quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Assembleia da Paróquia da Catedral


A Paróquia da Catedral se prepara para realizar mais uma Assembleia Paroquial. Será nos dias 01 e 02 de Dezembro no Centro Santa Tereza. Esta,  será coordenada pelos Padres Evandro e Oldack e terá como objetivo traças metas e ações para o ano de 2013.
Desde já pedimos orações para que o Espirito Santo ilumine e conduza este grande momento de nossa Paróquia.


Fonte: Diocese de Serrinha

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Catedral Celebra Primeira Eucaristia


Na noite de domingo (25/11), a paróquia da Catedral celebrou a 1ª Eucaristia de crianças e adolescentes das Comunidades da Sede. A celebração que foi presidida pelos padres Oldack e Evandro, contou com uma numerosa presença de pais, catequistas e familiares das crianças e adolescentes.
Depois de terem se confessado na ultima sexta-feira(23/11), os catequizandos estavam ansiosos para o grande momento que seria receber pela primeira vez o corpo e sangue de Cristo. Após o momento da comunhão o padre Evandro convidou a todos a agradecer a Deus por aquele momento especial.A
Ao fin
Ao final da Celebração O padre Oldack parabenizou as crianças e pediu que todos reconhecessem e agradecessem o trabalho dos catequistas.

 Rezemos para que estas crianças continuem sua caminhada de fé.
Segue algumas fotos por comunidade:



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Festa de Cristo Rei


Acontece de 21 a 23/11 na Catedral  as 19:30, o Tríduo em louvor a Cristo Rei do Universo. Apesar de está  sendo preparado pelo Movimento do Apostolado da Oração, as celebrações serão conduzidas pelos Movimentos da RCC, Legião de Maria, Terço dos Homens, Mãe Rainha e Movimento Sacerdotal Mariano. Todas as comunidades, Grupos Pastorais e Movimentos são convidados a participar.

Vamos todos louvar a Cristo Rei do Universo!

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Crianças e adolescentes se preparam para realizarem a Primeira Eucaristia



Na tarde de ontem (terça-feira 20/11) catequistas das comunidades reuniram crianças e adolescentes  na igreja da catedral para realizarem mutirão de confissão, em virtude da Premira Eucaristia que se realizará no próximo domingo (25/11) as 20:00hs, as confissões foram realizadas pelos padres Evandro e Oldack.

Esse momento se torna de fundamental importância, para cada criança e adolescente, que pela primeira vez deseja receber Cristo na eucaristia. Sentir-se perdoando por Deus e receber a eucaristia é o primeiro passo para começar sua iniciação cristã fundamentada na fé e nos princípios da nossa Santa amada igreja.












terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia da Consciência Negra


Muito se discute nos dias atuais o lugar do Negro na sociedade, desde 2003 esta discussão tem ganhado espaço em virtude da lei  10.639, de 9 de janeiro que  instituiu o 20 de novembro  como a data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma Lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas públicas e particulares.
Sabemos que o preconceito existe, e é inevitável não nos questionarmos, Será que há o que se comemorar? Essa é uma questão que vale uma reflexão. Se não há o que se comemorar há o que se rememorar e dizer que a luta dos negros por condições dignas de existência deve continuar no Brasil por muitos e muitos anos e essa data serve como um símbolo para que reflitamos sobre a questão senão todos os dias, pelo menos no  20 de novembro.
Pensando em toda essa problemática a igreja trabalha com a Pastoral Afro-brasileira que  surge como consequência de um longo processo de conscientização e militância de gerações de negros e negras, que assumem viver sua fé e a negritude. Na Igreja do Brasil, surge como consequência de longo processo pós conciliar de conscientização e militância de gerações de negros no interior da Igreja.
A preocupação com o povo Negro Católico brasileiro, é algo que vem de longa data, especialmente a partir das conclusões do Concílio Vaticano II, que apresentou a imagem de Igreja Povo de Deus, seguidas pelos Documentos Latino- Americanos (Medellin, Puebla, Santo Domingo) e os pronunciamentos do Papa João Paulo II. Ressaltam eles, a opção preferencial da Igreja pelos pobres, considerados em sua condição de excluídos de cidadania plena e na importância de seus valores culturais e religiosos, no processo de renovação e enculturação da ação evangelizadora da Igreja no Brasil.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Conselho Pastoral Paroquial




A Paróquia da Catedral reuniu neste domingo (18/11) todos os animadores da cidade e da Zona Rural, Coordenadores de Pastoral e Movimentos e  Irmãs de São José , em mais uma Reunião do Conselho Paroquial.  O encontro que acontece a cada dois meses no Salão da cúria Diocesana, foi mais uma oportunidade de Formação, informação e planejamento dos trabalhos paroquiais. Na oportunidade, o Pe. Oldack dirigiu  a todos uma palestra sobre o Concilio Vaticano II, destacando seus principais aspectos e refletindo sobre o impacto do Concilio na Vida da Igreja, e de forma especial na liturgia. Após a palestra, o Pe. Evandro passou diversos informes aos presentes, bem como deu orientações sobre a Assembleia Paroquial. O Conselho foi encerrado as 16h com a entrega de material para Coleta do Advento e distribuição de Jornais.
Todos mais uma vez saíram da reunião conscientes de que “O Conselho de Pastoral Paroquial é uma oportunidade de vivenciar na prática a chamada Igreja-Participação e Comunhão”.




Missa de Profissão Religiosa

No último sábado foi realizada na Catedral de Santana os  primeiros votos  da profissão religiosa de Maria Ozélia. A celebração eucarística  foi presidida por Pe. Evandro com a presença dos padres Alexandre, Ademir e Geraldo de Contagem (Minas Gerais.)
O evangelho foi proclamado por Pe Alexandre, logo em seguida a jovem fez o pedido de sua consagração. Pe. Evandro prosseguiu com a homilia fazendo uma breve reflexão sobre as leituras, nos alertando a estarmos sempre vigilantes para que a vinda de Cristo não nos surpreenda, vivendo a fé esperança e caridade, com uma vida fundamentada na igreja.
Dando seguimento, a homilia foi direcionada a Profissão Religiosa. Acrescentou dizendo que contemplar a vida religiosa é um gesto sublime de viver a palavra de Deus e ressaltou afirmando que Deus tem um plano para cada um de nós. Resumiu o instante vivido em dois momentos: primeiro a consagração com os votos de pobreza castidade e obediência. E o segundo as regras de vida que terá de agora em diante, finalizou pedido que rezemos por Ozelia e as Irmãs Operarias que a cada dia possam continuar a tecer os sonhos de Deus.
A celebração deu continuidade com o momento  da consagração e a entrega dos elementos que caracterizam a vida e o carisma vivido palas irmãs Operarias da Santa Casa de Nazaré. Ao final da santa missa foram feitas homenagem e agradecimentos.
Que Deus lhe de forças para viver sua vocação, lembrando-se sempre que...

“É preciso subir a Deus, não a um Deus que está nas nuvens, mas um Deus que vive no meio do povo, que se interessa pelo povo”.
                                              (Santo Arcângelo Tadini)






  

Pastoral do Dízimo em Ação


Na manhã de sábado (17/11) o Coordenador Lucas Maciel, reuniu os coordenadores do dízimo das comunidades (rural e urbana) e tesoureiros para avaliar a caminhada de 2012. Na oportunidade, também foi feito o calendário para 2013 e foram distribuídas as camisas para a pastoral.

sábado, 17 de novembro de 2012

Jovem serrinhense se prepara para seus Primeiros Votos

“Eu me entrego senhor em tuas mãos”.

No desejo dessa entrega, Maria Ozélia fará seus primeiros votos. Para entendermos um pouco e compartilhar essa alegria, conversamos com ela para saber as expectativas e os sentimentos que o acompanham as vésperas desse momento tão especial não só vivido por ela, mais também por toda congregação que a acolhe como filha. Com muita tranquilidade, alegria e descontração ela nos recebeu na casa de sua mãe e gentilmente respondeu nossas perguntas.

PASCOM: Como foi sua trajetória vocacional?
Ozélia: Até os 22 anos era uma jovem tranquila que pensava em casar formar uma família, sempre fui católica participante de comunidade, primeira Oseias depois Ivete, inclusive fui uma das que ajudaram a formar essa comunidade, tinha uma vida normal como toda jovem cristã, foi a partir de uma missão que realizei com a pastoral da juventude que comecei a perceber como me sentia bem realizado aquele trabalho, estar no meio do povo era motivo de alegria, resolvi participar de encontros vocacionais e fui orientada pelas irmãs Jane e Maura da congregação das irmãs São José, conheci um pouco a realidade da vida religiosa, gostei, mais não tinha me encontrado naquele estilo de vida, então conheci as Irmãs recém-chegada à diocese, dali em diante elas me proporcionaram uma experiência mais profunda com Deus, resolvi que era ali meu lugar e aqui estou fazendo a vontade do senhor.
PASCOM: Você alguma vez sentiu vontade de desistir?
Ozélia: O processo formativo se dá por meios de dificuldades, mais ao mesmo tempo nos abrem caminho para tecermos relação que ajudam a nos conhecer. Dificuldades todas nós passamos, dúvidas sempre surgem ao longo do caminho, porem não me via fora de uma vida comunitária, não encontrava resposta para uma vida distante daquela realidade que eu vivia a cada dia me certificava que o sentido para tudo isso era viver no meio do povo e me deixar ser levada pelos sinais que Deus realizava em minha vida a cada dia.
PASCOM: Quais os sentimentos presente em você às vésperas da sua primeira Profissão?
Ozélia: Muito feliz tranquila e segura, uma sensação de ter realizado a escolha certa, o carinho das pessoas amigas, e o acolhimento de cada um que fez parte da minha história me trouxeram muita paz e me deram ainda mais confiança, o apoio da congregação foi essencial, acredito que será um dia marcado para nossa diocese. As expectativas são as melhores possíveis estamos esperando cerca de 80 pessoas entre freiras e amigos da congregação, a liturgia foi muito bem preparada, o apoio da paróquia com seus padres por meio da atenção prestada ao evento, os convites feito às comunidades. Em fim tudo se encaminha para ser um grande acontecimento celebrativo.
PASCOM: Em meio à entrevista observava o quanto os olhos da sua mãe brilhavam quando falava, muitas vezes havia interferência e de uma forma muita positiva, atenta e demonstrava muita alegria pelo acontecimento pedi que falasse um pouco desse momento...
MÃE: desde pequena ela foi muito religiosa, uma jovem simples sem muitas vaidades, mais como toda mãe esperava vê-la formar uma família, porem quando ela resolva seguir esse caminho deixei que decidisse, nunca interferi, as portas da minha casa estavam sempre aberta e eu para apoia-la em qualquer decisão, hoje estou aqui feliz, minha família está muito emocionada, é a primeira religiosa na família a comunidade desde que ela chegou está em festa. Resta-nos agradecer a Deus por tão grande alegria.




quinta-feira, 15 de novembro de 2012

A Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré está em festa

A Congregação das Irmãs Operárias da Santa Casa de Nazaré está em festa. No próximo sábado dia (17/11) acontecerá à primeira profissão religiosa de uma jovem de nossa paroquia. Para sabermos mais como estão os preparativos para essa celebração, conversamos com irmã Sabina membra dessa congregação e residente aqui em Serrinha.
.
PASCOM: Irmã, como a congregação se sente em está celebrando os primeiros votos de uma jovem  da nossa diocese, já que a mesma foi uma das primeiras vocacionadas desde quando fundou-se a congregação aqui em Serrinha, quais as expectativas para essa grande festa?

Irmã Sabina: A nossa alegria é muito grande, já que, o trabalho é muito difícil, após cinco anos de caminhada é uma graça de Deus realizar esse momento, é hora de agradecer ao senhor por mais esse acontecimento, que a vocação dela seja exemplo e incentivo para todas as jovens serrinhenses.
A nossa expectativa são as melhores possíveis, está tudo muito bem preparado, a missão realizada nas comunidades de Oseias e Ivete foi muito bonita, uma prévia para essa grande festa, a liturgia, a acolhida das pessoas que virão o apoio das comunidades da qual ela fez parte, em fim, tudo esta caminhando para se tornar uma grande e significante celebração.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Comunidade de Oseias e Ivete em missão

No último final de semana (10 e 11/11) a comunidade de Oseias e Ivete estavam em missão em preparação aos primeiros votos de Maria Ozélia , uma  jovem  que ha cinco anos resolveu servir ao senhor, se tornando religiosa pela congregação das irmãs operárias. As duas comunidades se alegraram em  recebe-la de volta para festejar e dá inicio a uma nova etapa de sua vida, pois foi dentro dessas comunidades que nasceu sua vocação. A missa foi celebrada pelo Pe. Oldack, houve a  bênção do habito o que simboliza  a sua entrada na vida religiosa.
Lembramos que a celebração dos primeiros votos ocorrerá no próximo sábado (17/11) A partir das 19h30min na Catedral de Santana.
Vamos juntos celebrar e bem dizer ao senhor por tão grande maravilha, pois “a messe é grande e poucos são os operários”. 












terça-feira, 13 de novembro de 2012

Noite de festa e de alegria na catedral neste sábado, (10/11) um dia significativo para aqueles que querem de fato viver o sacramento da confirmação, Aproveitando  a oportunidade  conversamos com uma crismada e uma catequista para saber como foi vivido esse momento tão especial.  Vejam a seguir.


Conversamos primeiro com Elaine, catequista da comunidade de Oseias.

Dificuldades enfrentadas: Houve muitas, mais coloquei Deus sempre em 1º lugar, ele me ajudou a superar os obstáculos.
1ª turma como catequista de crisma: Foi uma experiência boa e marcante, junto com Milena  começamos com 15 jovens e fizeram a crisma 8, porem os que fizeram são atuantes na comunidade.
Como se sente: Feliz e realizada, por vencer mais uma etapa e por contribuir na formação cristã desses jovens.

Em seguida com Risoneide, crismada da comunidade do Ginásio

Como se sente depois de crismada?  
Uma alegria imensa, depois  de dois anos de caminhada e preparação me senti preparada, faltei apenas duas vezes. Foi uma experiência maravilhosa, um sentimento inexplicável, nada se campara ao que senti naquele momento.
Compromisso: pretendo continuar participando da comunidade.