sábado, 22 de dezembro de 2012

Um ano de Sacerdócio do Pe. Oldack



Na noite de segunda (17/12) o  Pe. Oldack celebrou um ano de padre com uma Missa em ação de graças na Catedral.  Durante a missa todos se emocionaram com as palavras do padre que agradeceu a Deus pelo seu sacerdócio e ao povo de Serrinha pela parceria e apoio ao longo deste primeiro ano.
Com um sorriso e alegria que é próprio dele, o Pe. Oldack celebrou junto com o Pe. Evandro, Seminaristas e Ministros esse momento  especial para bendizer a Deus pelo dom da sua vocação.
Ao final da celebração foram feitas várias homenagens por parte dos paroquianos, e de seus familiares que também se fizeram presentes. O Pe. Evandro também ressaltou a importância do trabalho do Pe. Oldack na paróquia e destacou o trabalho de conjunto que os mesmos vem realizando na paróquia.

Após a celebração os agentes de pastorais organizaram uma pequena confraternização para brindar a data.


Que Deus abençoe o sacerdócio deste nosso querido padre!

Diocese de Serrinha celebra 7 anos de Caminhada





A Diocese de Serrinha celebrou 7 anos de caminhada e  Missão com uma Missa celebrada na Catedral com a presença de todos os Padres da Diocese , Religiosas, Seminaristas e todo o Povo de Deus que esteve presente.
Em sua homilia, D. Otorino relembrou sua trajetória desde que foi chamado a ser bispo e quando chegou a nossa Diocese. No final da celebração, O Pe. Elias fez memória de todo o processo que envolveu a criação da diocese, ressaltando a enorme contribuição do Pe. Nicasio e do Arcebispo D. Itamar Vian. Nesta oportunidade, foram elencadas ainda as ações que a Diocese desenvolveu ao longo de 7 anos, tais como: Ordenou 10 Padres, ordenou um bispo, criou algumas pastorais, construiu a nova sede da Escola Casa do Menor, hoje chamada de Centro Educacional Casa do Menor, reformou e ampliou o Palácio Episcopal, Construiu a Nova Cúria Diocesana e o Seminário Sagrada Familia. Também foi criada as pastorais carcerárias, universitária e a Caritas Diocesana.
Logo após a celebração os padres e as Religiosas foram convidados a se dirigirem ao Centro Diocesano Santa Tereza para uma reunião e confraternização.
Em 7 anos a Diocese de Serrinha passou por dificuldades, mas com certeza tem muito mais para agradecer a Deus e celebrar.

Vamos continuar a caminhada!


sábado, 15 de dezembro de 2012



CONVITE

Nós da Comunidade de Murici convidamos você e sua comunidade para participar conosco do Tríduo em louvor a Sagrada Família que será realizado do dia 27 a 29 de dezembro  de 2012 às 19h30min e para a Missa festiva de encerramento 30 de dezembro de 2012  às 17h.
Desde já agradecemos a sua presença.

PROGRAMAÇÃO

Tema Central: Sagrada Família: Exemplo de Fé.

Dia: 27/12- quinta-feira 19h30min 
Tema: Pelo Batismo recebemos a missão de evangelizar.
Dia 28/12- sexta-feira 19h30min 
Tema: Os desígnios de Deus sobre o matrimonio e a família.
Dia 29/12- sábado  19h30min 
Tema: Juventude: Força da comunidade.
Dia 30/12- domingo  17h
Missa Festiva “Sagrada Família”

Mutirão de confissões



No próximo dia 18/12 a partir das 17:00 a Paróquia da Catedral realizará mais um mutirão de confissões. A iniciativa se dará por estarmos no tempo do Advento, período em que somos convidados a preparar os corações para a vinda do Senhor. Na oportunidade haverá diversos padres para auxiliar nas confissões.
“Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas.”(lucas3,4ª)

Diocese de Serrinha completará 7 anos

  
No próximo dia 18 de dezembro a Diocese de Serrinha estará comemorando 7 anos de criação. Na oportunidade será celebrada uma Missa em Ação de Graças as 8: 00 da manhã na Catedral com a presença do Bispo D. Otorino e padres da Diocese. Todos estão convidados!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Tríduo em louvor a Nossa Senhora de Guadalupe – Comunidade do Contorno


A Comunidade de Contorno tem imensa alegria de convidar a você e sua Comunidade para participar do Tríduo em louvor a sua Padroeira Nossa Senhora de Guadalupe, nos dias 09, 10 e 11 de Dezembro deste ano, às 19h30min.
 TEMA CENTRAL
Na Escola de Maria, aprenderemos a caminhar pela fé.

Primeira Noite: 09/12/2012
Tema: A Fé fundamenta a nossa esperança e nos leva a assumir compromisso com o reino de Deus. (Hb 11, 1-5)

Segunda Noite: 10/12/2012
Tema: A família cristã é a grande ferramenta de Deus na transmissão da fé e dos valores cristãos. (Js 24,15b)

Terceira Noite: 11/12/201
Tema: Com Maria aprenderemos a dar passos na fé e a confiar na realização das promessas de Deus. (Lc 1, 34-38)

Missa Festiva no dia 12/12/12 às 19h30min.

Em nome de Nossa Senhora de Guadalupe, a comunidade de Contorno agradece a sua participação.

Colaboração: Thiago Rodrigues

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

2º DOMINGO DO ADVENTO


O tempo do Advento  nos é apresentado como um tempo oportuno para preparar o nosso coração para que Deus se manifeste em sua plenitude na nossa vida e na vida da Santa Igreja. A vinda do Messias propicia a salvação de todo o gênero humano e nela se concretiza a manifestação definitiva de Deus. Jesus vem para nos mostrar como Ele foi constituído nosso Pai Celestial e vem nos dar uma prova cabal do seu amor para com toda a humanidade.
A Liturgia deste domingo gira toda ela em torno da Preparação para a Vinda do Senhor. Por isso todos nós somos chamados a crescer na altura de recebermos Deus. Mas neste nosso crescimento, a força que nos anima e nos envolve é o próprio fato de Deus se voltar para nós.
O Evangelho de hoje(cf. Lc 3,1-6) sublinha a volta do povo, oriundo do exílio da Babilônia. Um retorno festivo. Um retorno esperado. Um retorno aguardado e celebrado com grande festa pelo povo de Israel. Foi anunciado por Isaías o fim da escravidão do povo hebreu e o consequente retorno para a Terra Prometida.
Mas a libertação a que aduz a liturgia não é somente a libertação do povo enquanto nação é a nossa libertação do pecado e da morte. É a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da graça sobre o pecado, da partilha contra o orgulho. Para que possamos esperar e receber o Senhor que Vem é necessário nos abandonarmos na misericórdia incessante de Deus.

Fonte:http://www.portalum.com.br/index

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Tempo do Advento


O Tempo do Advento é o ponto de partida do Ano Litúrgico: a espera do Messias. Os fiéis se preparam pela conversão para a celebração dessa vinda: “Revestido de nossa fragilidade, ele veio a primeira vez… revestido de sua glória, ele virá uma segunda vez” (Prefácio do Advento I).

Quatro domingos

Como todos os anos, o espírito do Advento é marcado pelo tema do encontro com o Salvador, que veio inaugurar a perspectiva final de nossa História (1º dom.) Celebramos a esperança de sua primeira vinda (2º e 3º), até o despontar de sua presença, na gravidez de Maria, cheia de graça (4º dom.). Nesta meditação, a liturgia evoca a renovação da História pela obra de Deus, citando os nomes novos que receberá Jerusalém – (1º e 3º domingos) e a grandeza que se realizará na pequena cidade de Belém (4º dom). O Advento deste ano revela o cunho “prático” do 3º evangelista, sobretudo no 3º domingo, que diz concretamente em que consiste, para cada classe social, a conversão ao Senhor que vem.
O ano de Lucas      
O ano C é o ano de Lucas, evangelista da “manifestação da bondade de Deus e de seu amor pela humanidade”(cf. Tt 3,4), evangelista dos pobres e dos pecadores, dos pagãos e dos valores humanísticos, como também das mulheres, especialmente, de Nossa Senhora. Seu evangelho faz de Jesus não apenas o Messias (Mc), o Mestre (Mt), mas o Fiel, que nos serve de modelo em nossa caminhada, o homem de oração, de ternura humana, de convivência fraterna, mas também o profeta por excelência, o novo Elias, o porta-voz credenciado do Altíssimo. Assim, o ano C será o ano da práxis cristã segundo o modelo de Cristo.


Fonte: www.franciscanos.org.br

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Paroquia da Catedral realiza mais uma Assembleia


No ultimo final de semana (01 e 02/12) foi realizada na paróquia da Catedral a Assembleia Paroquial, no Centro de Espiritualidade Santa Tereza na nossa cidade,  contando com a presença de mais ou menos 80 pessoas entre eles animadores, coordenadores de pastorais e movimento e alguns membros de comunidade, no  intuito de planejar o ano de 2013, e priorizar algumas atividades  urgentes e necessária a serem desenvolvidas no ano seguinte.
A assembleia iniciou-se com um momento forte de espiritualidade, a oração de abertura foi conduzida por Pe. Oldack e equipe, onde os participantes partilhavam as coisas boas que aconteceram na paróquia no ano em curso, ao encerrar o momento celebrativo Pe. Evandro fez a acolhida a todos, seguida com uma dinâmica de apresentação. Dando continuidade ao momento prosseguiu expondo a síntese do plano pastoral distribuídos em dimensões: Bíblica, Catequética, Missionaria, Litúrgica e Sócio transformadora, onde foram  apresentadas as respostas dos questionários enviados as comunidades, após a discursão foram divididos  grupos para analises, e possíveis sugestões  de propostas.
Nesse momento os participantes da assembleia deram um intervalo, em seguida promoveu-se uma noite cultural com trocas de lembranças e muita descontração, os padres presentearam a todos com um livro do Papa intitulado A Porta da Fé.
No domingo (dia 02/12) deu-se inicio com a celebração eucarística dando abertura ao ano litúrgico com o 1º domingo do advento, os padres durante a celebração enfocaram a temática dando a devido importância ao momento litúrgico vivido.
Após o café da manhã irmã Simone fez a plenária das respostas debatidas no dia anterior, formaram-se os mesmos grupos e foram escolhas as prioridades para o ano de 2013, priorizando a evangelização das famílias, (além das prioridades decidida na Assembleia Diocesana) não ficando definido como seria por em pratica tal prioridade, deixando a decisão em comum acordo, a ser definido no Conselho Paroquial. Foram passadas algumas informações de datas e eventos importantes que ocorrerá no próximo ano como, a chegada e a volta da cruz de Bom Jesus da lapa, formação sobre do ano da fé, o Dia Nacional da Juventude, a Jornada Mundial da juventude dentre outros assuntos.
Iniciou-se a parte da tarde com fotos em slides preparados pela PASCOM, mostrando a caminhada paroquial do ano 2012, em seguida Carina (pastoral familiar) apresentou a proposta do centro social cristã, e seus benefícios para pessoas mais carentes, cinco pessoas saíram de lá dispostos a ingressarem nesse novo projeto.
Pe Oldack direcionou o momento de fechar os calendários das pastorais, havendo alterações sempre que necessário, os padres fizeram as considerações finais convidando a todos a participarem da Oração Final.
Que o Espirito Santo, possa impulsionar a cada dos presentes na Assembleia  dando-lhes forças para em conjuntos realizarem o que foi planejado, esperando sempre que o ano de 2013 estejamos mais revigorados com presença de Deus em nossas vidas.





Fabrica de Velas do Seminário Sagrada Família

Seminarista Robson Batista

 Em entrevista a Equipe Pascom, o Seminarista Robson Batista contou sobre a fábrica de velas que o Seminário mantém.

PASCOM: Como começou o projeto da fábrica de velas?
Robson: Por iniciativa do Pe. Oldack que no tempo de Seminarista começou com fabricação própria, mas hoje somos nós que mantemos.
Pascom: E hoje como funciona a fabricação de velas?
Robson: A fábrica funciona no próprio Seminário,  que tem como objetivo obter lucro para despesas dos Seminaristas. Hoje vendemos para várias paróquias e até dioceses.
Pascom: Quem participa da fabricação?
Robson: Eu sou o coordenador juntamente com os 11 seminaristas de nosso Seminário.
Pascom: Que tipo de velas são fabricadas?
Robson: Todo tipo de vela, desde aquelas para eventos quanto a velas para Igrejas principalmente, inclusive velas perfumadas. Também fabricamos Círio pascal e velas para Coroa do Advento.
Pascom: Como adquirir?
Robson: Quem tiver interesse pode encomendar no próprio Seminário entrando em contato conosco ou fazer o pedido nas paróquias.