, em São Paulo, antes de ser nomeado arcebispo de Mariana, em 1988, onde permaneceu até 2006, quando faleceu aos 75 anos. Dom Luciano foi também Secretário geral (de 1979 a 1986) e Presidente por dois mandatos consecutivos (1987 a 1994) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 
Em nota publicada por ocasião de sua morte, a Presidência da CNBB destacou entre as marcas que o religioso deixou na instituição o dinamismo, a inteligência privilegiada, a dedicação incansável e o testemunho de amor à Igreja.

Comenda Dom Luciano
Após a Sessão de Abertura do Processo de Canonização, a Faculdade Arquidiocesana de Mariana promoveu a entrega da Comenda Dom Luciano Mendes de Almeida do Mérito Educacional e de Responsabilidade Social, no Centro Cultural Arquidiocesano. Criada em 2008, a comenda é entregue a personalidades e organizações que, por suas ações afirmativas, cumprem importante papel na área da responsabilidade social. Nesta edição, entre os agraciados está o Bispo de Xingu (PA), Dom Erwin Krätler, reconhecido por sua luta em favor de causas sociais e ambientais na Amazônia.

Por Rádio Vaticano 

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Diocese de Serrinha realiza estudo do documento:Comunidade de Comunidades-uma nova paróquia


A Diocese de Serrinha, se encontra com os Padres, Diáconos e Leigos, para estudar e refletir com o Documento da CNBB, número 100 – Comunidade de Comunidades: uma nova paróquia.
As Paróquias “são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. São chamadas a ser casa e escolas de comunhão. “ Cada vez mais em comunidade de comunidades” (nº 138).
Acompanhemos através das nossas oração e que as luzes do Espirito Santo, nos ilumine e nos oriente neste momento de partilha e reflexão, para bem avançarmos nos horizontes da NOVA EVANGELIZAÇÃO.

Por:Gabriel Mota

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Paróquia da Catedral de Santana realiza festival beneficente de prêmios

O domingo, 10 de agosto, não foi um dia somente de comemoração aos dias dos pais, e sim, um dia que milhares de pessoas se aglomeraram na Praça Miguel Carneiro, mais conhecida como Praça da Catedral no Centro da cidade de Serrinha para concorrer aos prêmios do Festival Beneficente de Prêmio da Paróquia da Catedral de Senhora Santana em Serrinha-BA.

Com o objetivo e concluir a reforma da Catedral de Senhora Santana, o festival, que ocorre todos os anos, ofereceu nesta edição prêmios que variavam de poupança, cozinha completa, moto e carros.

Confirma abaixo os ganhadores dos prêmios:










Por Fernando Nunes - Redação da PASCOM
Fotos: Rose Silva

domingo, 17 de agosto de 2014

‘Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos’ - Grito dos Excluídos 2014

Esse é o lema do 20º Grito dos/as Excluídos/as para este ano de 2014, tendo como espinha dorsal, como já vem acontecendo desde o seu início, o tema ‘Vida em Primeiro Lugar’. 

Organização ligada ao Setor Pastoral Social da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o Grito é uma mobilização dos fiéis da Igreja Católica iniciado no Brasil em 1995, motivado pelo tema da Campanha da Fraternidade do mesmo ano: ‘A Fraternidade e os Excluídos’ e que acontece em torno do 7 de setembro, data cívica em que se comemora a liberdade da Pátria do jugo português. 

A Assembleia Geral dos Bispos, em 1996, discutiu e aprovou o Grito dos Excluídos dentro do Projeto Rumo ao Novo Milênio. Em 1999,o Grito rompeu fronteiras e estendeu-se para as Américas. 

O que é o Grito? É uma forma de manifestação pública com o objetivo de anunciar, em diferentes lugares e ao mesmo tempo, sinais de esperança da construção de um mundo melhor a toda população; denunciar toda e qualquer injustiça cometida pelo sistema capitalista, irradiando a mensagem que as mudanças acontecerão com o povo em luta, ocupando praças e ruas por direitos e liberdade. É, acima de tudo, uma forma de dar voz àqueles que não têm voz. 

Ainda, outros objetivos específicos tem o Grito: organizar o máximo de ações que fortaleçam a organização, a mobilização e as lutas populares; defender a vida humana, em todas as suas dimensões, construindo alternativas que fortaleçam, organizem e mobilizem os/as excluídos/as a lutar por uma nova sociedade; erguer as bandeiras e lutar pelo acesso e qualidade de todos os serviços públicos básicos para a população, como: educação, saúde, alimentação saudável, água potável, energia, saneamento, moradia; empunhar a bandeira contra a privatização dos bens naturais e dos serviços públicos; construir espaços e ações com a participação efetiva dos excluídos/as, unindo campo e cidade na denúncia das injustiças cometidas pelo atual modelo e anúncio da construção de um mundo melhor que tenha a vida em primeiro lugar; denunciar a criminalização dos movimentos e das lutas populares que a grande mídia e os capitalistas vêm desenvolvendo através dos meios jurídicos, legislativos e de repressão truculenta. 

Esse movimento nos ajuda a construir a consciência de que as mudanças sociais não caem do céu ou dos tronos estabelecidos. Assim como as espigas, as flores, as plantas e os edifícios, elas se levantam do chão. É preciso que mergulhem suas raízes na terra úmida e escura dos embates, tensões e conflitos de interesses humanos. 

Não podemos deixar acontecer que a infiltração de interesses escusos e anárquicos nos movimentos populares que têm acontecido nos últimos tempos, desvirtuem o bom sentido e a cidadania das verdadeiras manifestações, propulsoras das necessárias transformações sociais. 

Três são os ingredientes principais a acionar essa mobilização: o primeiro, o já amplamente notório e conhecido mal estar crescente da população com o aprofundamento da crise do sistema capitalista, de filosofia neoliberal, particularmente a partir do início da década de 70. 

O segundo, dispensaria maiores comentários, se não fizesse parte do ‘Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos’. Com um vasto mosaico de manifestações populares ocorridas em 2013 e que retornam com insistência em 2014, apresenta-se com energia juvenil e veemência profética a exigência do ‘padrão Fifa’, não só para os estádios e infraestrutura da Copa, mas sobretudo para os direitos básicos da população de baixa renda. 

Finalmente, o terceiro ingrediente das mudanças sociais reconhece o oxigênio primaveril dos jovens como fator preponderante, sangue novo num organismo social e político carente de uma verdadeira transfusão de valores novos. 

Parafraseando o clima de expectativa em vista da Copa do Mundo, não basta assistir das arquibancadas o desenrolar do jogo: é preciso entrar em campo - ‘ocupar as ruas e praças’ - e participar de forma patrioticamente ativa nas decisões sobre um futuro justo, solidário, sustentável e fraterno para o nosso povo.

Antonio Oswaldo Storel é presidente da Pasca e coordenador do CNLB Diocese de Piracicaba

Texto: Antonio Oswaldo Storel
Fonte: Jornal da Piracicaba

Papa pede à juventude asiática para que sirva os pobres, abandonados, doentes e marginalizados

O papa Francisco presidiu neste domingo, 17, missa de encerramento da VI Jornada Asiática da Juventude, no Santuário do “Mártir desconhecido”, no Castelo de Haemi, Coreia. A celebração reuniu cerca de 40 mil pessoas de 23 nações da Ásia. 

Em sua homilia, Francisco pediu aos jovens para que não tenham “medo de levar a sabedoria da fé a todos os campos da vida social” e para que procurem “servir os pobres, os abandonados, os doentes e os marginalizados”. Leia, na íntegra, o discurso do papa à juventude asiática.

Confira abaixo a homilia do Papa Francisco:

http://www.cnbb.org.br/imprensa-1/internacional/14780-papa-pede-a-juventude-asiatica-para-que-sirva-os-pobres-abandonados-doentes-e-marginalizados

Por CNBB



Por CNBB

Papa Francisco viaja à Coreia e fala sobre a paz na península

Em sua terceira viagem internacional, o papa Francisco chegou quinta-feira à Seul, na Coreia do Sul. Francisco deverá permanecer na Ásia até a próxima segunda-feira, dia 18. Ele é o segundo papa que visita o país asiático. O primeiro foi João Paulo II, que esteve na Coreia do Sul em 1984 e em 1989.

O compromisso é uma prioridade do Vaticano, uma vez que é interesse do papa apoiar as igrejas minoritárias, mas dinâmicas, na região. De acordo com o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, a viagem representa uma mensagem para o futuro da Ásia. Em entrevista ao Centro Televisivo do Vaticano, o cardeal, responsável pela diplomacia, destacou que "esta visita do papa ao Extremo Oriente tem especial importância", dado o papel da região "na política e na economia mundiais".

Em sua chegada, após celebrar uma missa na Nunciatura, onde ficará hospedado, o papa foi à sede da presidência e reuniu-se com a presidente sul-coreana, Park Geun-hye, e outras autoridades. Em seu primeiro discurso na capital, na presença da presidente do país, ele elogiou “os esforços feitos a favor da reconciliação e da estabilidade na península, o único caminho para uma paz duradoura”. Ao falar em inglês pela primeira vez em um evento oficial, Francisco evitou cuidadosamente citar o regime comunista norte-coreano, embora tenha feito referência às injustiças, perseguições e mobilização de forças que fizeram alusão à Coreia do Norte. À tarde, ele também se reuniu com os bispos coreanos na sede da Conferência Episcopal.

A visita do pontífice foi marcada para coincidir com a 6ª Jornada Asiática da Juventude, que ocorre entre os dias 13 e 17 de agosto, em Daejeon, a 150 quilômetros de Seul, para onde viaja nessa sexta-feira, 15. Em Daejon, o papa celebrará a missa de início da Jornada em um estádio e depois deve visitar o santuário de Solmoe, onde se reunirá com jovens de 23 países asiáticos. Segundo o Vaticano, seis mil jovens irão participar da Jornada.

No sábado, 16, o papa celebrará em Gwanghwamun a missa de beatificação de Paul Yun Ji-Chung e outros 123 mártires, todos assassinados entre 1791 e 1888 por usa fé no cristianismo, que chegava à Coreia. No encontro, Francisco destacará o dinamismo da Igreja na região, apesar de os católicos serem apenas 10% da população. Após a missa, ele ainda irá a Kkottongnae para visitar um centro de recuperação de incapacitados, a Casa da Esperança, onde se reunirá com comunidades de religiosas e membros do apostolado laico.

No domingo, 17, o pontífice se deslocará até Haemi, onde se encontrará com os bispos da Ásia no santuário da cidade e, em seguida, presidirá a missa de encerramento da Jornada da Juventude asiática.

Uma missa para “a paz e a reconciliação” será celebrada na segunda-feira, 18, na catedral de Myeong-dong, em Seul. De lá, o papa retornará a Roma. 

Por CNBB

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Pastoral Familiar realizada a VI Festa da Família na Diocese de Serrinha-BA


Confira a programação detalhada do evento:

PERÍODO: 10 A 17/08/2014
ABERTURA: MISSA DOS PAIS COM PARTICIPAÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS (8:30 HS)
TÉRMINO: FESTA DA FAMÍLIA (ICHÚ)

TRÍDUO NAS COMUNIDADES
ÍNICIO DIA 10 – CELEBRAÇÃO PARA OS PAIS NAS COMUNIDADE
DIA 11 E 12/08 – CELEBRAÇÃO NAS COMUNIDADES

DIA 13/08/2014 – ENCONTRO COM JOVENS: PLANTANDO A SEMENTE DO AMOR DE DEUS NO CORAÇÃO DO JOVEM (SHALOM / RENOVAÇÃO/PASTORAL CATÉQUÉTICA E PASTORAL DA JUVENTUDE)
DIA 14/08/2014 –ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO NA CATEDRAL PELAS FAMÍLIAS (SHALOM)
DIA 15/08/2014 – SEMINÁRIO PARA AS FAMÍLIAS
FAMÍLIA DE NAZARÉ, MODELO DE ESPIRITUALIDADE PELA CONFIANÇA E OBEDIÊNCIA.

DIA 17/08/2014
FESTA DA FAMÍLIA
PARÓQUIA DE ICHÚ
ÔNIBUS – CATEDRAL 7:00 H

DIA 11/08/2014 – VISITA AOS HOSPITAIS, LEVAR CRISTO AOS DOENTES E ACOMPANHANTES. LEVAR KIT HIGIENE E LANCHE.
DIA 12/08/2014- VISITA AO CAPS II E CAPS AD – FAZER ATIVIDADE E ORAÇÃO.
DIA 14/08/2014 – VISITA AO LAR OS IDOSOS – ORAÇÃO, ALEGRIA E ENTRETENIMENTO.
DIA 16/08/2014 – PASSEIO DE BICICLETA COM AS FAMÍLIAS

Fonte: Pastoral Familiar da Paróquia da Catedral de Senhora Santana Serrinha-BA

Confira a homilia de Dom Ottorino na solenidade da festa de Santana 2014

Por TV Web Santana

Sobre o Círio Pascal

Foto: internet
Você sabia que: O acender o Círio Pascal é um memorial da Páscoa. Durante todo o tempo pascal o círio estará aceso para indicar a presença de Cristo Ressuscitado.

Por Acidigital.com

Divulgadas as intenções de oração do Papa Francisco para agosto


Todos os meses, os cristãos são convidados a se unirem às intenções de oração do Santo Padre

Nas intenções de oração do Papa Francisco para o mês de agosto estão os refugiados e os cristãos da Oceania.

Como intenção geral, o Santo Padre pede orações “para que os os refugiados, obrigados a abandonar suas casas por causa da violência, encontrem acolhimento generoso e sejam tutelados os seus direitos”.

Já em sua intenção de oração para a evangelização, o Pontífice reza “para que os cristãos na Oceania anunciem a fé com alegria a todos os povos do continente”.

Por Canção Nova Notícias

"Na família, a fé se mistura com o leite materno", diz Francisco na mensagem ao I Congresso Latino-americano da Pastoral Familiar


Cidade do Vaticano (RV) – A família é um “centro de amor” onde “ninguém é descartado”. Foi o que afirmou o Papa Francisco na mensagem enviada ao I Congresso Latino-americano da Pastoral Familiar, em andamento no Panamá de 4 a 9 de agosto. Organizado pelo Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), o encontro tem como tema “Família e desenvolvimento social para a vida plena e a comunhão missionária”. A mensagem foi lida na abertura do Congresso pelo Bispo de Santa Rosa, Argentina, Dom Raúl Martín, Presidente do Departamento para a Família, a Vida e a Juventude do CELAM.

Francisco iniciou sua mensagem com a pergunta “O que é a família?”, a qual respondeu: “é um centro de amor” onde “reina a lei do despeito e da comunhão”, capaz de resistir às “manipulações mundanas”. A família – acrescentou ele - é aquilo que permite superar “a falsa oposição entre indivíduo e sociedade; no seio dela “ninguém é descartado” e todos – idosos e crianças – encontram acolhida. E é na família que nasce “a cultura do encontro e do diálogo, a abertura à solidariedade e à transcendência”.

O Papa ressalta que a “estabilidade e a fecundidade” são duas características primordiais do núcleo familiar, ambiente onde se aprende “as relações baseadas no amor fiel até a morte, como o matrimônio, a paternidade, a filiação ou a fraternidade”. Quando estas relações formam o tecido basilar de uma sociedade humana” – reitera - conferem a ela “coesão e consistência”, oferecem ao homem “segurança no abrir-se ao outro”. Mas adverte, que “não é possível fazer parte de um povo, sentir-se próximo, ter consciência dos mais afastados e desvantajados, se no coração do homem foram infringidas estas relações basilares”.

Francisco explica que o amor familiar é fecundo não somente porque gera nova vida, “mas porque alarga os horizontes da existência, gera um mundo novo, nos faz acreditar, contra todos os desesperos e as derrotas, que uma convivência baseada no respeito e na confiança é possível”. “Diante de uma visão materialista do mundo – acrescenta - a família não reduz o homem ao estéril utilitarismo, mas encarna os seus desejos mais profundos”.

Ao observar que o “homem cresce também na sua abertura a Deus como Pai” com base na experiência do amor familiar, Bergoglio cita o Documento de Aparecida quando indica “que a família não deve ser considerada somente como objeto de evangelização, mas também agente de evangelização”, pois “nesta se reflete a imagem de Deus que, no seu mistério mais profundo é uma família, e neste modo, permite ver o amor humano como sinal de presença do amor divino”. “Na família – disse Francisco – a fé se mistura com o leite materno”. O Santo Padre recordou então, que o gesto de pedir a bênção – conservado em muitos povos – “encerra em si a convicção bíblica que a bênção de Deus se transmite de pai para filho”.

Ao concluir, o Pontífice ressalta a importância de encorajar as família a “cultivar relações sãs entre os próprios membros”, onde se deve saber dizer uns aos outros “perdão, obrigado e por favor”, e dirigir-se a Deus com o bonito nome de “Pai”. 

Por Rádio Vaticano