quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Paróquia da Catedral se prepara para assembleia paroquial



Chegando ao final do ano é hora de parar para avaliar a caminhada e planejar um novo ano. Pensando nisso é que a paróquia da catedral se prepara para realizar a Assembleia paroquial anual.
Todos os animadores, coordenadores de pastorais e movimentos, religiosas e os padres já estão se organizando para se reunirem neste final de semana, nos dias 21 e 22 no Centro Santa Tereza.
Que Deus os inspire e que possam planejar as atividades para continuar evangelizando.
Senhora Santana Rogai por nós!

domingo, 15 de dezembro de 2013

Aniversário da Diocese de Serrinha


No próximo dia 18 de dezembro a diocese de Serrinha estará completando 8 anos de sua instalação. Ao longo de seus 8 anos todas as paróquias da diocese foram visitadas pelo nosso bispo D.Ottorino e tiveram a oportunidade de participar de grandes momentos que com certeza já marcam a história de nossa Igreja.
Reveja alguns desses momentos:

Ordenação episcopal de D.Ettori na Catedral de Serrinha


Inauguração da nova sede da Cúria Diocesana

Missa de posse de D.Ottorino na Catedral


Ordenação sacerdotal de Padre Rodrigo e vários outros padres


A data será celebrada com uma missa em ação de graças na Antiga matriz as 8hs da manhã.

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe – Comunidade do Contorno





Mais um ano, mais uma festa. A comunidade do Contorno, mais uma vez, se alegrou com a oportunidade de homenagear e louvar sua padroeira. Foram três noites bem participadas pela comunidade local e convidados. Aconteceram belíssimos momentos de reflexão e partilha destacando Pe. Gugu que em sua homilia mencionou os dogmas marianos. A ministra da comunidade, D. Luisa, destacou em seu agradecimento que mesmo passando por três dias de preparação para a chegada da festa, precisamos ter a consciência de que esta festa não acaba, mas começa! Foi cantada uma bela canção em homenagem à Virgem de Guadalupe dando encerramento a mais este grande acontecimento que alimente ainda mais a nossa fé.




quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Catedral realizará mutirão de confissões


Como todos os anos a paróquia da Catedral oferecerá mais uma oportunidade para os fiéis se aproximarem do sacramento da reconciliação.
O Mutirão de confissões acontecerá  no dia 17 de dezembro a partir das 17h  na Catedral.

Comunidade Colina da Santa realizará espetáculo Natalino

Desde o mês de novembro, crianças, adolescentes e jovens da comunidade Colina da Santa se preparam para encenar o espetáculo natalino. Sob a coordenação de  Kerly e Talita, os preparativos estão a todo vapor. 
A Comunidade Colina da Santa, tem uma tradição de encenar os grandes momentos da Igreja, buscando envolver os vários segmentos da comunidade e com o objetivo de levar uma mensagem de paz.
Com a ajuda e apoio de toda a comunidade já está quase tudo pronto. Todos estão convidados a participar!

Papa Francisco é eleito 'pessoa do ano' pela revista 'Time'

Papa Francisco foi eleito a pessoa do ano pela revista 'Time' (Foto: Reprodução/Time)
O Papa Francisco foi escolhido a "personalidade do ano" de 2013 pela revista americana "Time".
A "Time" disse que Francisco "tirou o papado do palácio para levá-lo às ruas" e se colocou no centro das discussões chaves da época.
Francisco, o primeiro latino-americano a comandar a Igreja Católica, 'mudou o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo com um extraordinário peso', disse Nancy Gibbs, editora da revista Time, ao fazer o anúncio no canal NBC.
A prestigiosa revista americana destacou o papel do ex-arcebispo de Buenos Aires Jorge Mario Bergoglio para "comprometer" uma Igreja que tem 1,2 bilhão de fiéis no mundo a "enfrentar as necessidades mais profundas e equilibrar seu julgamento com piedade".
"Raramente um novo personagem no cenário internacional capturou tanta atenção tão rápido - jovem ou velho, crente ou cínico - como o Papa Francisco", escreveu Gibbs a respeito de Jorge Bergoglio, de 76 anos.
Bergoglio foi escolhido no dia 13 de março, em um conclave, como sucessor do Papa Bento XVI – que renunciou em fevereiro, em um movimento inédito na história moderna da Igreja Católica.
Primeiro latino-americano e primeiro jesuíta a ser eleito Papa, Francisco mostrou, desde o início do pontificado, um estilo próprio, de humildade e sem pompas, em uma tentativa de reaproximar a Igreja de seus fiéis.
O Vaticano reagiu à escolha com a afirmação de que o anúncio "não é surpreendente, levando em consideração a ressonância e a ampla atenção dada ao Papa Francisco e ao início do novo papado", e destacou o "sinal positivo" de que tenha recebido "um dos reconhecimentos mais prestigiosos da imprensa internacional".
"O Papa não busca a fama ou o sucesso porque está a serviço do Evangelho de Deus, de amor para todos. Se a escolha como personalidade do ano significa que as pessoas entenderam, ao menos implicitamente, esta mensagem, então o deixará definitivamente feliz", afirmou o porta-voz da Santa Sé, o padre Francisco Lombardi.
Snowden
Depois do Papa, veio o ex-consultor da NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo americano.
Francisco foi "uma escolha muito interessante este ano", afirmou Nancy Gibbs, editora da revista Time, ao anunciar o nome no canal NBC. "Ele mudou o tom, a percepção e o enfoque de uma das maiores instituições do mundo com um extraordinário peso", disse. A pessoa escolhida ocupa a capa da edição de fim de ano da revista.A prestigiosa revista elege a personalidade do ano desde 1927.
Entre os cinco finalistas, estavam ainda a americana Edith Windsor, que venceu um caso na Suprema Corte do país sobre os direitos dos casais homossexuais; o presidente sírio Bashar al-Assad, que permanece no poder apesar das pressões internacionais; e o senador americano Ted Cruz, responsável pela estratégia republicana para forçar a paralisação do governo federal há alguns meses.
No ano passado, o escolhido havia sido o presidente americano Barack Obama.
Em 2011, a personalidade do ano foi a figura genérica do "manifestante", em um reconhecimento às pessoas de todo o mundo, em particular do Oriente Médio e norte da África, que saíram às ruas para lutar por seus direitos na denominada "Primavera Árabe".
  •  
O Papa Francisco durante a audiência desta quarta-feira (11) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)O Papa Francisco durante audiência desta quarta-feira (11) na Praça de São Pedro, no Vaticano (Foto: AP)









domingo, 8 de dezembro de 2013

Religiosas falam sobre o sínodo diocesano

Durante a solenidade de abertura do sínodo Religiosas conversam com o portam pascom sobre o Sínodo Diocesano.


É o sopro do Espírito que quer nos converter pessoalmente como Igreja.      ( Ir Helena –Ir Operárias)


Criar comunhão como igreja diocesana viva em missão indo além das fronteiras que nos cercam:o egoísmo, o individualismo, a competição, a violência, a fome e o descaso social.      (Ir. Viviane-Ir.São José)

Festa de Nossa Senhora de Guadalupe


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Curso oferece formação para músicos litúrgicos





Continuam abertas as inscrições para o Curso Ecumênico de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (Celmu), que acontece em três etapas, sempre no mês de janeiro. A próxima etapa ocorrerá de 6 a 16 de janeiro, na PUC/SP, como Curso de Extensão Cultural. O objetivo é atualizar pessoas que trabalham com música e liturgia e necessitam de um suporte teórico-musical e litúrgico.

Promovido por diversas entidades, entre elas a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o curso destina-se a para compositores, letristas, animadores de canto, regentes e instrumentistas que estejam engajados no ministério litúrgico-musical e que garantam o efeito multiplicador no processo de formação.
O assessor de música litúrgica da CNBB, padre José Carlos Sala, destaca a necessidade de formação específica não só dos agentes da música para a liturgia, mas de toda comunidade. “Todos sentem a urgência desta formação litúrgico-musical, não só dos ministros da música, como cantores, instrumentistas, compositores, mas também como de todo o povo celebrante”, afirma.
O curso terá disciplinas como canto coral, canto gregoriano, educação musical, harmonia, prática instrumental, regência, religiosidade popular e liturgia, técnica vocal, teoria musical, entre outras.
Informações e inscrições pelo telefone (11) 3885-5025, em horário comercial; pelo site www.celmu.com.br; ou pelo e-mail: secretaria@celmu.com.br
 
Fonte:WWW.CNBB

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Padres e Seminarista da diocese de Serrinha, dizem o que pensam sobre o Sínodo diocesano

Em entrevista ao portal pascom, padres revelam o que pensam sobre o sínodo e como colaborar para o crescimento da diocese.

Caminhar juntos.E para a Diocese significa refazer esta caminhada para os dez anos da Diocese. PE. Elias-(Retirolândia) 


O Sínodo será para a nossa Diocese um grande sinal de unidade e de comunhão do povo de Deus presente em Serrinha. PE.Gugu- (Catedral)

Caminhar Juntos! Pe.Oldack- (Euclides da Cunha)


É um desejo de caminhar juntos,Bispo, Padres, religiosos e leigos unidos para uma nova evangelização. Pe.Evandro- (Catedral)

É um evento de graça extraordinário, muito importante e que vai marcar a história da caminhada da Fé do nosso povo. Visto a estatística da minha paróquia Bom Pastor, os fiéis terão que refletir, estudar e fazer propostas concretas para trazer de volta muitos católicos relaxados. Pe.Daniele(Bom Pastor)

É ouvir a voz do pastor  da Diocese que veio para servir o povo de Deus e redimensionar a vida eclesial. Pe. Nilton(Biritinga)

É um momento oportuno para escutarmos a voz de nosso Deus através de nossos leigos. (Seminarista Lima)

Comunhão e participação, a igreja reunida para celebrar e participar. Pe.Márcio (Barrocas)


domingo, 1 de dezembro de 2013

Novena de Natal em Família

Começa o mês de dezembro e com ele o advento em preparação para o Natal. Para vivermos bem esta preparação, a novena de natal nos ajuda a refletir melhor essa caminhada.
Com o tema: Famílias unidas na Esperança celebram o Natal do Senhor, a Igreja novamente nos apresenta a proposta de celebrarmos este tempo em família.
Procure sua comunidade e participe!

Começa o advento...

O Ano Litúrgico começa com o Tempo do Advento; um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano. Nessas quatro semanas de preparação, somos convidados a esperar Jesus que vem no Natal e que vem no final dos tempos. Nas duas primeiras semanas do Advento, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador.

Um dia, o Senhor voltará para colocar um fim na História humana, mas o nosso encontro com Ele também está marcado para logo após a morte. Nas duas últimas semanas, lembrando a espera dos profetas e da Virgem Maria, nós nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém. Os Profetas anunciaram esse acontecimento com riqueza de detalhes: nascerá da tribo de Judá, em Belém, a cidade de Davi; seu Reino não terá fim... A Santíssima Virgem Maria O esperou com zelo materno e O preparou para a missão terrena. Para nos ajudar nesta preparação usa-se a Coroa do Advento, composta por 4 velas nos seus cantos – presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. As velas representam as várias etapas da salvação.


Crisma de jovens e adultos das comunidades da sede


Neste sábado (30), Dom Ottorino Assolari, bispo diocesano, presidiu a Missa da Crisma na Catedral Senhora Santana. Neste dia em que 96 (noventa e seis) jovens e adultos, das comunidades da sede, receberam o sacramento da Crisma após 02 (dois) anos de preparação, destes alguns adultos do grupo ECC (Encontro de Casais Católicos) prepararam-se em alguns meses.
Na homilia o bispo iniciou falando que no dia de hoje começa o ano litúrgico com o Tempo do Advento em preparação para o Natal. Afirmou que nesta celebração todos devem se espelhar e entender o Mistério de Cristo, fazendo com que entre em suas vidas e os transforme, sendo assim “se entendermos e crermos que o mistério de Cristo é aquele que transforma nossa vida então devemos colaborar”. Dando continuidade, ele diz que a mensagem de Jesus é importante, “vigiai”. Quando se tem consciência irão entender e neste dia acolher esta mensagem, “vigiai”.

Direcionando sua fala aos crismandos o bispo diz que receber a crisma é começar ou continuar uma vida digna. Assim, não se torna santo, mas tem todas as graças que os ajudam a viver em santidade, e diz “esta unção os torna bonitos, belos por dentro. Esta graça, este amor, é porque o Espírito Santo nos ajuda”. Finalizando a sua homilia, Dom Ottorino aconselha “não virem às costas ao Espírito Santo. Se pecarem peça perdão e continuem!”. E assim, deu-se seguimento a celebração renovando as promessas batismais e acendendo as velas dos crismandos. 

Por:Mércia Silva