segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Catedral reúne o Conselho Paroquial

Após um período de férias e descanso as lideranças da Paróquia da Catedral reuniram-se neste domingo(23) para a primeira reunião do Conselho paroquial 2014. Na oportunidade o Padre Evandro saudou a todos e apresentou o recém chegado Pe. Enrico Rosa como mais um colaborador da Catedral. O Pe. Enrico passará a semana dando aulas no Seminário Sagrada Família e nos finais de semana ficará trabalhando na Catedral.

O destaque maior da reunião do Conselho, foi a apresentação parcial dos primeiros dados coletados na pesquisa do Sínodo realizado nas comunidades. Em fase de tabulação e organização de informações, a pesquisa irá mostrar posteriormente o rosto da paróquia, já que apresentará número de católicos na paróquia e participação ativa na Igreja, dentre outras questões. Breve apresentaremos em nosso portal o resultado da pesquisa do sínodo.
O padre Evandro destacou a importância do Sínodo e agradeceu a todos que participaram deste trabalho. Segundo ele, a partir de agora todas as comunidades, psrtorais e movimentos são convidados a estudarem a a primeira carta pastoral de Dom Ottorino, carta em que ele relata a visita pastoral em que realizou em toadas as paróquias. As lideranças deverão estudar e apresentar sugestões até o mês de maio, contribuindo com o trabalho  do Sínodo diocesano que irá até dezembro de 2015.


Reunião mensal da Pascom Catedral



A Pastoral da comunicação realiza neste dia 24/02 mais uma reunião de pauta mensal. Nesta, haverá organização de temas para programa de rádio, divisão de trabalhos para o blog, e iniciará um estudo sobre a Primeira Carta Pastoral de nosso Bispo Dom Ottorino Assolari.
 É a Pascom sempre buscando aprimorar o seu trabalho de evangelização através dos meios de comunicação.

Cardeal Damasceno é nomeado para a presidência do Sínodo

O papa Francisco nomeou no último dia 21, o arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis, para a presidência do Sínodo Extraordinário sobre a Família, que ocorrerá de 9 a 15 de outubro, no Vaticano.
Foram nomeados também para compor a presidência do Sínodo Extraordinário: o arcebispo de Paris, cardeal André Vingt-Trois (à direita), e o arcebispo de Manila, cardeal Luis Antonio Tagle (ao centro). Os três cardeais serão responsáveis por acompanhar a preparação dos trabalhos do Sínodo que tratará dos desafios pastorais da família, no contexto da evangelização.
No ano passado, o papa enviou às paróquias de todo o mundo o “Documento Preparatório” do próximo Sínodo, com 35 questões, sobre a família. As Conferências Episcopais já repassaram as contribuições ao Vaticano.
Fonte: http://www.cnbb.org.br/

Papa Francisco preside missa com os novos cardeais

Papa Francisco preside missa com os novos cardeais
O cardeal entra na Igreja de Roma, não entra numa corte. Evitemos todos e hábitos e comportamentos de corte: intrigas, críticas, facções, favoritismos, preferência”, disse o papa Francisco em missa presidida por ele e concelebrada por 18 novos cardeais, no domingo, 23, na basílica de São Pedro. Um dos cardeais não participou. Ele tem 98 anos e pediu dispensa do papa Francisco para estar em Roma. Ele vai receber o barrete e o anel nos próximos dias.
Entre os novos cardeais estava o brasileiro dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, ao qual foi atribuído o título da igreja de Santa Maria Mãe da Providência. Os novos cardeais receberam das mãos do papa um anel, símbolo do novo compromisso universal com a Igreja, e o solidéu cardinalício, vermelho como o sangue dos mártires que doaram suas vidas pelo Evangelho.
Em sua homilia, o papa Francisco convidou os novos cardeais a escutarem a voz do Espírito Santo. Disse também que “imitar a santidade e a perfeição de Deus pode parecer uma meta inatingível”, mas segundo o papa é possível pois a “santidade cristã é antes de mais fruto da docilidade – deliberada e cultivada - ao Espírito de Deus”.
“Cristo veio para nos salvar, para nos mostrar o caminho, o único caminho de saída das areias movediças do pecado, e este caminho é a misericórdia. Ser santo não é um luxo, é necessário para a salvação do mundo.”
Testemunho
O papa ainda se referiu os novos membros do Colégio Cardinalício como “Queridos irmãos cardeais” e disse que “o Senhor e a Mãe da Igreja pedem-lhes ardor e zelo no testemunho da santidade. É neste suplemento de alma que consiste a santidade de um cardeal”.
Ao final da homilia o papa lembrou que é preciso abençoar aqueles que falam mal e são hostis. “Saudemos com um sorriso a quem talvez não mereça; não aspiremos a fazer-nos valer, mas oponhamos a mansidão à prepotência; esqueçamos as humilhações sofridas. Deixemo-nos guiar pelo Espírito de Cristo: Ele santificou-se a si próprio na cruz, para podermos ser “canais” por onde corre a sua caridade. Este é o comportamento, esta é a conduta de um cardeal”.
Fonte:http://www.cnbb.org.br

Seminário Sagrada Família já está fabricando velas para Páscoa


Velas Sagrada Família (Uma chama para nova evangelização)
É o resultado do trabalho artesanal desenvolvido pelos seminaristas no seminário "Sagrada Família" da diocese de Serrinha, localizado em Feira de Santana,BA
Visando a celebração da pascoa do Senhor, já se encontra para venda o círio pascal.
Este ano, os seminaristas acrescentaram à arte o simbolo do sínodo diocesano que está acontecendo na diocese e irá até o ano de 2015... Mas, para as demais paróquias de outras dioceses, os círios não terão esse simbolo. 

Faça já o seu pedido, via contatos do folheto ou pelo email: Jota-jos@hotmail.com

Ps: a partir do mês março, a Oficina de Velas "Sagrada Família" estará lançando diversidades de velas aromatizadas com decoupagem, imagens e belíssimas luminárias de parafina, que irão realçar a sua celebração. Contamos com você.

Fonte:www.facebook.com


sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pe.Enrico celebra sua primeira missa em Serrinha

O Pe.Enrico Adriano Rosa, recém chegado a Serrinha celebrou sua primeira missa na noite do dia 21 de fevereiro na Capela da Comunidade de Colina da Santa. Em sua primeira missa, ele aproveitou para saudar a comunidade e revelou aos fiéis que está vindo de Roma e que ele mesmo pediu ao Papa Francisco para fazer uma experiência no continente Americano. No final da celebração ele fez questão de abençoar e cumprimentar todos os fiéis um a um.

Seja bem vindo Pe.Enrico!

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Audiência de Papa Francisco e Dilma confirmada para sexta-feira, 21


Foto: O Vaticano confirmou segunda-feira, 17, que a Presidente Dilma Rousseff será recebida pelo Papa Francisco na próxima sexta-feira, 21, em audiência privada.

Leia: http://www.comshalom.org/audiencia-de-francisco-dilma-confirmada-para-sexta-feira-21/
O Vaticano confirmou segunda-feira, 17, que a Presidente Dilma Rousseff será recebida pelo Papa Francisco na próxima sexta-feira, 21, em audiência privada.
De acordo com o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, o encontro entre o Pontífice e Dilma está previsto para as 19h, (15h de Brasília), após a reunião do Papa com os cardeais para refletir sobre o tema da Família.
Roussef virá a Roma para assistir ao Consistório para a criação de 19 cardeais, entre os quais o brasileiro Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro. Dilma já esteve com Francisco em outras ocasiões. Ela compareceu à sua cerimônia de posse em 19 de março do ano passado, tendo sido recebida privadamente no dia seguinte, e em julho, reuniu-se com o Papa durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Prêmios do Clube do Ouvinte para Fevereiro


Missa do Rádio Ouvinte


Pastoral da Juventude Diocesana realizará Encontro Forânico


domingo, 9 de fevereiro de 2014

Padre Evandro participa de 15° Encontro Nacional de Presbíteros


De 05 a 11 de fevereiro de 2014 acontece em Aparecida São Paulo o 15° Encontro Nacional de Presbíteros com o tema: Concilio Vaticano II e os Presbíteros do Brasil-Testemunho de Fé, Esperança e Caridade. Padres de todo o Brasil se reúnem para refletir e estudar durantes estes dias.
 Para representar a diocese de Serrinha está o Padre Evandro, que manhã de domingo(09), postou nas redes sociais a foto acima e a seguinte mensagem "No dia do Senhor rezei por todos os meus na casa da Mãe Aparecida. Bom domingo a todos!!! "




sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Parabéns Padre Evandro


A Paróquia da Catedral parabeniza o padre Evandro pela passagem de seu aniversário neste dia 07-02. Que Deus abençoe seu ministério e sua vida. Felicidadess

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ordenação Diaconal de Everaldo Gois


"Acolhi a vida como um dom". Morre, aos 81 anos, João Batista Libânio

Vítima de um infarto, o padre jesuíta João Batista Libânio faleceu na manhã desta quinta-feira, 30-01-2014, emCuritiba (PR).

Padre Libânio estudou Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, e  cursou Letras Neolatinas na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Foi professor de Teologia no Colégio Cristo Rei, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em São Leopoldo (RS), e no Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Posteriormente, foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Seus estudos de Teologia Sistemática foram concluídos na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha, onde também estudou com os maiores nomes da Teologia europeia. Era mestre e doutor (1968) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.
O jesuíta era professor na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia e vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.
Sobre a vida
Em entrevista ao Jornal de Opinião, em junho de 2002, por ocasião de seus 70 anos, padre Libânio falou sobre sua visão da vida: “A clareza e a serenidade não se medem pelo número de anos, mas pelo trabalho interior. A existência foi generosa comigo e permitiu-me que pudesse estar sempre à volta com análises, reflexões sobre a realidade social e eclesial”.
João Batista Libânio nasceu em Belo Horizonte, em 1932. É padre jesuíta, escritor e teólogo brasileiro. Ensina na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (ISI – FAJE) em Belo Horizonte, e é vigário da paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, na Grande Belo Horizonte.
Fez seus estudos de Filosofia na Faculdade de Filosofia de Nova Friburgo-RJ e cursou Letras Neolatinas, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Seus estudos de teologia sistemática foram efetuados na Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt, Alemanha, onde estudou com os maiores nomes da teologia europeia. Seu mestrado e doutorado (1968) em Teologia foram obtidos na Pontifícia Universidade Gregoriana (PUG) de Roma.
Foi Diretor de Estudos do Pontifício Colégio Pio Brasileiro em Roma durante os anos do Concílio Vaticano II, o que facilitou seu contato com os bispos e assessores de todo o Brasil.
Retornou ao Brasil em 1968, onde por mais de trinta anos dedicou-se ao magistério e à pesquisa teológica, na linha da teologia da libertação. Foi professor de teologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, e do Instituto Teológico da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Posteriormente foi professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Em 1982, Libânio retornou a Belo Horizonte. 
É autor de cerca de 125 livros, dos quais 36 de autoria própria e os demais em colaboração com outros autores, alguns editados em outras línguas. Além disso, possui mais de 40 artigos publicados em periódicos especializados, e inúmeros artigos em jornais e revistas.
Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB e do Instituto Nacional de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, além de assessorar encontros das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs.
Sua página pessoal na internet é www.jblibanio.com.br.
A revista IHU On-Line, nº 394, sob o título "J. B. Libânio. A trajetória de um teólogo brasileiro. Testemunhos", celebrou os seus 80 anos de vida. Para acessar a revista, clique aqui.
Na revista podem ser lidos os testemunhos, entre outros, de Leonardo BoffLuís Carlos SusinJosé Oscar Beozzo,Faustino Teixeira e Carlos Roberto Drawinalém do depoimento do próprio teólogo sob o título “Acolhi a vida como um dom”.
A última entrevista que o teólogo concedeu ao Instituto Humanitas Unisinos - IHU foi publicada no dia 08-08-2013, sob o título Uma Igreja mais pastoral e menos administrativa.
O velório será realizado nesta sexta-feira, 31 de janeiro, a partir das 11h, no Auditório Dom Luciano Mendes de Almeida, na FAJE, em Belo Horizonte.
Às 20h, no mesmo local, haverá uma oração da noite, para celebrar, com uma “memória agradecida”, a vida doada do Pe. Libânio.
No sábado, 1º de fevereiro, o arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidirá uma missa no Auditório Dom Luciano.
Às 14h, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano (MG), haverá outra missa, de onde sairá o corpo, por volta das 16h para o enterro, que será às 17h, no Cemitério Bosque da Esperança.
A missa de 7º dia será no dia 5 de fevereiro, às 20h, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano, local onde o Pe. Libanio viveu mais intensamente seu ministério pastoral.
Bibliografia
Confira alguns dos livros publicados por João Batista Libânio:
Teologia da Revelação a partir da Modernidade. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2012. 
Para onde vai a juventude? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2012. 
A religião no início do milênio. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
Crer num mundo de muitas crenças e pouca libertação. 2. ed. São Paulo – Valencia: Paulinas – Siquem, 2010. 
Ecologia – vida ou morte? 1. ed. São Paulo: Paulus, 2010. 
A escola da liberdade. Subsídios para meditar. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2010. 
Cenários da Igreja – Num mundo plural e fragmentado. 2. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
Caminhos de existência. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2009. 
Juventude – seu tempo é agora. 1. ed. São Paulo: Ave Maria, 2008. 
Como saborear a celebração eucarística. 4. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
Creio em Deus Pai. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 
Creio no Espírito Santo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 
Creio em Jesus Cristo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 
Em busca de lucidez. O fiel da balança. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2008. 
Qual o futuro do Cristianismo. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008. 
Os carismas na Igreja do Terceiro Milênio. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2007.
Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano do Rio de Janeiro a Aparecida. 1. ed. São Paulo: Paulus, 2007. 
Introdução à vida intelectual. 3. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 
Eu creio – Nós cremos. Tratado da fé. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2005. 
Qual o caminho entre o crer e o amar? 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005. 
Concílio Vaticano II. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2005. 
Concílio Vaticano II: Em busca de uma primeira compreensão. São Paulo: Loyola, 2005. 
. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004. 
A arte de formar-se. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2004. 
Ideologia e cidadania. 14. ed. São Paulo: Moderna, 2004. 
As Lógicas da Cidade: o impacto sobre a fé e sob o impacto da fé. São Paulo: Loyola, 2001. 
Ser Cristão em Tempos de Nova Era. São Paulo: Paulus, 1996. 
A Vida Religiosa na Crise da Modernidade Brasileira. Rio de Janeiro/São Paulo: CRB/Loyola, 1995. 
Obediência na Liberdade. São Paulo: Paulinas, 1995. 
•Nas pegadas de Medellín: as opções de Puebla. Cadernos Teologia Pública, número 37, disponível emhttp://bit.ly/LxjeCW 

domingo, 2 de fevereiro de 2014

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DO NOSSO BISPO DOM OTTORINO ASSOLARI


Dia 30 de janeiro de 2014, aconteceu na Catedral as dezenove e trinta a Missa em Ação de Graças pela passagem do aniversário de nascimento do nosso bispo dom Ottorino Assolari, com a presença de vários padres, seminaristas, diáconos e os paroquianos.
Após a leitura do Evangelho, proclamada pelo Diácono Lucio Euzébio, Dom Ottorino iniciou sua homilia dizendo que “Deus é a fonte da vida” e que todas as vidas vem de Deus e é uma expressão da nossa fé. Foi Jesus que abriu para nós esta fonte de graça e temos que acolhê-la, pois significa assumir o compromisso de responder a nossa vocação. Ele acrescentou ainda o trecho do evangelho que diz: Quem é que traz uma lâmpada para coloca-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Assim tudo que está escondido deverá tornar-se manifesto. E ressalta – somos chamados a brilhar como esta lâmpada que Jesus cita no evangelho de hoje e que ela jamais se apague dentro de nós. Lembro-me de algumas dificuldades que enfrentei este ano passado, foi um ano muito difícil para mim, de tristeza, desânimo, uma cruz pesada que em alguns momentos pensei em desistir, más com a ajuda de muitas pessoas simples com palavras bonitas como: Força, Coragem, Deus está contigo, outros mandavam mensagem pelo celular e foram elas que me sustentaram, então eu disse a mim mesmo, não quero que minha lâmpada se apague, a cruz pode ser pesada, mas vossas orações me fazem continuar. E para finalizar sua homilia Dom Ottorino destaca o “Sínodo Diocesano e convida a todos a entrarem nesta luta, pois, o mesmo está se dedicando a este trabalho e diz que, juntos viveremos uma experiência de Fé, fazendo resplandecer uma nova Igreja”. Abracem esta causa junto comigo e digo mais, estou à disposição da Igreja de Serrinha.

No final da celebração houve mensagens, músicas e homenagem ao Bispo. O Padre Evandro fez os agradecimentos em nome de todo o Clero e destacou a presença das Irmãs em especial a Madre Superiora das Irmãs Operaria. Antes da benção final Dom Ottorino falou sobre as mudanças dos padres em na Diocese e as datas de suas respectivas posses nas Paróquias. Acolheu com carinho o Pe. Declair que irá fazer missão aqui na nossa Diocese na Paróquia de Santa Luz junto com o Pe. Adelson. Apresentou os seus familiares e amigos Italianos que se fizeram presente e os agradeceu pela colaboração aqui na nossa Diocese.

Pastoral familiar promove 1° FEIJOMILIA


Festa em Benefício da construção da casa dos idosos "Lar Serenidade".
Um realização da Pastoral Familiar com o apoio da Paróquia da Catedral Senhora Santana e ECC (Encontro de Casais com Cristo)
Venha com sua família comer uma deliciosa feijoada e prestigiar nosso evento.
Dia 23 de fevereiro 2014
Valor do Ingresso: R$ 10,00
Local: Parque Vaquejada Maria do Carmo.

Padre Evandro destaca mandamentos da Igreja em Missa do sábado



Na Missa de sábado (01/02), o padre Evandro presidiu a missa em que celebrou a festa de Apresentação do Senhor. Ele ressaltou a importância de sermos fiéis ao Senhor e de diariamente apresentarmos a nossa vida a Deus. Disse ainda que para sermos fiéis devemos buscar caminhar na lei de Deus e seguir os seus mandamentos.
A fidelidade aos mandamentos da lei de Deus e aos mandamentos da igreja, nos torna cristãos autênticos, por isso, em sua homilia Padre Evandro destacou com ênfase os mandamentos da igreja.

OS CINCO MANDAMENTOS DA IGREJA

1º – Primeiro mandamento da Igreja: "Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho".
Ordena aos fiéis que santifiquem o dia em que se comemora a ressurreição do Senhor, e as festas litúrgicas em honra dos mistérios do Senhor, da santíssima Virgem Maria e dos santos, em primeiro lugar participando da celebração eucarística, em que se reúne a comunidade cristã, e se abstendo de trabalhos e negócios que possam impedir tal santificação desses dias (Código de Direito Canônico-CDC , cân. 1246-1248) (§2042).
Os Dias Santos – com obrigação de participar da missa, são esses, conforme o Catecismo: “Devem ser guardados [além dos domingos] o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania (domingo no Brasil), da Ascensão (domingo) e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), de Santa Maria, Mãe de Deus (1º de janeiro), de sua Imaculada Conceição (8 de dezembro) e Assunção (domingo), de São José (19 de março), dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo (domingo), e por fim, de Todos os Santos (domingo)” (CDC, cân. 1246,1; n. 2043 após nota 252) (§2177).
2º - Segundo mandamento: "Confessar-se ao menos uma vez por ano".
Assegura a preparação para a Eucaristia pela recepção do Sacramento da Reconciliação, que continua a obra de conversão e perdão do Batismo (CDC, cân. 989). É claro que é pouco se confessar uma vez ao ano, seria bom que cada um se confessasse ao menos uma vez por mês, pois fica mais fácil de se recordar dos pecados e de ter a graça para vencê-los.
3º - Terceiro mandamento: "Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição" (O período pascal vai da Páscoa até festa da Ascenção) e garante um mínimo na recepção do Corpo e do Sangue do Senhor em ligação com as festas pascais, origem e centro da Liturgia cristã (CDC, cân. 920).
Também é muito pouco comungar ao menos uma vez ao ano. A Igreja recomenda (não obriga) a comunhão diária.
4º - Quarto mandamento: "Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja" (No Brasil isso deve ser feito na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa). Este jejum consiste em um leve café da manhã, um almoço leve e um lanche também leve à tarde, sem mais nada no meio do dia, nem o cafezinho. Quem desejar, pode fazer um jejum mais rigoroso; o obrigatório é o mínimo. Os que já tem mais de sessenta anos estão dispensados da obrigatoriedade, mas podem fazê-lo se desejarem.
Diz o Catecismo que o jejum "Determina os tempos de ascese e penitência que nos preparam para as festas litúrgicas; contribuem para nos fazer adquirir o domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração (CDC, cân. 882)".
5º - Quinto mandamento: "Ajudar a Igreja em suas necessidades"
Recorda aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222). Não é obrigatório que o dízimo seja de 10% do salário, nem o Catecismo nem o Código de Direito Canônico obrigam esta porcentagem, mas é bom e bonito se assim o for. O importante é, como disse São Paulo, dar com alegria, pois “Deus ama aquele que dá com alegria” (cf. 2Cor 9, 7). Esta ajuda às necessidades da Igreja pode ser dada uma parte na paróquia e em outras obras da Igreja.