segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Começa reforma da Catedral



Depois de quase 10 anos a Igreja da Catedral entra em reforma. Construída ainda na década de 40, a Igreja já passou por várias reformas, sendo que a maior delas foi realizada na década de 80 pelo Pe. Nicasio  época em que foi modificado o coro, o presbitério e a fachada da Igreja. Hoje, demos início a mais uma reforma que desta vez começa coma total retirada do gesso. Segundo Pe. Evandro, está é só a primeira etapa, pois o resto da igreja também passará por reformas. Até a total retirada do gesso as missas estarão sendo realizadas na Igreja antiga matriz.
A conclusão da obra tem previsão para 2015, ano em que a diocese completará 10 anos.



quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Parabéns Ineide


A equipe Pascom parabeniza a Secretaria Paroquial Ineide pela passagem de seu aniversário! Felicidadess

Regional Nordeste 3 realiza Seminário de formação da CF 2014

CF2014-208x300

Para atingir os objetivos da Campanha da Fraternidade (CF) de 2014, a CNBB Regional Nordeste 3, realizará, entre os dias 27 e 29 de setembro, o Seminário de formação e animação de Campanhas. O evento acontecerá no Instituto Frei Ludovico, em Salvador (BA) e discutirá o tema “Fraternidade e Tráfico Humano”.
São convidados a participar agentes e coordenadores de pastoral de todas as dioceses do Regional. O seminário tem como objetivo identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas, denunciá-las como violação da dignidade e da liberdade humana e mobilizar os cristãos e a sociedade brasileira para erradicar esse mal.
A Campanha da Fraternidade 2014 será aberta no próximo dia 5 de março, quarta-feira de Cinzas.
POR: CNBB / REGIONAL NORDESTE 3

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

CLUBE DO OUVINTE

CLUBE DO OUVINTE
Prêmios para o mês de setembro
01 – BÍBLIA.
01 – SANDUICHEIRA
01 – RÁDIO.
SORTEIO SERÁ REALIZADO NO PROGRAMA ESPECIAL DO DIA TRINTA DE SETEMBRO. CONTAMOS COM A SUA PARTICIPAÇÃO!       

PROMOÇÃO ESPECIAL DE SETEMBRO
OS OUVINTES QUE SE ASSOCIAREM AO CLUBE NESTE MÊS DE SETEMBRO CONCORRERÃO A UM PRÊMIO EXTRA. O SORTEIO SERÁ REALIZADO NO PROGRAMA ESPECIAL.

MISSA DO RADIO OUVINTE
CONVIDAMOS A TODOS PARA A MISSA DO RADIO OUVINTE QUE SERÁ CELEBRADA NO DIA 28 DE SETEMBRO ÀS 09H NA CATEDRAL. LEMBRAMOS AOS REPRESENTANTES QUE APÓS A MISSA TEREMOS A NOSSA REUNIÃO MENSAL. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA!



RECADASTRAMENTO
Convidamos todos os sócios do Clube do Ouvinte a fazerem o seu recadastramento. Procure o representante da sua comunidade ou as secretarias das Paróquias da Catedral e Bom pastor para preencher a sua ficha de inscrição.

VEM PRA O CLUBE VOCÊ TAMBÉM!

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Parabéns Gorete


A equipe Pascom parabeniza a animadora da comunidade do Ivete pela passagem de seu aniversário. Felicidades!!!!!!!

Reunião de Animadores



Convite

Convidamos todos os animadores para uma reunião extraordinária no próximo final de semana. Atenção para o dia e horário:

Animadores da cidade: sexta dia 27/09 as 19:30 no salão da cúria.
Animadores da zona rural: sábado dia 28/09 as 8:30 no salão da cúria

Concurso musical


CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO HINO 
DO SÍNODO DIOCESANO

O Concurso para a escolha do Hino do Sínodo Diocesano acontecerá no período de 10 de agosto a 31 de outubro 2013. A escolha da música se dará mediante o julgamento a ser realizado pela Secretária Sinodal, obedecendo as seguintes orientações:

DOS PRAZOS:

1. De 10 de agosto a 11 de outubro de 2013 envio das propostas para a Secretaria do Sínodo;
2. De 12 a 31 de outubro de 2013 avaliação e escolha do hino.

DOS PARTICIPANTES:

1. Os participantes deverão ser residentes na Diocese de Serrinha;
2. As propostas poderão ser enviadas por grupos, bandas ou de forma individual.

DOS CRITÉRIOS PARA ESCOLHA:

1. O hino deverá ser composto por 01 (um) refrão e 03 (três) estrofes;
2. A melodia deverá ser alegre, festiva e de fácil assimilação;
3. Será observada a originalidade da letra e melodia;
4. Não serão aceitos hinos em forma de paródias;
5. Os hinos deverão evidenciar o Tema e Lema do Sínodo.

DA PREMIAÇÃO:

1. O hino escolhido terá como premiação o valor de R$ 1.000,00 (um mil reais);
2. O valor será entregue na Cúria Diocesana. 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS: 

1. Os participantes deverão entregar uma cópia do hino na Cúria Diocesana e preencher uma ficha de inscrição com os dados de um responsável pela proposta;
2. O hino deve estar gravado em CD e acompanhado da letra cifrada, constando o nome do autor e interprete;
3. A Secretaria Sinodal anunciará o hino escolhido no dia 31 de outubro de 2013 através da Página Sínodo Diocesano no Facebook;
4. O hino escolhido será divulgado em todas as Paróquias através dos meios de comunicação.
5. Após a escolha do Hino, os direitos autorais passarão a pertencer a Diocese de Serrinha.


Catedral dá inicio ao Sínodo Diocesano


As Comunidades da cidade e da zona rural, já começaram as entrevistas nas casas para realizar a pesquisa para o sínodo. Com um questionário muito simples, os entrevistadores perguntarão sobre a situação religiosa dos moradores do bairro.
As entrevistas serão realizadas até o dia 30/09 e logo depois os animadores irão contabilizar o quantitativo de pessoas por comunidade.
Receba bem os nossos entrevistadores e faça parte desta missão.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Comunidade de Ivete celebra Festa do Padroeiro


Na tarde de Domingo (22/09) a Comunidade de Ivete realizou a festa em louvor a seu padroeiro São Mateus. Ao iniciar a Santa Missa a comentarista fez memoria das noites celebradas e relembrou um pouco a história de São Mateus, convidando aos fiéis a celebrar com alegria o momento mais forte vivido pela comunidade.
 A celebração foi presidida pelo pe. Evandro que acolheu a comunidade pedindo que seguisse o exemplo do seu padroeiro. A missa deu seguimento com Ato Penitencial seguida da procissão da palavra coreografada pelas crianças da catequese. Padre Evandro direcionou sua homilia enfatizando três exemplo vividos pelo padroeiro da comunidade. Primeiro a conversão, nos lançando um convite para não nos fecharmos ao pecado, frisando que o senhor nos convida a abandonar o pecado fazendo a sua vontade assim como fez São Mateus.  O segundo exemplo refere-se ao seguimento a Jesus,complementando que Mateus acreditou na palavra do senhor e seguiu imitando a Jesus e nós somos convidados abandonar tudo que vai contra aos planos de Deus. No  terceiro e último  exemplo referiu-se a meditar o evangelho de São Mateus, nos alertando e questionando sobre o nosso tempo para Deus é necessário que tenhamos esse tempo de encontro com o senhor buscando um caminho para alcançar a santidade.
Ao final da celebração a animadora agradeceu a todos pela participação e colaboração durante as noites, agradeceu ao padre e pediu que todos cantassem para agradecer a Deus. Padre Evandro finalizou falando da alegria de estar mais uma vez celebrando com a comunidade. A animadora convidou a todos para uma pequena confraternização após a missa.










quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Aniversário do Grupo Terço dos Homens

Deus nos perdoa porque nos Ama!


Aconteceu neste sábado 14/09 na catedral, a Missa em comemoração ao aniversário do grupo de oração do Terço dos Homens. Estavam presentes membros do grupo da sede e comunidade local, esta que foi presidida pelo Padre Rivonaldo, onde o Evangelho neste dia nos convidou a refletir para importância do perdão. “Deus nos perdoa porque nos ama e nós perdoamos porque somos amados por Deus!” Em meia a homilia, o Padre nos mostrou de maneira pura as bondades em perdoar e sermos perdoados. Durante a benção final, rezou uma Ave Maria em especial aos homens presentes e vos pediu que continuassem a participar do grupo Terço dos Homens, deixando também, um convite especial para que mais homens venham fazer parte e juntos possam fortalecer ainda mais a sua Fé, experimentando a doçura em estar em constantes orações. O Grupo existe em nossa cidade há três anos e tem como principal objetivo reunir homens para participar ativamente das atividades da Igreja seja rezando, cantando ou lendo a Palavra do Senhor. Os encontros acontecem em nossa Catedral todas às terças-feiras ás 19h30min. 

                                                          Por: Larissa Gomes

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Bispo de Serrinha se encontra com o Papa Francisco



Na manhã de hoje(11/09), Dom Ottorino se encontrou com o Papa Francisco no Vaticano durante a audiência das quartas -feiras. Segundo o Seminarista Erismaldo Lima em publicação na sua página pessoal, ele diz que  o momento foi marcado por muita alegria e emoção. "Um dos melhores momentos! Dom Ottorino mostra para o papa Francisco o lugar onde a gente estava e com um belo sorriso o papa Francisco acenou para gente". 









domingo, 8 de setembro de 2013

Formação e treinamento abre a primeira etapa do Sínodo Diocesano em Serrinha




No último dia 26/08 aconteceu a formação e treinamento com as equipes que irão trabalhar no sínodo diocesano. Os grupos receberam o seu questionário, com o qual irão visitar todas as famílias de Serrinha. Ao longo de todo o mês de setembro lideranças estarão realizando a visita com o objetivo de conhecer o perfil de todos os católicos de Serrinha.
Todas as semanas estaremos divulgando aqui novidades sobre o Sínodo.
Receba bem os nossos pesquisadores e ajude a conhecer o rosto de nossa paróquia.


Mês da Bíblia 2013



O lema: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido” (Lc 15).

O Evangelho segundo Lucas sob o prisma do discipulado-missionário, conforme o enfoque do Projeto de Evangelização: O Brasil na missão Continental, é o tema do mês da Bíblia de 2013. O tema escolhido releva o Evangelho do Ano Litúrgico C, e os cinco aspectos fundamentais do processo do discipulado: o encontro com Jesus Cristo, a conversão, o seguimento, a comunhão fraterna e a missão propriamente dita. 
O lema indicado pela Comissão Bíblico-Catequética da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) é: “Alegrai-vos comigo, encontrei o que estava perdido” (Lc 15). 

O Subsídio (livreto)

O subsídio será dividido em quatro encontros e uma celebração final, com a finalidade de estudar estes textos em grupos (círculos bíblicos), nas pastorais ou por pessoas interessadas em acompanhar as atividades do mês de setembro, de uma forma especial, escutando e aprofundando a Palavra.

O primeiro encontro tratará sobre Lc 4,14-30, com a narrativa do início da missão pública de Jesus na Galileia. O relato é marcado pela presença de Jesus na sinagoga e tem como centro a proclamação do cumprimento do texto do profeta Isaías (Is 61,1-2), que descreve, de modo concreto, a missão do Messias e a salvação que é anunciada a todos. 

Os temas da vocação, missão e as exigências do discipulado serão abordados no segundo encontro. Este tema está em ressonância com a perspectiva do tema deste ano, que é o discipulado-missionário em Lucas e objetiva mostrar a radicalidade, na resposta dos chamados ao discipulado (Lc 5,11) e acentua o desprendimento que é uma atitude própria de todo discípulo, no seguimento de Jesus e, sobretudo no Evangelho Segundo Lucas. 
No terceiro encontro aprofundaremos sobre o papel das mulheres, no seguimento de Jesus.  
O último encontro tratará sobre os desafios e problemas no seguimento, priorizando Lc 15. 

Na celebração final percorreremos o caminho realizado durante os encontros e celebraremos com Lc 24,13-35. É um relato exclusivo de Lucas e descreve o caminho catequético-litúrgico, marcado pelo escutar e reler as Escrituras, à luz do Mistério Pascal de Jesus e o reavivar em nós a certeza de que é no partir o pão, que o encontro com o ressuscitado se faz sempre presente. É por meio desse encontro que somos chamados/as a anunciar a Alegre Notícia: Jesus ressuscitou e vive em nosso meio.  

Participe do mês da Bíblia em sua comunidade!

Parabéns Dom Ottorino!


Neste dia 08 de Setembro, nosso bispo está completando 40 anos de vida Sacerdotal. Foi em 1973 que ele foi ordenado para exercer o Ministério Sacerdotal. 
Para celebrar esta data em sua terra natal, Dom Ottorino está na Itália com alguns padres de nossa diocese e dois seminaristas.
Parabéns Dom Ottorino! Desejamos sinceramente que Deus continue encorajando o senhor na sua missão e te dando forças para continuar no pastoreio de nossa diocese.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Curso de Liturgia do Regional Nordeste III




Aconteceu no último final de semana (30 e 31/09 e 01/08) no Centro Arquidiocesano Papagaio em Feira de Santana o 10º Seminário de Liturgia realizado pela equipe da Dimensão Litúrgica do Regional Nordeste III com  o tema:  Cantar a liturgia: Avanços,desafios e perspectivas.  Cerca de 10 dioceses estiveram presentes no Seminário, inclusive a Diocese de Serrinha com as paróquias de Coité, Riachão, Pé de Serra , Bom Pastor e Catedral.

A Paróquia da Catedral  levou um grupo de 6 pessoas das comunidades de Ginásio e Colina da Santa.
O Seminário foi assessorado pelo Pe. Osmar Bezutte (Ex-assessor da Dimensão Litúrgica da CNBB) e teve como objetivo aprofundar o conhecimento e a vivência da Música Litúrgica a partir da Sacrosanctum Concilium.
Os participantes ouviram atentamente as orientações do Pe Osmar Bezute e participaram ativamente das discussões e oficinas realizadas. O assessor falou aos participantes que devemos cantar o Mistério Pascal na celebração e que o canto na liturgia deve brotar da bíblia, ou seja devemos cantar o Rito na liturgia.